Logo Passei Direto
Buscar

PROVA SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES ED ESPECIAL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os fatores que influenciam a presença das dificuldades para a aprendizagem nos estudantes, apontam para os fatores relacionados com a escola, com a família ou com a criança. O termo dificuldades para a aprendizagem infere um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas que são capazes de alterar as possibilidades de aprendizagem na criança, independente das condições neurológicas que a constitui. As crianças com altas habilidades/superdotação apresentam necessidades específicas para desenvolverem o processo de ensino e aprendizagem, vivenciados na diversidade do contexto escolar, sendo que acabam por apresentar dificuldades no envolvimento com as atividades.
Sobre a concepção de forma generalizada com relação aos estudantes com altas habilidades/superdotação, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os alunos com altas habilidades/superdotação devem ser estimulados na área de interesse para que consigam se realizar no ensino regular, as dificuldades para a aprendizagem ocorrem de forma natural e são resolvidas com as explicações da professora.
b) Há necessidade de se encontrar mecanismos pedagógicos e científicos, que desmistifiquem os mitos que permeiam as crianças com altas habilidades/superdotação e comprometem seu desenvolvimento global, considerando suas singularidades e desenvolvimento. CORRETA
c) Os profissionais da educação devem apresentar propostas diferenciadas, para desenvolver somente os conteúdos que as crianças apresentam dificuldades para a aprendizagem, porque os demais elas conseguem aprender sozinhas.
d) Os estudantes com altas habilidades/superdotação recebem somente no atendimento educacional especializado a atenção e atividades, para esclarecer suas dúvidas, e em sala de aula devem acompanhar a turma regular de ensino, sem precisarem de auxílio.

A educação da criança superdotada discorre sobre algumas características da criança superdotada. O conceito de superdotação aponta para uma identificação de talento ou criativo em qualquer área, revelando um desempenho diferente dos demais, que aponte ao desenvolvimento de melhores resultados.
Sobre o estudo das características do superdotado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Infere sobre as características correspondentes às áreas intelectual, emocional e social.
( ) O diagnóstico seria por meio de testes padronizados de inteligência e rendimento.
( ) A educação é organizada dentro da escola, considerando o currículo e formação do professor.
( ) As observações realizadas pelos professores e família indicam o nível de superdotação da criança.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - F - F.

Joseph Renzulli desenvolveu o Modelo dos Três Anéis referente a pesquisas sobre a origem da superdotação de alguns indivíduos, mais precisamente em descobrir o que produz a habilidade superior dessas pessoas. Renzulli (2000) apontou para um conjunto de traços definidos referentes a habilidades como: acima da média em alguma área do conhecimento, envolvimento com a tarefa e criatividade.
Sobre as características da definição de habilidades acima da média, analise as sentenças a seguir:
I- Relaciona-se somente ao desenvolvimento da habilidade geral, no uso do pensamento abstrato.
II- Aponta para o uso do pensamento associado às experiências na aplicação para novas situações.
III- Relaciona o uso de habilidades específicas, combinando com habilidades específicas.
IV- A habilidade geral indica o uso do raciocínio verbal e numérico, que podem ser medidas em testes de QI.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

É importante que o professor identifique as altas habilidades e superdotação em seu aluno, para proporcionar um contexto de ensino-aprendizagem adequado. Entretanto, muitas vezes, a identificação dessas habilidades não ocorre.
Quando o professor do aluno superdotado desconhece as habilidades do aluno, o que pode acontecer?
A - Geralmente, o professor está capacitado para avaliar uma criança com características de superdotação; consequentemente, consegue identificar as habilidades superiores dele.
B - Geralmente, o aluno fala para o professor de suas habilidades, portanto o professor não precisa se preocupar.
C - Geralmente, o professor passa a esperar um desempenho na faixa da média dos demais alunos, dificultando, assim, para o aluno a expressão do seu potencial.
D - Geralmente, não acontece nada; o aluno se adapta bem com o ensino normal, e o professor consegue ajudá-lo dessa forma.

As pessoas com altas habilidades e superdotação apresentam características peculiares nos interesses e aprendizagens. Entretanto, o sujeito não se constitui somente por aspectos cognitivos, há as relações sociais e os aspectos emocionais presentes no cotidiano.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos emocionais da criança com altas habilidades e superdotação:
a) Os aspectos emocionais da pessoa superdotada não são fatores de preocupação da educação especial.
b) Muitas vezes, as pessoas com altas habilidades e superdotação não se sentem compreendidas e não encontram na escola e na sociedade um ambiente adequado e estimulador para o desenvolvimento de suas habilidades.
c) Pesquisadores sugerem que não se envolvam aspectos emocionais com aspectos da inteligência no desenvolvimento de pessoas com altas habilidades e superdotação.
d) As crianças superdotadas geralmente conseguem resolver seus problemas afetivos sozinhas.

Renzulli (2000) foi um estudioso sobre os assuntos que permeiam a superdotação e altas habilidades, identificando em seus estudos a origem da superdotação em alguns indivíduos. Descobriu que algumas pessoas apresentam características diferenciais, traços específicos quando comparadas as outras pessoas.
Ele aponta duas formas de identificação de pessoas com altas habilidades e superdotação: do tipo escolar e criativo produtiva. Sobre a superdotação do tipo escolar, avalie as asserções a seguir:
I- Na superdotação do tipo escolar, a pessoa apresenta como principais características: notas boas, amplo vocabulário, perseverança, boa memória e tendência a gostar dos espaços escolares.
II- A criança apresenta vontade de aprender novos conhecimentos, perseverando em seus estudos e sem a necessidade de estimulação mental.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Terrasier (1979) propôs a "síndrome da dissincronia" para caracterizar a disparidade entre diferentes áreas do superdotado. Apresenta dois tipos específicos de dissincronia, uma de ordem interna, que ocorre no interior da criança e outro de forma externa, que aponta para a relação entre a criança e o ambiente, que pode ser a escola ou família.
Assim, a dissincronia interna incide principalmente em diferentes ritmos de desenvolvimento referentes as áreas intelectual, psicomotora, linguística e afetivo-emocional. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Situações como o excesso de autocrítica, perfeccionismo, sensibilidade exacerbada e outras características associadas à dimensão emocional, são apontadas como possíveis fontes de estresse em crianças e jovens com altas habilidades/superdotação.
II- Os estudantes com altas habilidades/superdotação associam a pensamentos e comportamentos que direcionam para o desenvolvimento de altos padrões ou expectativas dos outros com relação ao seu próprio desempenho.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

O professor do superdotado, desconhecendo as habilidades do aluno, espera um desempenho na faixa da média dos demais alunos, não considerando as reais capacidades da criança e dificultando a expressão do seu potencial. As crianças sofrem com o descompasso entre o desenvolvimento intelectual e emocional que influencia em desajustes e tensões emocionais.
Sobre esses problemas, analise as sentenças a seguir:
I- Desmotivação quando se deparam com um programa acadêmico que prioriza a memorização e a repetição.
II- Os alunos não se sentem à vontade em sala de aula para expressar seu potencial, sentindo-se oprimidos psicologicamente.
III- O andamento dos trabalhos escolares supre de forma adequada as solicitações desses alunos, tornando a frequência enfadonha.
IV- Os alunos se desapontam com a rotina escolar porque percebem que as práticas desconsideram seu verdadeiro potencial.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Joseph Renzulli, um pesquisador norte-americano dedicado à pesquisa sobre a superdotação, oferece explicações, fruto de suas investigações, sobre a origem deste fenômeno. A partir de seus achados, ele desenvolveu um modelo, conhecido como o Modelo dos Três Anéis.
Neste modelo, ele define três conjuntos de traços característicos de pessoas com superdotação. Acerca do conjunto de traço denominado de ?envolvimento com a tarefa?, analise as seguintes sentenças:
I- Este traço refere-se ao indivíduo que, perante novas situações, aplica as experiências integradas, assim como consegue utilizar no processo da informação o pensamento abstrato.
II- Este traço se manifesta na medida em que um indivíduo, ao realizar suas tarefas, consegue canalizar sua energia em uma área específica. Ao fazer isso, o indivíduo revela atitudes como paciência e perseverança.
III- Este traço é constituinte da personalidade do indivíduo, é manifesto especificamente em alguma área cognitiva do sujeito.
IV- Este traço apreende todas as habilidades manifestas em sujeitos com altas habilidades e superdotação, no sentido lato. No sentido estrito, pode apreender sujeitos considerados prodígios, gênios ou crianças precoces.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

As diferenças presentes na humanidade estão em constante mudança, alterando estigmas e apontamentos sobre o que é ser igual num determinado grupo social e o que vem a caracterizar o diferente. Nem todas as diferenças inferiorizam ou segregam os indivíduos, mesmo porque a diferença muitas vezes caracteriza um e outro no âmbito da igualdade, ao passo que a igualdade também tem sua importância quando a diferença inferioriza alguém.
Desta forma, Brah (2006) conceituou a diferença em quatro aspectos: experiência; relação social; subjetividade; identidade. Sobre os quatro aspectos que definem as diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na experiência, a diferença se revela nas interpretações das relações sociais vivenciadas no cotidiano.
( ) A diferença como relação social se estabelece nos sistemas sociais que envolvem estruturas políticas de poder.
( ) Na subjetividade, a diferença ocorre nas relações subjetivas entre os pares no cotidiano social.
( ) Na identidade, a diferença surge no tipo de construção familiar que o indivíduo está inserido.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os fatores que influenciam a presença das dificuldades para a aprendizagem nos estudantes, apontam para os fatores relacionados com a escola, com a família ou com a criança. O termo dificuldades para a aprendizagem infere um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas que são capazes de alterar as possibilidades de aprendizagem na criança, independente das condições neurológicas que a constitui. As crianças com altas habilidades/superdotação apresentam necessidades específicas para desenvolverem o processo de ensino e aprendizagem, vivenciados na diversidade do contexto escolar, sendo que acabam por apresentar dificuldades no envolvimento com as atividades.
Sobre a concepção de forma generalizada com relação aos estudantes com altas habilidades/superdotação, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os alunos com altas habilidades/superdotação devem ser estimulados na área de interesse para que consigam se realizar no ensino regular, as dificuldades para a aprendizagem ocorrem de forma natural e são resolvidas com as explicações da professora.
b) Há necessidade de se encontrar mecanismos pedagógicos e científicos, que desmistifiquem os mitos que permeiam as crianças com altas habilidades/superdotação e comprometem seu desenvolvimento global, considerando suas singularidades e desenvolvimento. CORRETA
c) Os profissionais da educação devem apresentar propostas diferenciadas, para desenvolver somente os conteúdos que as crianças apresentam dificuldades para a aprendizagem, porque os demais elas conseguem aprender sozinhas.
d) Os estudantes com altas habilidades/superdotação recebem somente no atendimento educacional especializado a atenção e atividades, para esclarecer suas dúvidas, e em sala de aula devem acompanhar a turma regular de ensino, sem precisarem de auxílio.

A educação da criança superdotada discorre sobre algumas características da criança superdotada. O conceito de superdotação aponta para uma identificação de talento ou criativo em qualquer área, revelando um desempenho diferente dos demais, que aponte ao desenvolvimento de melhores resultados.
Sobre o estudo das características do superdotado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Infere sobre as características correspondentes às áreas intelectual, emocional e social.
( ) O diagnóstico seria por meio de testes padronizados de inteligência e rendimento.
( ) A educação é organizada dentro da escola, considerando o currículo e formação do professor.
( ) As observações realizadas pelos professores e família indicam o nível de superdotação da criança.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - F - F.

Joseph Renzulli desenvolveu o Modelo dos Três Anéis referente a pesquisas sobre a origem da superdotação de alguns indivíduos, mais precisamente em descobrir o que produz a habilidade superior dessas pessoas. Renzulli (2000) apontou para um conjunto de traços definidos referentes a habilidades como: acima da média em alguma área do conhecimento, envolvimento com a tarefa e criatividade.
Sobre as características da definição de habilidades acima da média, analise as sentenças a seguir:
I- Relaciona-se somente ao desenvolvimento da habilidade geral, no uso do pensamento abstrato.
II- Aponta para o uso do pensamento associado às experiências na aplicação para novas situações.
III- Relaciona o uso de habilidades específicas, combinando com habilidades específicas.
IV- A habilidade geral indica o uso do raciocínio verbal e numérico, que podem ser medidas em testes de QI.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

É importante que o professor identifique as altas habilidades e superdotação em seu aluno, para proporcionar um contexto de ensino-aprendizagem adequado. Entretanto, muitas vezes, a identificação dessas habilidades não ocorre.
Quando o professor do aluno superdotado desconhece as habilidades do aluno, o que pode acontecer?
A - Geralmente, o professor está capacitado para avaliar uma criança com características de superdotação; consequentemente, consegue identificar as habilidades superiores dele.
B - Geralmente, o aluno fala para o professor de suas habilidades, portanto o professor não precisa se preocupar.
C - Geralmente, o professor passa a esperar um desempenho na faixa da média dos demais alunos, dificultando, assim, para o aluno a expressão do seu potencial.
D - Geralmente, não acontece nada; o aluno se adapta bem com o ensino normal, e o professor consegue ajudá-lo dessa forma.

As pessoas com altas habilidades e superdotação apresentam características peculiares nos interesses e aprendizagens. Entretanto, o sujeito não se constitui somente por aspectos cognitivos, há as relações sociais e os aspectos emocionais presentes no cotidiano.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos emocionais da criança com altas habilidades e superdotação:
a) Os aspectos emocionais da pessoa superdotada não são fatores de preocupação da educação especial.
b) Muitas vezes, as pessoas com altas habilidades e superdotação não se sentem compreendidas e não encontram na escola e na sociedade um ambiente adequado e estimulador para o desenvolvimento de suas habilidades.
c) Pesquisadores sugerem que não se envolvam aspectos emocionais com aspectos da inteligência no desenvolvimento de pessoas com altas habilidades e superdotação.
d) As crianças superdotadas geralmente conseguem resolver seus problemas afetivos sozinhas.

Renzulli (2000) foi um estudioso sobre os assuntos que permeiam a superdotação e altas habilidades, identificando em seus estudos a origem da superdotação em alguns indivíduos. Descobriu que algumas pessoas apresentam características diferenciais, traços específicos quando comparadas as outras pessoas.
Ele aponta duas formas de identificação de pessoas com altas habilidades e superdotação: do tipo escolar e criativo produtiva. Sobre a superdotação do tipo escolar, avalie as asserções a seguir:
I- Na superdotação do tipo escolar, a pessoa apresenta como principais características: notas boas, amplo vocabulário, perseverança, boa memória e tendência a gostar dos espaços escolares.
II- A criança apresenta vontade de aprender novos conhecimentos, perseverando em seus estudos e sem a necessidade de estimulação mental.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Terrasier (1979) propôs a "síndrome da dissincronia" para caracterizar a disparidade entre diferentes áreas do superdotado. Apresenta dois tipos específicos de dissincronia, uma de ordem interna, que ocorre no interior da criança e outro de forma externa, que aponta para a relação entre a criança e o ambiente, que pode ser a escola ou família.
Assim, a dissincronia interna incide principalmente em diferentes ritmos de desenvolvimento referentes as áreas intelectual, psicomotora, linguística e afetivo-emocional. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Situações como o excesso de autocrítica, perfeccionismo, sensibilidade exacerbada e outras características associadas à dimensão emocional, são apontadas como possíveis fontes de estresse em crianças e jovens com altas habilidades/superdotação.
II- Os estudantes com altas habilidades/superdotação associam a pensamentos e comportamentos que direcionam para o desenvolvimento de altos padrões ou expectativas dos outros com relação ao seu próprio desempenho.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

O professor do superdotado, desconhecendo as habilidades do aluno, espera um desempenho na faixa da média dos demais alunos, não considerando as reais capacidades da criança e dificultando a expressão do seu potencial. As crianças sofrem com o descompasso entre o desenvolvimento intelectual e emocional que influencia em desajustes e tensões emocionais.
Sobre esses problemas, analise as sentenças a seguir:
I- Desmotivação quando se deparam com um programa acadêmico que prioriza a memorização e a repetição.
II- Os alunos não se sentem à vontade em sala de aula para expressar seu potencial, sentindo-se oprimidos psicologicamente.
III- O andamento dos trabalhos escolares supre de forma adequada as solicitações desses alunos, tornando a frequência enfadonha.
IV- Os alunos se desapontam com a rotina escolar porque percebem que as práticas desconsideram seu verdadeiro potencial.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Joseph Renzulli, um pesquisador norte-americano dedicado à pesquisa sobre a superdotação, oferece explicações, fruto de suas investigações, sobre a origem deste fenômeno. A partir de seus achados, ele desenvolveu um modelo, conhecido como o Modelo dos Três Anéis.
Neste modelo, ele define três conjuntos de traços característicos de pessoas com superdotação. Acerca do conjunto de traço denominado de ?envolvimento com a tarefa?, analise as seguintes sentenças:
I- Este traço refere-se ao indivíduo que, perante novas situações, aplica as experiências integradas, assim como consegue utilizar no processo da informação o pensamento abstrato.
II- Este traço se manifesta na medida em que um indivíduo, ao realizar suas tarefas, consegue canalizar sua energia em uma área específica. Ao fazer isso, o indivíduo revela atitudes como paciência e perseverança.
III- Este traço é constituinte da personalidade do indivíduo, é manifesto especificamente em alguma área cognitiva do sujeito.
IV- Este traço apreende todas as habilidades manifestas em sujeitos com altas habilidades e superdotação, no sentido lato. No sentido estrito, pode apreender sujeitos considerados prodígios, gênios ou crianças precoces.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

As diferenças presentes na humanidade estão em constante mudança, alterando estigmas e apontamentos sobre o que é ser igual num determinado grupo social e o que vem a caracterizar o diferente. Nem todas as diferenças inferiorizam ou segregam os indivíduos, mesmo porque a diferença muitas vezes caracteriza um e outro no âmbito da igualdade, ao passo que a igualdade também tem sua importância quando a diferença inferioriza alguém.
Desta forma, Brah (2006) conceituou a diferença em quatro aspectos: experiência; relação social; subjetividade; identidade. Sobre os quatro aspectos que definem as diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na experiência, a diferença se revela nas interpretações das relações sociais vivenciadas no cotidiano.
( ) A diferença como relação social se estabelece nos sistemas sociais que envolvem estruturas políticas de poder.
( ) Na subjetividade, a diferença ocorre nas relações subjetivas entre os pares no cotidiano social.
( ) Na identidade, a diferença surge no tipo de construção familiar que o indivíduo está inserido.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Superdotação e Altas Habilidades (PEE07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512289) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20609953
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os fatores que influenciam a presença das dificuldades para a aprendizagem nos estudantes, apontam para os fatores relacionados com a escola, com a família ou com a criança. O termo dificuldades para a aprendizagem infere um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas que são capazes de alterar as possibilidades de aprendizagem na criança, independente das condições neurológicas que a constitui. As crianças com altas habilidades/superdotação apresentam necessidades específicas para desenvolverem o processo de ensino e aprendizagem, vivenciados na diversidade do contexto escolar, sendo que acabam por apresentar dificuldades no envolvimento com as atividades. Sobre a concepção de forma generalizada com relação aos estudantes com altas habilidades/superdotação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROTTA, N. T. Dificuldades para a aprendizagem In: ROTTA, N. T. et al. Transtornos da Aprendizagem Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
	 a)
	Os alunos com altas habilidades/superdotação devem ser estimulados na área de interesse para que consigam se realizar no ensino regular, as dificuldades para a aprendizagem ocorrem de forma natural e são resolvidas com as explicações da professora.
	 b)
	Há necessidade de se encontrar mecanismos pedagógicos e científicos, que desmistifiquem os mitos que permeiam as crianças com altas habilidades/superdotação e comprometem seu desenvolvimento global, considerando suas singularidades e desenvolvimento. CORRETA
	 c)
	Os profissionais da educação devem apresentar propostas diferenciadas, para desenvolver somente os conteúdos que as crianças apresentam dificuldades para a aprendizagem, porque os demais elas conseguem aprender sozinhas.
	 d)
	Os estudantes com altas habilidades/superdotação recebem somente no atendimento educacional especializado a atenção e atividades, para esclarecer suas dúvidas, e em sala de aula devem acompanhar a turma regular de ensino, sem precisarem de auxílio.
	2.
	A educação da criança superdotada discorre sobre algumas características da criança superdotada. O conceito de superdotação aponta para uma identificação de talento ou criativo em qualquer área, revelando um desempenho diferente dos demais, que aponte ao desenvolvimento de melhores resultados. Sobre o estudo das características do superdotado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Infere sobre as características correspondentes às áreas intelectual, emocional e social.
(    ) O diagnóstico seria por meio de testes padronizados de inteligência e rendimento.
(    ) A educação é organizada dentro da escola, considerando o currículo e formação do professor.
(    ) As observações realizadas pelos professores e família indicam o nível de superdotação da criança. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	  b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	Joseph Renzulli desenvolveu o Modelo dos Três Anéis referente a pesquisas sobre a origem da superdotação de alguns indivíduos, mais precisamente em descobrir o que produz a habilidade superior dessas pessoas. Renzulli (2000) apontou para um conjunto de traços definidos referentes a habilidades como: acima da média em alguma área do conhecimento, envolvimento com a tarefa e criatividade. Sobre as características da definição de habilidades acima da média, analise as sentenças a seguir:
I- Relaciona-se somente ao desenvolvimento da habilidade geral, no uso do pensamento abstrato.
II- Aponta para o uso do pensamento associado às experiências na aplicação para novas situações.
III- Relaciona o uso de habilidades específicas, combinando com habilidades específicas.
IV- A habilidade geral indica o uso do raciocínio verbal e numérico, que podem ser medidas em testes de QI. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RENZULLI, J. S. et al. Scale for rating the behavioral characteristics of superior students - revised (SRBCSS - R). Journal of Advanced Academics, Storrs, n. 21, p. 84-108, 2000.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	É importante que o professor identifique as altas habilidades e superdotação em seu aluno, para proporcionar um contexto de ensino-aprendizagem adequado. Entretanto, muitas vezes, a identificação dessas habilidades não ocorre. Quando o professor do aluno superdotado desconhece as habilidades do aluno, o que pode acontecer?
	 a)
	Geralmente, o professor passa a esperar um desempenho na faixa da média dos demais alunos, dificultando, assim, para o aluno a expressão do seu potencial.
	 b)
	Geralmente, o aluno fala para o professor de suas habilidades, portanto o professor não precisa se preocupar.
	 c)
	Geralmente, o professor está capacitado para avaliar uma criança com características de superdotação; consequentemente, consegue identificar as habilidades superiores dele.
	 d)
	Geralmente, não acontece nada; o aluno se adapta bem com o ensino normal, e o professor consegue ajudá-lo dessa forma.
	5.
	As pessoas com altas habilidades e superdotação apresentam características peculiares nos interesses e aprendizagens. Entretanto, o sujeito não se constitui somente por aspectos cognitivos, há as relações sociais e os aspectos emocionais presentes no cotidiano. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos emocionais da criança com altas habilidades e superdotação:
	 a)
	Muitas vezes, as pessoas com altas habilidades e superdotação não se sentem compreendidas e não encontram na escola e na sociedade um ambiente adequado e estimulador para o desenvolvimento de suas habilidades.
	 b)
	Os aspectos emocionais da pessoa superdotada não são fatores de preocupação da educação especial.
	 c)
	Pesquisadores sugerem que não se envolvam aspectos emocionais com aspectos da inteligência no desenvolvimento de pessoas com altas habilidades e superdotação.
	 d)
	As crianças superdotadas geralmente conseguem resolver seus problemas afetivos sozinhas.
	6.
	Renzulli (2000) foi um estudioso sobre os assuntos que permeiam a superdotação e altas habilidades, identificando em seus estudos a origem da superdotação em alguns indivíduos. Descobriu que algumas pessoas apresentam características diferenciais, traços específicos quando comparadas as outras pessoas. Ele aponta duas formas de identificação de pessoas com altas habilidades e superdotação: do tipo escolar e criativo produtiva. Sobre a superdotação do tipo escolar, avalie as asserções a seguir:
I- Na superdotação do tipo escolar, a pessoa apresenta como principais características: notas boas, amplo vocabulário, perseverança, boa memória e tendência a gostar dos espaços escolares.
PORQUE
II- A criança apresenta vontade de aprender novos conhecimentos, perseverando em seus estudos e sem a necessidade de estimulação mental.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RENZULLI, J. S. et al. Scale for rating the behavioral characteristics of superior students - revised (SRBCSS - R). Journal of Advanced Academics, Storrs, n. 21, p. 84-108, 2000.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	7.
	Terrasier (1979) propôs a "síndrome da dissincronia" para caracterizar a disparidade entre diferentes áreas do superdotado. Apresenta dois tipos específicosde dissincronia, uma de ordem interna, que ocorre no interior da criança e outro de forma externa, que aponta para a relação entre a criança e o ambiente, que pode ser a escola ou família. Assim, a dissincronia interna incide principalmente em diferentes ritmos de desenvolvimento referentes as áreas intelectual, psicomotora, linguística e afetivo-emocional. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Situações como o excesso de autocrítica, perfeccionismo, sensibilidade exacerbada e outras características associadas à dimensão emocional, são apontadas como possíveis fontes de estresse em crianças e jovens com altas habilidades/superdotação.
PORQUE
II- Os estudantes com altas habilidades/superdotação associam a pensamentos e comportamentos que direcionam para o desenvolvimento de altos padrões ou expectativas dos outros com relação ao seu próprio desempenho. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TERRASSIER, J. C. Gifted children and psychopathology. The syndrome of dyssinchrony. Jerusalém: Kollek & Son, 1979.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	8.
	O professor do superdotado, desconhecendo as habilidades do aluno, espera um desempenho na faixa da média dos demais alunos, não considerando as reais capacidades da criança e dificultando a expressão do seu potencial. As crianças sofrem com o descompasso entre o desenvolvimento intelectual e emocional que influencia em desajustes e tensões emocionais. Estudos realizados com pessoas superdotadas de habilidades intelectuais bem superiores verificaram muitos problemas de cunho emocional na fase escolar. Sobre esses problemas, analise as sentenças a seguir: 
I- Desmotivação quando se deparam com um programa acadêmico que prioriza a memorização e a repetição.
II- Os alunos não se sentem à vontade em sala de aula para expressar seu potencial, sentindo-se oprimidos psicologicamente.
III- O andamento dos trabalhos escolares supre de forma adequada as solicitações desses alunos, tornando a frequência enfadonha. 
IV- Os alunos se desapontam com a rotina escolar porque percebem que as práticas desconsideram seu verdadeiro potencial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	Joseph Renzulli, um pesquisador norte-americano dedicado à pesquisa sobre a superdotação, oferece explicações, fruto de suas investigações, sobre a origem deste fenômeno. A partir de seus achados, ele desenvolveu um modelo, conhecido como o Modelo dos Três Anéis. Neste modelo, ele define três conjuntos de traços característicos de pessoas com superdotação. Acerca do conjunto de traço denominado de ?envolvimento com a tarefa?, analise as seguintes sentenças:
I- Este traço refere-se ao indivíduo que, perante novas situações, aplica as experiências integradas, assim como consegue utilizar no processo da informação o pensamento abstrato.
II- Este traço se manifesta na medida em que um indivíduo, ao realizar suas tarefas, consegue canalizar sua energia em uma área específica. Ao fazer isso, o indivíduo revela atitudes como paciência e perseverança. 
III- Este traço é constituinte da personalidade do indivíduo, é manifesto especificamente em alguma área cognitiva do sujeito.
IV- Este traço apreende todas as habilidades manifestas em sujeitos com altas habilidades e superdotação, no sentido lato. No sentido estrito, pode apreender sujeitos considerados prodígios, gênios ou crianças precoces.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	As diferenças presentes na humanidade estão em constante mudança, alterando estigmas e apontamentos sobre o que é ser igual num determinado grupo social e o que vem a caracterizar o diferente. Nem todas as diferenças inferiorizam ou segregam os indivíduos, mesmo porque a diferença muitas vezes caracteriza um e outro no âmbito da igualdade, ao passo que a igualdade também tem sua importância quando a diferença inferioriza alguém. Desta forma, Brah (2006) conceituou a diferença em quatro aspectos: experiência; relação social; subjetividade; identidade. Sobre os quatro aspectos que definem as diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na experiência, a diferença se revela nas interpretações das relações sociais vivenciadas no cotidiano.
(    ) A diferença como relação social se estabelece nos sistemas sociais que envolvem estruturas políticas de poder.
(    ) Na subjetividade, a diferença ocorre nas relações subjetivas entre os pares no cotidiano social.
(    ) Na identidade, a diferença surge no tipo de construção familiar que o indivíduo está inserido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRAH, Avtar. Difference, diversity, differentiation. Cadernos Pagu, n. 26, p. 329-376, jan./jun. 2006.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina