Buscar

AD Filosofia 7 ano 26_06_Avaliação Trimestral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Melise Presotto Pinheiro 
 Ano escolar: 7º 	 	 	 	 	Data: 26/06 a 02/07 
	 Professor(a): Taitson Santos 	 Componente curricular: Filosofia 
“O prazer não é um mal em si; mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade.” – Epicuro
A Felicidade 
No grego antigo há uma constelação de palavras que podem ser mais ou menos vistas como relacionadas ao antigo conceito de felicidade, palavras como “feliz”, “abençoado”, “próspero/prosperidade.” 
A palavra principal, porém, para a felicidade em grego antigo é eudaimonia e eudaimon é o adjetivo para “feliz”. O significado original destas palavras nos diz muito sobre a maneira como a felicidade era concebida. De acordo com sua etimologia eudaimonia significa “que tem um poder divino (daimon) bem disposto (eu)”. 
No pensamento grego antigo a felicidade é uma condição concedida por favor divino, e é feliz aquele que desfruta do favor dos daimones, isto é, daqueles poderes divinos que poderiam ser hostis. 
1. Para você, a felicidade está ligada ao destino? De que forma podemos alcançar a felicidade? Justifique sua resposta.
Resposta:
 Não, pois acredito que uma pessoa já nasce com seu destino traçado, sendo assim, ela não pode fazer nada para evitá-lo, mas pode afasta-lo por um tempo, mas não pode fugir dele, sendo assim, se a pessoa estiver condenada a um futuro infeliz, não poderá fazer nada para mudá-lo. 
Vivendo uma vida tranquila, de acordo com a nossa essência, e desfrutando dos prazeres naturais e coisas que nos fazem felizes, mas sabendo nos afastar dos prazeres que nos beneficiam momentaneamente, dos prazeres que nos beneficiam à curto prazo.
2. Qual a diferença entre prazer e felicidade? Cite exemplos.
Resposta:
Prazer: É quando você faz algo que gosta. Exemplo: quando uma pessoa está com dor de cabeça, ela toma um remédio, e a dor de cabeça passa, e então, ela sentiu um prazer pela sua dor de cabeça ter acabado!
Felicidade: A felicidade é um sentimento que temos. Podemos alcançá-la fazendo o que gostamos, sentindo um sentimento bom, algo que nos faz querer ser melhor a cada dia, que não nos faz desistir daquilo que sonhamos e queremos. Podemos encontrar a felicidade em um abraço, um sorriso, uma conversa com alguém que você ama, as vezes não precisa nem estar com pessoas, as vezes sua felicidade pode estar na sua própria companhia, ou até mesmo naquela sua caixinha de lembranças que você já tinha até esquecido que existia. A felicidade está em tudo que vemos, tocamos e sentimos, basta você deixar a tristeza e olhar com uma outra perspectiva para o mundo, e ver que tem um pouquinho de felicidade até nos momentos mais tenebrosos da sua vida. 
Prazer e felicidade tem um laço, pois sentindo prazer em algo, você pode se sentir feliz
3. De que forma a Filosofia pode contribuir para alcançarmos a felicidade? Comente.
Resposta: 
A filosofia é uma ciência que ajuda o ser humano a compreender o mundo a sua volta e a si mesmo. Sendo assim, a felicidade ajuda o indivíduo entender a si próprio e questionar os erros e acertos de sua vida.
Saúde da alma
“Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz.” (Epicuro). 
4. Segundo esta afirmação, que papel, que importância, pode ter a reflexão filosófica na vida de uma pessoa?
Resposta: 
O texto afirma que a reflexão filosófica traz saúde da alma e paz.
5. Conforme o texto, qual a idade ideal para se iniciar o filosofar? Por quê? 
Resposta: 
Não existe idade para isso, pois nunca é tarde ou cedo demais para ser feliz ou para aprender uma coisa nova.
O prazer e a ataraxia
A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar à ataraxia, a qual representa um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, conforme Epicuro, há prazeres maus e violentos, decorrentes do vício e que são passageiros, provocando somente insatisfação e dor. Mas também há prazeres decorrentes da busca moderada da Felicidade.
Segundo Epicuro, a posse de poucos bens materiais e a não obtenção de cargos públicos proporcionam uma vida feliz e repleta de tranquilidade interior, visto que essas coisas trazem variadas perturbações. Por isso, as condições necessárias para a boa saúde da alma estão na humildade. E para alcançar a felicidade, Epicuro cria 4 “remédios”:
1. Não se deve temer os deuses; 
2. Não se deve temer a morte; 
3. O Bem não é difícil de se alcançar;
4. Os males não são difíceis de suportar.
De acordo com essas recomendações, é possível cultivar pensamentos positivos os quais capacitam a pessoa a ter uma vida filosófica baseada em uma ética. A felicidade se alcança através de poucas coisas materiais deixando-se de lado a busca do prazer voluptuoso e exagerado. O homem ao buscar o prazer procura a felicidade natural. No entanto é necessário saber escolher de modo que se evite os prazeres que causam maiores dores; quando o homem não sabe escolher, surge a dor e a infelicidade.
6. O que é o prazer para Epicuro? Qual a relação entre a ataraxia e a felicidade? Comente sua resposta.
Resposta:
A prazer para Epicuro é a humildade, tendo controle de seus medos e desejos. 
A relação entre ataraxia e felicidade é saber aceitar situações, e conviver com elas você estará mentalmente saudável e cada vez mais próximo do seu objetivo de felicidade.
kalí dokimí
1 
1 
1

Outros materiais