Buscar

Gestao Educacional Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 Segundo o Relatório Delors (DELORS, 2000, p. 101), o desenvolvimento tem por objeto a realização completa do homem, em toda a sua riqueza e na complexidade das suas expressões. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem deve estar fundamentado nos “quatro pilares da educação”.
Aponte a alternativa que traz, CORRETAMENTE, esses 4 pilares da educação.
A - Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ler e aprender a adquirir.
B - Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
C - Aprender a escrever, aprender a ler, aprender a ouvir e aprender a falar.
D - Aprender a promover a saúde, aprender a formar, aprender a viver juntos e aprender a desenvolver a força.
E - Aprender a ter, aprender a obrigar, aprender a dividir e aprender a ser.
2 O Ministério da Educação divulga, com bastante ênfase, em seu site “o curso de especialização em gestão escolar”, o qual é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância. Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela pode ser utilizada?
A - Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.
B - Estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas.
C - Estruturação de todas as escolas para o bem estar dos alunos e professores.
D - O direito à educação e à função social da escola básica.
E - Órgão federal que distribui merendas e materiais didáticos para alunos.
3 A educação é um direito social e reconhecido em lei. Sobre a Educação, a Constituição Brasileira de 1988 reconhece:
A - Escolas de tempo integral para famílias nas quais os responsáveis trabalhem mais de 8 horas diárias.
B - Inclusão dos alunos com necessidades especiais, dando insignificância à formação dos professores para o atendimento aos mesmos.
C - O direito de toda criança à sua entrada no Ensino Fundamental no ano em que completa 6 anos de idade, bem como à sua permanência em todo Ensino Fundamental, Médio e Superior.
D - O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação.
E - O direito dos professores de escolher sua turma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, independente da formação acadêmica.
4 É necessário refletir sobre os diferentes aspectos que influenciam e determinam a gestão da educação. O papel da interferência da globalização na educação interfere e resulta em alterações significativas no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Cabe ao profissional interessado em trabalhar com educação:
A - Aprender com urgência informática avançada, afinal a maioria das empresas têm computadores avançados e é urgente ensinar com os mesmos.
B - Aprofundar seus conhecimentos, obter a formação necessária para uma prática que garanta a qualidade do ensino a todos os cidadãos brasileiros.
C - Estar adequado a todas as línguas estrangeiras de maneira a assegurar o direito dos imigrantes.
D - Estar ciente que seus alunos estudarão/trabalharão no exterior e por tal maneira, deverão fazer o mesmo para poder ensinar.
E - Usar com frequência em sua vida pessoal celular, tablet e demais recursos de tecnologias da informação e comunicação.
5 Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida. Por dialética, podemos entender:
A - Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade.
B - Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.
C - Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio.
D - Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor.
E - Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação.
6 Gestão é tomada de decisão, é organização, direção. A origem da palavra está no latim gestio-õnis e significa gerir, gerência, administração. No contexto educacional, utiliza-se a expressão “gestão” quando se pensa:
A - na administração da educação;
B - na direção escolar;
C - na resolução de problemas de sala de aula;
D - nos alunos;
E - nos equipamentos escolares a serem geridos;
7 A organização e administração da educação, durante o Período Colonial, apresentam a influência das correntes escolástica e positivista, mas fundamentalmente, manifestam um enfoque jurídico, embasado no direito romano. E assim, a tradição romana que tinha como principais aspectos o caráter normativo e o pensamento dedutivo acabou norteando a trajetória educacional e administrativa do Brasil. Mas o que significa o pensamento dedutivo?
A - Argumento no qual a forma lógica não garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras.
B - Corresponde à ação mental que permite ao indivíduo perceber e interpretar o mundo de acordo com seus interesses, metas, planos e desejos.
C - Corresponde a postura tomada por cada cidadão diante das diferenças sociais.
D - Corresponde ao pensamento do que o indivíduo tende a acreditar no que é certo ou errado por meio das crenças da sociedade.
E - Existem deduções cujas premissas maiores são iniciadas necessariamente de premissas gerais.
8 Leia o fragmento da música a seguir: “Eu nasci pra ser livre, como o vento que passa... Como os peixes que nadam, sem problema qualquer. Descobri que ser livre não tem preço, é de graça; E, ser livre é poder de quem sabe o que quer”. (José Augusto Cabral) O trecho da música de José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na historicidade do ser humano. Aspectos estes que geraram consequências na construção da escola ao longo do tempo. A frase "aprendia-se para a e por meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser interpretada da seguinte maneira:
A - As comunidades ao longo dos tempos não souberam organizar-se em grandes sociedades.
B - Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções sociais do grupo.
C - Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos.
D - Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam somente experienciando.
E - Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.
9 Para Alarcão (2001), é fundamental que a escola desempenhe intensamente um conjunto de ações e funções para além de instruir e avaliar. A autora destaca, em especial, o "orientar". Sob tal cenário, a orientação em prol da qualidade do ensino consiste:
A - No aspecto de coordenação pedagógica, é papel da coordenadora da escola orientar os alunos para a vocação que terão futuramente, propondo ações com a família.
B - No aspecto de coordenação psicológico, é papel dos consultores psicológicos a orientação perante a vocação.
C - No aspecto vocacional, pois o aluno deve sair da escola já com a profissão futura definida e estruturada.
D - Nos aspectos científicos e tecnológicos do conhecimento humano, sem preocupar-se com as questões culturais e sociais.
E - Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele.
10 A II Guerra Mundial manifestou, também no Brasil, a reação que já acontecia em outros países contra os princípios e práticas da Escola Clássica da Administração, resgatando a dimensão humana. Com adimensão humana aflorada, deflagraram-se movimentos de duas áreas que influenciaram a fase comportamental na área da administração/gestão na educação. Sob tal ótica, são as duas áreas congruentes do período comportamental da educação brasileira, as quais influenciaram a consecução eficaz dos objetivos intrínsecos do sistema educacional:
A - Administração e Direito.
B - Direito e Medicina.
C - Medicina e Sociologia.
D - Odontologia e Protético.
E - Sociologia e Psicologia.

Outros materiais