Buscar

Avaliação - Projetos de Lei e Atualidades de Direito Processual Civil, no Brasil

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As recentes reformas da legislação processual civil têm prestigiado a força dos precedentes judiciais na solução dos litígios, característica da doutrina dos precedentes vinculantes, influente nos países que adotam o sistema da common law. Sobre o tema, de acordo com o que prevê o Código de Processo Civil, é CORRETO afirmar:
Escolha uma:
a. Os órgãos fracionários dos tribunais submeterão ao plenário, ou ao órgão especial, a arguição de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, mesmo quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão. 
b. O reexame necessário é obrigatório ainda quando a sentença estiver fundada em jurisprudência do plenário do Supremo Tribunal Federal ou em súmula deste Tribunal ou do tribunal superior competente. 
c. Não haverá repercussão geral na questão constitucional versada pelo recurso extraordinário sempre que este impugnar decisão contrária à súmula ou jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal. 
d. O juiz não receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal. 
e. O relator poderá, monocraticamente, dar provimento ao recurso se a decisão recorrida estiver em manifesto confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal estadual. 
Feedback
A resposta correta é: O juiz não receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Súmula Vinculante n.º 10, determina que: “Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de Tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte”. Neste panorama é correto afirmar:
Escolha uma:
a. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais exercem mero papel persuasivo. 
b. A Súmula Vinculante n.º 10 tem efeito vinculante e obrigatório sobre todos os demais órgãos do Judiciário, não vinculando a Administração Pública e o Poder Legislativo. 
c. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais são vinculantes para o próprio STF. 
d. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais são vinculantes na área de sua competência. 
e. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais são vinculantes na área de sua competência. 
Feedback
A resposta correta é: As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais são vinculantes na área de sua competência..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil, os efeitos das decisões do Supremo Tribunal Federal já tem sido estendidos por interpretação dos artigos 102, § 2.º e artigo 103-A da Constituição da República. Por isso é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Sendo o Estado brasileiro um Estado de Direito, cuja Constituição atribui a órgãos específicos a função de zelar por ela e uniformizar sua jurisprudência - atribuindo função idêntica de uniformização com relação à matéria infraconstitucional a órgão próprio – deve-se negar a força vinculante as suas decisões sob pena de inverter a ordem natural das coisas. 
b. O efeito vinculante das decisões necessita positivação expressa. 
c. A vinculação das decisões, especialmente das Cortes Extraordinárias, é princípio emanante da própria estabilidade exigida pelo Estado de Direito. 
d. os juízes no Estado constitucional devem ser livres para decidir conforme o seu convencimento. Basta que haja fundamentação expressa do juiz, não sendo necessária a observância do que foi julgado por outros magistrados por força do princípio do juiz natural. 
e. O efeito vinculante das decisões judiciais é decorrente da nova legislação. 
Feedback
A resposta correta é: A vinculação das decisões, especialmente das Cortes Extraordinárias, é princípio emanante da própria estabilidade exigida pelo Estado de Direito..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Estado brasileiro adotou a opção de estruturar-se por meio de um Estado Constitucional, ou melhor, um Estado Democrático de Direito Constitucional. Nesta medida, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Os cargos dos Tribunais Estaduais, do Distrito Federal e dos Territórios e dos Tribunais Regionais Federais e são ocupados por meio de votação direta. 
b. Em um Estado Democrático de Direito, o sistema jurídico deve ser composto por regras editadas democraticamente pelo Poder Legislativo, sem interferência do Poder Judiciário. 
c. Os cargos dos magistrados e ministros são ocupados mediante concurso público de provas e títulos. 
d. A base do Poder Judiciário não guarda características eminentemente políticas e democráticas. Cumprindo suprir conferir pela participação das partes o caráter democrático constitucional. 
e. No Brasil, é a Constituição que define a regra de estruturação dos poderes, sempre norteados pelos princípios e direitos que erigiu como fundamentos de sua criação, não permitindo ao judiciário interferir nas leis editadas pelo Poder Legislativo, cumprindo a ele aplica-las. 
Feedback
A resposta correta é: A base do Poder Judiciário não guarda características eminentemente políticas e democráticas. Cumprindo suprir conferir pela participação das partes o caráter democrático constitucional..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“O princípio da segurança jurídica ajuda a promover os valores supremos da sociedade, influindo não só na edição das leis e dos atos administrativos, como no próprio alcance das decisões judiciais” (CARRAZZA, Roque Antônio. Segurança jurídica e eficácia temporal das alterações jurisprudenciais: competência dos tribunais superiores para fixá-la – questões conexas. In: FERRAZ JR., Tércio Sampaio. CARRAZZA, Roque Antônio. NERY JÚNIOR, Nelson. Efeitos ex nunc e as decisões do STJ. 2. Ed. São Paulo: Manole, 2009. p. 35-74). Diante da leitura desta afirmação se pode concluir que:
Escolha uma:
a. A justiça somente poderá ser alcançada através da observância da lei, sendo desnecessária qualquer atuação interpretativa do direito pelos tribunais, ficando esta atividade restrita aos casos em que haja lacuna na lei. 
b. O princípio da segurança jurídica é garantido pelo texto constitucional, porém interpretação está restrita ao respeito à coisa julgada, ao direito adquirido e ao ato jurídico perfeito. 
c. A lei ordinária e a lei complementar exigida pela Constituição devem ser suficientes para exprimir os valores constitucionais do Estado. 
d. São as decisões judiciais, em última análise, que aplicam definitivamente o Direito, imprimindo-lhe certeza e previsibilidade. 
e. O novo código de processo civil adota um sistema de precedentes idêntico àquele aplicado nos Estados Unidos da América. 
Feedback
A resposta correta é: São as decisões judiciais, em última análise, que aplicam definitivamente o Direito, imprimindo-lhe certeza e previsibilidade..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as competências recursais dos tribunais superiores e os sucedâneos recursais analise as assertivas a seguir e assinale a única alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. A natureza constitucional do mandado de segurança autoriza a sua impetração contra ato administrativo objeto de recurso dotado de efeito suspensivo, independente de caução. 
b. De acordo com jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça, o destrancamento de recurso especial retido somente pode ocorrer mediante o ajuizamento de ação cautelar perante o próprio STJ. 
c. Ainda que haja remédio processual específico, é cabível o mandado de segurança para atacar decisão judicial ilegal e teratológica. 
d. De acordo com os precedentes do Supremo Tribunal Federal, o mandado de segurança impetrado contra deliberação do Conselho Nacional de Justiça que não tenhaalterado ato administrativo de Tribunal Estadual, não está inserido na competência originário do próprio STF. 
e. Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar mandado de segurança impetrado contra decisão monocrática de membro de Tribunal de Justiça, dotada de teratologia e violação à legislação infraconstitucional. 
Feedback
A resposta correta é: De acordo com os precedentes do Supremo Tribunal Federal, o mandado de segurança impetrado contra deliberação do Conselho Nacional de Justiça que não tenha alterado ato administrativo de Tribunal Estadual, não está inserido na competência originário do próprio STF..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No âmbito do processo civil, os princípios informativos são regra predominantemente técnicas, desligados de maior conotação ideológica, sendo, por esta razão, quase sempre universais. Já os denominados princípios fundamentais do processo são diretrizes nitidamente inspiradas por características políticas, trazendo carga ideológica significativa, portanto, válidos para os sistemas ideologicamente afeiçoados aos princípios fundamentais que eles dias correspondente. Alvim Arruda. Manual do Direito processual Civil. v. 1, 9ª ed. São Paulo: RT, p. 23 (com adaptações). A respeito do assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. os princípios fundamentais não podem ser antagônicos entre si. 
b. princípios informativos e princípios fundamentais são ideologicamente iguais, não havendo distensão na sua aplicação. 
c. os princípios fundamentais prescindem de demonstração maior, sendo assim considerados axiomas universais. 
d. Segundo princípio jurídico, o processo tem de submeter-se a um ordenamento jurídico preexistente, entretanto, se estes se alterarem quando estiver em curso o processo, os atos processuais até então realizados devem ser respeitados. 
e. os princípios da oralidade e da publicidade dos atos processuais constituem espécie do gênero princípios informativos. 
Feedback
A resposta correta é: Segundo princípio jurídico, o processo tem de submeter-se a um ordenamento jurídico preexistente, entretanto, se estes se alterarem quando estiver em curso o processo, os atos processuais até então realizados devem ser respeitados..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Tornou-se corrente em nosso sistema jurídico que haja decisões diversas para inúmeros casos assemelhados, seguindo o velho ditado de para “cada cabeça uma sentença”. Diante desta realidade o novo Código de Processo Civil criou os seguintes institutos:
Escolha uma:
a. A observância aos precedentes judicias, o incidente de julgamento de demandas repetitivas e a assunção de competência. 
b. As súmulas vinculantes e a assunção de competência. 
c. incidente de desconsideração da personalidade jurídica e o incidente de julgamento de demandas repetitivas 
d. O rito de julgamento de recursos repetitivos e as súmulas vinculantes. 
e. A observância às súmulas vinculantes e observância aos precedentes. 
Feedback
A resposta correta é: A observância aos precedentes judicias, o incidente de julgamento de demandas repetitivas e a assunção de competência..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Embora o ordenamento jurídico nacional identifique-se com o sistema da Civil Law (ou românico- germânico), segundo o qual os precedentes judiciais oriundos dos seus Tribunais Superiores possuem força apenas persuasiva, e não vinculante, no atual sistema legal, depreende-se, especialmente nos últimos anos, a paulatina e crescente introdução, no sistema processual civil brasileiro, de mecanismos destinados a, a um só tempo, conferir mais racionalidade e celeridade à entrega da prestação jurisdicional e a promover a unidade da interpretação do direito. Sob tal ótica, pode-se afirmar que ao orientar a ação de seu contencioso tributário, com vistas a dar efetividade ao novo instituto, a Administração Pública vem buscando atingir, de forma mediata, aos seguintes objetivos, exceto:
Escolha uma:
a. desoneração da sociedade em relação aos custos envolvidos quando o Estado está em juízo, pois, afastando-se da condição de uma dos maiores litigantes do país, atinge, de forma reflexa, a própria sociedade, que deixará de arcar com os altos gastos que necessariamente são despendidos quando o Estado vai a juízo. 
b. sendo a Administração Pública uma das maiores litigantes do país, responsável por parcela significativa do número de demandas repetitivas que abarrotam o Poder Judiciário, percebe-se que a atitude cooperativa de sua parte assume papel realmente decisivo na consecução dessas finalidades e, consequentemente, na obtenção da efetividade do novel instituto. 
c. estímulo ao pensamento crítico dos Procuradores que integram os quadros da PGFN, ao deixar de apresentar recursos sobre teses já resolvidas pelo STF/STJ, passando-se a concentrar os esforços em demandas que tratem de teses jurídicas ainda em real disputa no Poder Judiciário. 
d. respeito ao cidadão brasileiro, dando ensejo a que o jurisdicionado alcance com maior celeridade a prestação jurisdicional solicitada ao Poder Judiciário, contribuindo, assim, para que seja reduzido o tempo do processo. 
e. alinhamento aos novos rumos tomados pela ordem jurídica brasileira, e aos escopos declaradamente pretendidos pelo “II Pacto Republicano”, dentre os quais se inclui “o aprimoramento da prestação jurisdicional, mormente pela efetividade do princípio constitucional da razoável duração do processo e pela prevenção de conflitos". 
Feedback
A resposta correta é: estímulo ao pensamento crítico dos Procuradores que integram os quadros da PGFN, ao deixar de apresentar recursos sobre teses já resolvidas pelo STF/STJ, passando-se a concentrar os esforços em demandas que tratem de teses jurídicas ainda em real disputa no Poder Judiciário..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A importância dos precedentes judiciais está cada vez maior no sistema jurídico brasileiro. Especialmente diante da vagueza semântica, decorrente inclusive da crescente utilização de conceitos abertos, como cláusulas gerais e conceitos jurídicos indeterminados, o papel do Judiciário se torna central na definição do direito vigente, na medida em que estreita a moldura legislativa e informa à sociedade quais as normas podem ser extraídas do ordenamento jurídico em vigor. Atentos à atividade anencéfala desempenhada pelas Cortes Superiores, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. a fim de evitar que recursos que versem sobre tema já definido em repercussão geral e sob a sistemática do julgamento de demandas repetitivas perante o Supremo Tribunal Federal continuem sendo encaminhados para apreciação da Corte Suprema, vige perante o STF o entendimento de que contra a decisão que inadmite recurso extraordinário, por já ter sido o tema apreciado em repercussão geral, não é cabível a interposição de agravo para o STF, mas sim agravo interno a ser apreciado pelo próprio tribunal de origem. 
b. a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, diante da importância da apreciação de controvérsias sob a sistemática do julgamento por amostragem de recursos repetitivos, permite a ampla participação de amicus curiae, inclusive com direito à sustentação oral. 
c. submetida certa controvérsia à sistemática do julgamento por amostragem de recursos especiais repetitivos, pode a parte desistir do seu recurso, situação em que o Superior Tribunal de Justiça terá de escolher novo recurso para tal fim. 
d. submetida determinada controvérsia à sistemática do julgamento de recursos repetitivos, todos os processos que versam sobre o tema serão automaticamente sobrestados, sendo vedado, em regra, ser proferida sentença ou acórdão antes da conclusão do julgamento do recurso representativo pela Corte Superior. 
e. julgado certo tema sob a sistemática do julgamento de recursos repetitivos pelo Superior Tribunal de Justiça, devem os demais órgãos do Poder Judiciário, à exceção do Supremo Tribunal Federal, acatar a conclusão da Corte Superior e conferir idêntica solução aosdemais casos que versem sobre a mesma controvérsia. 
Feedback
A resposta correta é: a fim de evitar que recursos que versem sobre tema já definido em repercussão geral e sob a sistemática do julgamento de demandas repetitivas perante o Supremo Tribunal Federal continuem sendo encaminhados para apreciação da Corte Suprema, vige perante o STF o entendimento de que contra a decisão que inadmite recurso extraordinário, por já ter sido o tema apreciado em repercussão geral, não é cabível a interposição de agravo para o STF, mas sim agravo interno a ser apreciado pelo próprio tribunal de origem..

Continue navegando