Buscar

Exercício de bioquímica dos alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de bioquímica dos alimentos 
1) Letra A 
2)Letra C
3) Letra E
4- Letra B
5-Letra B
6) Letra E
7) Total= 22 as alternativas corretas são: 2,4,16
8)
a) origem animal: O glicogênio é um polissacarídeo ramificado de armazenamento de energia, formado por monômeros de glicose.
Origem vegetal: O amido funciona como reserva energética nos tecidos vegetais. Ele pode ser encontrado nas folhas, sementes e frutos; entre os alimentos ricos em amido podemos citar a batata, o arroz, milho, entre outros. 
b) Glicogênio é armazenado nos músculos esqueléticos e no fígado. Amido pode ser armazenado na raiz (mandioca), no caule (batata-inglesa), nos sementes (milho).
9)
a) Animais: glicogênio Vegetais: amido 
b) Nucleotídeos. 
c) Glicerídeos. 
d) Estrutura terciária Grupo prostético
10)Letra A
11) Letra A
12) Letra D
2) Letra E
13) Letra A 
14) Letra D
15) letra D. O início da digestão dos carboidratos ocorre na boca com a enzima ptialina ou amilase salivar, que quebra o amido em maltose. Entretanto, a maior parte da digestão dos carboidratos acontece no intestino delgado.
16) Letra D
17) Letra E
18) 
a) Um polissacarídeo de reserva animal: o glicogênio e o de polissacarídeo vegetal é o amido.
b) O glicogênio pode ser encontrado nos músculos e o amido pode ser encontrado em grão, como o de milho.
19) Os carboidratos ( açúcares ou sacarídeos) são definidos pela sua composição química característica: carbono, hidrogênio e oxigênio, embora algumas vezes possam apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em suas moléculas.
 Duas principais funções são relacionadas aos carboidratos. A primeira é a energética, em que as moléculas são convertidas em energia para os trabalhos celulares, armazenada em nosso organismo sob a forma de ATP. O carboidrato pode ser armazenado para posterior utilização. Nas plantas este processo ocorre nos amiloplastos e a forma armazenada é o amido. Já nos animais armazena-se o glicogênio no fígado e nos músculos.
 Outra função importante dos carboidratos é a estrutural, em que polímeros insolúveis funcionam como elementos estruturais e de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais. Ainda atuam como lubrificante e participam do processo de reconhecido e coesão entre células, participam da composição dos ácidos nucleicos e quando covalentemente ligados a proteínas ou lipídeos podem atuar na sinalização para determinação da localização intracelular ou destino metabólico de compostos.
20) Os carboidratos podem ser classificados em:
Carboidratos simples (açucares): 
· Monossacarídeos: são os carboidratos mais simples e são compostos por aldeídos ou cetonas contendo grupos hidroxila na molécula. Os monossacarídeos são compostos incolores, sólidos cristalinos, naturalmente solúveis em água e a maior parte deles possuem sabor doce. 
· Dissacarídeos:  formados pela ligação covalente entre dois monossacarídeos Esta ligação é um análogo em carboidratos da ligação peptídica em proteínas e pode ser hidrolisada por enzimas denominadas glicosidases. 
Carboidratos complexos (amidos e fibras):
· Polissacarídeos: são grandes moléculas compostas por cadeias de monossacarídeos.
21) Celulose é principalmente localizado nas paredes celulares das plantas. A quitina nas paredes celulares dos fungos. O amido é a reserva energética das plantas, é um polissacarídeo. O glicogênio é a reserva rápida dos animais principalmente, como nós, também é um polissacarídeo formado por varias glicoses.
22) O peptidoglicano, também conhecido como mureína, é um dos componentes principais presentes na parede celular da maioria das bactérias. A sua principal função é preservar a integridade da célula e resistir à turgescência, ou seja, sem a sua presença a célula acabaria por lisar. O peptidoglicano também contribui para a manutenção de uma forma celular definida e sustentar outros componentes da parede celular como proteínas e ácidos teicóicos.
23) A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a ação da amilasa salivar que transforma amido em maltose. Não há digestão no estômago. No intestino delgado sofre ação da amilase pancreática que desdobra todo o amido restante em maltose. Sofre, também, ação das dissacaridases entéricas (maltose, sacarose e lactose) produzindo glicose, frutose e galactose que são as formas de absorção.
24) Todo o processo de digestão e absorção dos carboidratos é tão eficiente em indivíduos saudáveis que, normalmente, todo o carboidrato ingerido na dieta é absorvido. Entretanto, devido á predominante absorção de monossacarídeos, qualquer defeito na atividade determinada dissacaridase da mucosa intestinal causa a passagem do carboidrato não digerido para o intestino grosso. Como consequência a presença desse material osmoticamente ativo, a água flui da mucosa para o intestino grosso, causando diarreia osmótica. Isso é reforçado pela fermentação bacteriana dos carboidratos remanescentes, produzindo compostos de dois ou três carbonos (os quais também são osmoticamenteativos), além de grande volume de CO2 e gás H2 causando cólicas abdominais, diarreias e flatulências.
25) A intolerância a lactose é a não digestão de produtos lácteos. A lactose é um dissacarídeo formado através da glucose e galactose, carboidratos simples de fácil absorção, porem, a falta ou deficiência da lactase faz com que a lactose chegue ao intestino grosso sem ser absorvida, havendo sua fermentação por bactérias formando gases e sintomas de indigestão.
26) 
a) A isomaltulose é um carboidrato inteligente, com a exclusividade de ser totalmente digerível pelo organismo. Essa substância é um tipo de sacarose — 100% natural — obtida a partir da união da glicose com a frutose, encontradas na cana-de-açúcar, mel ou beterraba.É absorvida por todo o intestino delgado, com isso, ela fornece glicose para o corpo em um momento em que a digestão e absorção de sacarose já se concluiu. 
b) Benefícios: 
· Facilmente digerida.
· É liberado de forma gradativa, ou seja, não forma picos de insulina.
· Não permite a promoção de altas taxas de açúcar na corrente sanguínea
c) Como a palatinose é um carboidrato mais saudável, eles são utilizados nas industrias de alimentos em produtos para emagrecimento, doces como bala, chiclete, entre outros (para evitar caries).

Continue navegando