Buscar

Pedro Malasartes: O Herói Malandro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
ALUNOS 
)ANOS INICIAIS – SALA DE LEITURA – 6º ANO
22 A 26 de JUNHO
Orientações aos alunos
 (
 
“ 
Viver sem ler é perigoso, te obriga a crer no que te dizem. ” Mafalda
Leia o texto, em voz alta, respeitando as pontuações.
Discussão: deve ser realizada
 oralmente, com a interação do responsável, caso consiga, poderá gravar em áudio ou vídeo, 
não se esqueça de salvar.
 
O áudio do livro está disponível do canal “O livro que disse - 
Podcast
”,
 pelo endereço abaixo: 
https
://www.youtube.com/watch?v=yp2bYgLol_k
)
Atividade 1 – Leitura.
Olá, queridos alunos, hoje vamos conversar sobre o personagem, Pedro Malasartes que é muito famoso nos contos populares brasileiros. Chegou ao país na bagagem de histórias passadas de geração, em geração, trazidas pelos povos da península Ibérica (Portugal e Espanha). “Malasartes” vem do espanhol malas artes (literalmente, “artes más”), que significa “travessuras” ou, no limite, “malandragens”.	
De origem humilde, o astuto herói popular é cheio de artimanhas. Consegue enganar todos os que cruzam o seu caminho. Sempre leva a melhor diante dos poderosos, avarentos, orgulhosos ou vaidosos. Em alguns contos, Malasartes aparece como um herói humilde que faz justiça. Em outros, é só um malandro que tenta sobreviver.
 (Fonte: https://escola.britannica.com.br/artigo/Pedro-Malasartes/483447)
A árvore de dinheiro
Vendo-se apertado com a falta de dinheiro e não querendo ter arenga com o dono da pensão, Malasarte saiu, naquela manhã, bem cedo, para ganhar a vida. Arranjou com o vendedor de mel de jataí um bocado de cera; trocou na mercearia de Seu Joaquim a única nota de dinheiro que lhe sobrara, por algumas de moedas de vintém e caiu na estrada. Caminhou por obra de uma légua ou mais, quando avistou uma árvore na beira da estrada. Chegando ao pé da árvore, parou e pôs-se a pregar os vinténs à folhagem com a cera que arranjara.
Não demorou muito, deu de aparecer na estrada um boiadeiro que vinha tocando uns boizinhos para vender na vila. E como já ia levantando um solão esparramado, a cera ia derretendo e fazendo cair às moedas. Malasarte, fazendo festas, as apanhava. O boiadeiro acercou-se curioso, perguntou-lhe o que fazia, e Malasarte explicou:— Esta árvore é deveras encantada, patrão. As suas frutas são moedas legí-
timas. Estou colhendo todas, porque vou me bandear pra outra terra e tô 
pensando em levar a árvore, apesar de todo o trabalho que vai me dar. 
— Não me diga isto, sô! 
— É o que eu lhe digo, patrão! 
— Diacho! Se lhe vai dar tanto trabalho...
E o boiadeiro propôs comprar a árvore encantada. Malasarte, depois de muitas negaças, fechou negócio trocando a árvore pelos boizinhos; em seguida, bateu pé na estrada, vendendo-os na vila por um bom preço. O boiadeiro mandou alguns de seus peões retirarem, com todo o cuidado, a árvore encantada e a replantou no pomar do seu sítio. Daqueles anos até hoje, está esperando ela dar moedas de vinténs. 
SÉRGIO, Ricardo. A árvore que dava dinheiro. Extraído do site Recanto das letras (www.recantodasletras.com.br), acesso em 17/06/2020
2 - Discussão 
a- Para você o que significa ser um herói? Dê exemplo de alguma pessoa ou personagem que você considere um verdadeiro herói?
b- De acordo com o dicionário Aurélio, herói é aquele que é condecorado por suas ações corajosas, pelo seu caráter magnânimo, já o anti-herói é o protagonista que não possui as virtudes tradicionalmente atribuídas aos heróis. Pedro Malasartes se encaixa em qual definição: herói ou anti-herói? Justifique sua resposta.
	Atividade
	Habilidade
	
1
	
(EF69LP53) ler em voz alta textos literários diversos (compartilhando com o responsável) expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados pela pontuação, podendo gravar essa leitura.
	
2
	
(EF69LP44) inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas. 
 
 (
1
)

Continue navegando