Buscar

A dissertação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PORTUGUÊS 
 
REDAÇÃO – A DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA 
 
A todo instante nos deparamos com situações que exigem a exposição de ideias, argumentos e pontos de vista; muitas vezes, precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto. 
Em muitas situações, somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar. 
Mas, o que é dissertar? 
Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento, devemos discutir, argumentar e defender o que pensamos por meio da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e apresentação de provas. 
A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua (norma culta), desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento sobre o tema que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto. 
A atividade dissertativa desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade. 
 
· Passos para escrever o texto dissertativo: 
 
O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar. Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto. Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. 
· Introdução: (Um parágrafo). Deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas. 
Neste momento, pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão. 
· Desenvolvimento: (No mínimo dois e no máximo quatro parágrafos). É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas, desenroladas e avaliadas progressivamente. 
Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal. 
· Conclusão: (Um parágrafo). É o momento final do texto. Deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito, expondo uma avaliação final do assunto discutido. Se o tema em questão for uma problemática, devemos apresentar uma possível solução para ela. 
Cada uma dessas partes se relaciona umas com as outras, seja preparando-as ou retomandoas, portanto, não são isoladas. 
 
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS: 
 
A estratégia argumentativa é um tipo de recurso que deve ser utilizado para desenvolver os argumentos. Pode ser um exemplo, um dado estatístico, uma pesquisa, um fato comprovado, uma citação ou depoimento de especialista. Pode ser até mesmo uma alusão histórica ou uma notícia de jornal ou revista. 
Por mais que essas dicas sejam importantes, não há como fazer milagres. Se você não tiver domínio sobre o conteúdo, muita bagagem e leitura diária os argumentos vão ser frágeis. 
 
 
QUALIDADES DE UM TEXTO: 
 
Além da coesão (ligação harmoniosa entre todas as partes de um texto) e da coerência (escrever com lógica, com sentido; não entrar em contradição) existem outras características essenciais para o sucesso de um texto. São elas: 
· Concisão: Ser conciso significa não abusar das palavras para expressar uma ideia. Dentro do texto é recomendável ir direto ao assunto e eliminar tudo o que for desnecessário e inútil (não ser prolixo, ou seja, não “ficar enrolando”). 
· Clareza: Consiste na expressão de ideias de forma que estas possam ser compreendidas com maior rapidez pelo leitor. Ser claro significa ser coerente, não gerando dúvidas no leitor. 
· Correção: Em um texto é preciso utilizar a norma culta para exprimir suas ideias e pensamentos. Ou seja, obedeça aos princípios estabelecidos pela gramática. Lembre-se sempre de manter-se informado sobre as regras que regem o uso da língua e a estrutura dos textos. Se não se lembrar de como uma palavra é escrita, a substitua por um sinônimo. 
· Elegância: Um texto “elegante” é aquele escrito com letra legível, sem erros, sem rasuras, ou seja, é um texto bem apresentável. 
 
CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO DISSERTATIVA: 
 
· O título é obrigatório. Deve ser curto, centralizado na linha, criativo e diferente do tema proposto. 
Não pode ser destacado. (Obs.: Após o título, pula-se uma linha para iniciar a redação). 
· A dissertação deve ter de 25 a 30 linhas, ser escrita com letra legível e de tamanho mediano. 
· Não se deve usar a primeira pessoa do singular (“eu”) ou expressões que se refiram a essa pessoa, tais como: “Na minha opinião”, “sob meu ponto de vista”. Em vez disso, usa-se os verbos conjugados na primeira pessoa do plural (Ex.: “acreditamos”, “verificamos”, “concluímos”) ou verbos conjugados de modo impessoal (Ex.: “pode-se notar”, “verifica-se que”, “foi comprovado que”). 
· A linguagem utilizada deve ser a culta, conforme as normas gramaticais. Por isso, não se admite gírias e palavras informais. 
· Cuidado com ideias redundantes e com a repetição de palavras, pois isso “empobrece” o seu texto. 
 
· Exemplo de dissertação: 
 
As consequências do desemprego 
 
As principais consequências do desemprego no Brasil se agravam a cada dia, principalmente nos grandes centros urbanos, onde se pode observar o número excessivo de pessoas que vive na mais completa miséria, a expansão de favelas nesses grandes centros e o aumento da criminalidade. 
Movidas pela ideia de que, nos grandes centros, o ser humano conta com melhores condições para a sua subsistência, populações inteiras imigram do interior. O sonho termina logo que essas pessoas chegam e começam a procurar emprego. São inúmeros os problemas com os quais se deparam e a resposta é sempre a mesma: "Não há vaga", ou ainda "A vaga já foi preenchida". 
Sem terem para onde ir, essas pessoas acabam se alojando em favelas, aumentando-as em sua extensão territorial, ou formam outras que crescem do mesmo modo, vivendo de maneira degradante. A luta agora é outra: com a fome, a total miséria. O pouco que conseguem mal dá para a sua sobrevivência e a de suas crianças. Isso tudo explica a existência de tantos meninos que tentam vender balas, chocolates e outras pequenas mercadorias aos motoristas que param à espera do sinal abrir. Junto com a miséria e a fome, surgem doenças, muitas vezes sem a possibilidade da cura, pois se conseguem atendimento médico gratuito, não têm como comprar os remédios. 
Diante de todos esses problemas, pode-se acrescentar mais um: o da criminalidade. Bastaria citar a grave situação desencadeada nas favelas entre os denominados traficantes que lá se instalam e os policiais. Todavia, esse é apenas um dos mais graves exemplos. Além da conotação que se tem com relação a quem mora em uma favela, a de bandido, há ainda o forte impulso da miséria que, com o desemprego, faz com que muitos acabem roubando aqui e acolá, de pequenos a grandes roubos, de um simples furto a assaltos a mão armada, provocando a morte de inocentes. 
Portanto, ante os fatos já mencionados, pode-se confirmar a gravidade das consequências geradas pelo desemprego; consequências essas que tendem a aumentar diariamente, pois não há muito comprometimento por parte dos governantes e da sociedade. Enquanto cada cidadão estiver preocupado apenas com seus direitos, a taxa de desemprego continuará crescendo e também a miséria, as favelas e a criminalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina