Buscar

Fundamentos Filosóficos do Direito Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rodrigo Cristiano Oliveira dos Santos (1950799)
	Disciplina:
	Fundamentos Filosóficos do Direito (16784)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:461565) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	13477284
Parte superior do formulário
	1.
	Das inúmeras contribuições e reinvenções da filosofia grega pelos romanos no período Pós-clássico, destaca-se o Epicurismo e o Estoicismo. O Epicurismo tem sua origem no pensamento de Epicuro de Samos (341-270 a.C.) e o Estoicismo é fundado por Zenão de Citium (333- 234 a.C.). Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estoicismo.
II- Epicurismo.
(  l  ) A noção de justiça não nasce de um acordo, é entendida como uma virtude que orienta a razão anterior às leis escritas. 
(  ll  ) A noção de justiça se funda na compreensão de que ser justo é agir conforme o bem do outro.
(  l  ) Assenta-se no Direito Natural, entendido como uma razão universal que se aproxima da moral, sendo o Direito justo e válido para todos.
( ll   ) Assenta-se na busca pelo prazer, entendido como ausência de sofrimento e perturbação da alma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: PÀG 87/88
	
	
	
	a) I - II - II - I.
	
	b) I - II - I - II.
	
	c) II - I - II - I.
	
	d) II - I - I - II.
	 
	 
	2.
	No pensamento grego havia um permanente fluxo entre a vida interior e exterior - "tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo", defendia Heráclito de Éfeso - e, assim, desde as divindades e os arquétipos serão elaborados os fundamentos de filosofia e justiça daquela sociedade. Sobre as divindades e os arquétipos gregos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A visão de mundo pouco complexa e muito singular da sociedade grega não pode ser compreendida a partir dos arquétipos, visto a irrelevância histórica daquela cultura.
	
	b) A vida na polis representava uma possibilidade de conviver pacificamente com os arquétipos e deuses com harmonia e equilíbrio social.
	
	c) Era mantida uma visão de cosmo - kósmos (universo humano e não humano harmônico e estruturado), ordenado por princípios dinâmicos e relativos, que eram sempre exteriorizados em conceitos divinos de anjos ou demônios.
	
	d) Protegida pelos deuses a polis era regida por normas tradicionais - themistes (regulamentações) - que codificadas constituíam o nomos - ordem da polis. As polis constituíam formas diversas de organização que concretizavam a convivência dos valores de todos por todos. PÁG 68
	 
	 
	3.
	Para Platão, a Filosofia tem como objetivo esclarecer o sentido da ética, uma vez que permite a alma humana orientar-se para o bem e assim, desviar-se do mal. Para explicar melhor a função prática da ética, Platão usa uma metáfora: a ética é como um timoneiro que para não permitir que o barco seja guiado pela correnteza, assume a direção a ser seguida. Desde essa perspectiva, ou seja, da necessidade de guiarmos nossas escolhas pela ética, Platão estabelece fundamentos essenciais da Filosofia. Acerca de tais fundamentos, analise as sentenças a seguir: 
I- O sentido de ética enquanto pressuposto da ordem política e jurídica que não se restringe à mera virtude, mas o agir orientado para o bem sem abandoná-lo sob pena de "deixar o barco navegar pelo sentido da correnteza e não para onde o timoneiro deseja chegar".
II- O direito existe independente da vida social (da convivência na polis), sendo desnecessário o fator humano para a concepção filosófica do justo.
III- A Filosofia - o educar-se - tem por finalidade o exercício da cidadania, para a "verdade".
IV- O bem e o justo nascem desde a reflexão acerca da verdadeira essência - que está no mundo das ideias - sendo a finalidade da justiça o exercício do bem comum. PAG 78
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e V estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	Sócrates nasceu em Atenas, em 469 a.C., sendo considerado um dos principais pensadores do período da Grécia Antiga. Reconhecido, principalmente, pelos relatos nas obras de seus alunos, Platão, Xenofonte e Aristófanes, pode-se afirmar que um de seus maiores legados seja ter fundado o que se denomina filosofia ocidental. Acerca do pensamento socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(  f  ) Compreendia que política e ética são dissociáveis e que a luta pela justiça deve ser do homem público. 
( v   ) Observou que os crimes mais graves eram cometidos pelo homem quando estava no poder, demonstrando a onipotência como a maior tentação que se pode ter. Assim, entende que a política deve assumir uma direção filosófica. 
(  v  ) Na escola ateniense de atletismo, o ginásio, local também de torneio de pensamentos, torna-se uma figura indispensável, por ser um autêntico médico preocupado com o bem-estar físico e espiritual de seus amigos. 
( f   ) Era um radical defensor da ambição pelo poder por entender que as razões espirituais eram superiores às causas políticas. PAGs 73/74
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	5.
	A Filosofia é considerada um campo de saber estruturado e sistematizado, elaborado desde uma radical reflexão acerca da realidade e sobre as condições a partir das quais o pensamento é construído. Portanto, Filosofia não é tão somente uma soma de ideias sobre si mesma. É uma forma de abrir-se para o mundo, enfrentá-lo para negá-lo ou confirmá-lo. Portanto, há um nexo, uma relação, entre "pensar o mundo" e "transformá-lo". A Filosofia limitada à descrição, "fechada em si" como saber acadêmico é expressar sua "miséria", ou seja, negar ou ignorar a finalidade prática do saber filosófico é reafirmar a face mais "pobre" deste campo do saber. A expressão "Miséria da Filosofia" foi utilizada por Karl Marx como título de uma clássica e importante obra publicada em 1847. Sobre esta obra, assinale a alternativa CORRETA: PAG 63
	
	a) Este livro, considerado por alguns como a base do marxismo, é uma resposta ao economista Pierre-Joseph Proudhon que havia escrito acerca das contradições do sistema econômico de sua época.
	
	b) A obra apresenta coerência com a produção científica de Proudhon, coadunando dos mesmos princípios e valores, que inclusive serviram de inspiração para sua obra posterior, "O Manifesto do Partido Comunista".
	
	c) Marx buscou alinhar-se nesta obra com os economistas da época, principalmente os que, como Engels, tentaram analisar e compreender a realidade a partir de abstrações.
	
	d) O "mundo das ideias" está no campo lúdico de Marx, não podendo ser entendido como um "pano de fundo" que impulsiona o agir.
	 
	 
	6.
	A polis, mais do que espaço de existência compartilhado, representa na cultura grega antiga a possibilidade de humanização através da efetiva participação nos interesses da coletividade. O mundo dos homens ordena-se por princípios regulares que podem ser racionalizados através da reflexão filosófica e política. Sobre o conceito de polis, assinale a alternativa CORRETA: PAG 70
	
	a) A consciência de cidadania, que desde tempos imemoriáveis pertencia à aristocracia, fazia com que o cidadão exigisse e lutasse por garantias de vida privada e comum, já que ambas constituíam uma só. Seguramente é por este fato que Aristóteles define o homem como um animal político: um ser com qualidade de cidadão.
	
	b) A concepção de polis, presente na obra de Homero, embora retrate a cultura grega, distancia-se do conceito político que depois fundamentou o pensamento político da Grécia.
	
	c) A convivência nas castas gregas é que conferia ao cidadão grego um sentimento de individualidade, que não resistia nenhum espaço para o coletivo, o que foi fundamental para a consolidação do modelo político emergido das polis.
	
	d) A escolha de um modo de vida digno, condicionado à ação política, dependia de uma pré-condição determinante:o exercício da liberdade. Para o grego, todo homem, com exceção dos escravos e mercadantes, deveria ser livre. Era a noção de liberdade que representava o diferencial entre um grego e um bárbaro.
	 
	 
	7.
	Os conceitos aristotélicos de justiça são desenvolvidos logo no início do livro V de "Ética a Nicômacos", separando dois grandes campos de compreensão sobre justiça: universal e particular. A justiça em sentido lato que é uma virtude e está presente nas demais virtudes, como a caridade e a paciência. Este sentido de justiça corresponde ao conceito de:
	
	a) Justiça Divina.
	
	b) Justiça Caritativa.
	
	c) Justiça Universal.
	
	d) Justiça Particular.
	 
	 
	8.
	Aristóteles foi um importante filósofo grego que nasceu em 384 a.C., na Macedônica. Segundo seu pensamento, "[...] se cada indivíduo isolado não se basta a si mesmo, assim também se dará com as partes em relação ao todo. Ora, aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz parte do Estado [...]" (ARISTÓTELES, 1988, p. 15). Com relação ao pensamento aristotélico, analise as sentenças a seguir:
I- Para Aristóteles, o que distancia os seres humanos dos animais é seu vínculo natural e necessário de relação com a pólis, pois a superioridade humana é adquirida na convivência na cidade ao se compartilhar um processo civilizatório comum.
II- O grande tratado político de Aristóteles encontra-se na obra A República, sendo considerada é um dos grandes clássicos da filosofia política. 
III-  Para Aristóteles o homem é um animal político por natureza, pois a política é condição inerente ao homem. 
IV- Considera a filosofia política como princípio de construção da cidade, na qual através da política existe a possibilidade de formação de um ser humano moralmente elevado. 
Assinale a alternativa CORRETA: PAGs 79/84
FONTE: ARISTÓTELES. A Política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Ediouro, 1988.
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	É na antiga Grécia desde os "tempos homéricos" - por volta do século IX a.C. - que se inicia o confronto da razão humana com os mitos. Nos séculos seguintes, de maneira clara, há um paulatino rompimento com as velhas formas de explicar o mundo. Pensadores como Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito e Parmênides já não se limitam às velhas tradições, buscando compreender e explicar a realidade desde novas categorias. Essa transição marca a passagem do mito para o logos. Sobre o que caracteriza essa etapa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Foi o processo mental que deu lugar à filosofia enquanto conhecimento racional rigoroso, em uma transição na tarefa de explicar o mistério do ser pela mitologia para a explicação racional. PAG 66
	
	b) Trata-se da transição entre a mitologia grega para a lógica romana de polis, o que representou um fator importante na fundação de uma nova concepção de cidadania e política.
	
	c) Foi a substituição da ideia de deuses controlando o mistério do ser para uma concepção baseada na lógica dos oráculos, que se apresentavam personificados a quem os buscava.
	
	d) É a coerência dogmática entre o espírito prático romanista e seu legado técnico de direito - um dos pilares da cultura ocidental - e a sofisticação da cultura grega.
	 
	 
	10.
	A íntima relação dos termos "política" e "polis" não decorre tão somente do vínculo semântico. A multifacetada experiência ocorrida em Atenas entre os séculos IV a VI a.C. evidenciou contradições capazes de gerar um ambiente decisivo para o surgimento da reflexão política. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) Para o povo grego, o modo de vida digno dependia de uma pré-condição: o exercício da liberdade. A liberdade significava a independência em relação às necessidades básicas de vida, eliminando qualquer modo de vida ligado à sobrevivência.
(  f ) Não apenas o homem comum possuía liberdade, mas também os artesãos livres e os mercadores, com exceção dos escravos, pois estavam excluídos todos os que não podiam dispor de liberdade de ação e de movimento.
( v   ) Apenas aos homens livres pertencia o direito de escolha de uma vida digna: a vida voltada aos prazeres do corpo - em que o belo é consumido tal como é dado; a vida dedicada aos assuntos da polis - atividade que por excelência produz belos efeitos; e a vida de filósofo - dedicada à contemplação e à investigação das coisas eternas, cuja beleza não poderia ser alterada nem pela produção nem pelo consumo humano.
(v  ) Dentre as atividades humanas gregas que mantinham um bios digno - um modo de vida autenticamente humano e livre de necessidades e privações - a vida política ocupava especial destaque, pois viver na polis significava desfrutar de uma forma de organização política particular e livremente escolhida.   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: PAG 68
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando