Buscar

A universidade pública brasileira e seu papel no desenvolvimento econômico e social do país

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Aluno: 
Mat: Universidade, Sociedade e Estado (2019/1). 
Turma: B
A universidade pública brasileira e seu papel no desenvolvimento econômico e social do país.
1. Introdução
 Artigo tem por objetivo analisar ,de acordo com o ponto de vista desde que lhe escreve, qual seria o papel da universidade publica no processo de desenvolvimento acadêmico, econômico/financeiro, e na questão social do país.
A Universidade pode ser efetivamente um instrumento de desenvolvimento da sociedade brasileira, sem ser afetada por fatores econômicos e políticos presente nos dias atuais?
Sendo um ambiente social e educativo, como ela contribuiu no desenvolvimento de gerações passadas, e como ela atua nas gerações mais jovens?
Este artigo usou como base as aulas ministradas na turma B e o conhecimento vivenciado pelo autor.
2. Qual o verdadeiro papel da Universidade?
Surgindo no século XX, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira universidade brasileira foi criada para atender uma demanda considerada falha na sociedade brasileira, o desenvolvimento da educação superior. Esse crescimento, apesar de caminhar a passos curtíssimos, tem sido constante, com o surgimento de diversas novas universidades, sejam elas Universidades públicas ou privadas, e graças a evolução tecnológica, ascensão da modalidade de Ensino a distância, as chamadas EADs. Elas fornecem a chance de uma graduação com horários e turnos de estudo flexíveis, mesmo que sua qualidade as vezes seja digna de questionamento.
No cenário atual, a essa inovação tecnológica tem causado o aumento da competitividade no cenário nacional, porem ter apenas o curso superior deixou de ser um diferencial real, e a demanda por conhecimento constante e experiencias em diversas áreas, acabam sendo necessárias para se obter sucesso no mercado de trabalho.
Há um vínculo intrínseco entre o desenvolvimento do país e o nível de suas universidades. A pesquisa, o ensino e a extensão são elementos essenciais para o incremento do parque tecnológico e das relações sociais de uma pátria. O nosso atraso universitário, com reflexos inequívocos no desenvolvimento do país. 
Nos países desenvolvidos a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico ocorrem principalmente nas empresas privadas e institutos de pesquisa governamentais. Nesse sistema, as universidades de pesquisa têm como função formar e qualificar pesquisadores para trabalhar com pesquisa científica.
Evidente que a extensão do ensino superior não desobriga à melhoria qualitativa do ensino básico, até mesmo como forma de promover um melhor desenvolvimento do aluno na esfera universitária e resultados mais eficazes na esfera profissional e, consequentemente, maior desenvolvimento ao país. Vale dizer, o investimento na educação básica provoca, por consequência, a melhoria do próprio ensino superior.

Continue navegando