Buscar

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS IPTU

Prévia do material em texto

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 
Assim como os demais impostos, o IPTU também possui suas peculiaridades que serão abordadas a seguir, dentre os quais se destacam: fiscal, direto, real, não vinculado, permanente, imposto sobre o patrimônio, complexivo e anterioridade. 
Carneiro (2013, p. 42) explicita que a característica fiscal tem a finalidade:
(...) em regra, a de arrecadar recursos (receita derivada) para o município ou para o Distrito Federal, seja, através da sua previsão ordinária (art. 156, I, da CF) ou pela sua progressividade fiscal prevista no inciso I do § 1º do art. 156. Contudo, poderá também ser extrafiscal quando se valer da progressividade no tempo que o art. 182, § 4º, II, da CF lhe permite para coibir o descumprimento da função social da propriedade urbana. Destaque-se que também poderá se invocar a extrafiscalidade na hipótese do art. 156, §1º, II, da CF quando se fixar alíquotas diferenciadas em razão do uso e localização do imóvel. 
A ideia de fiscal esta ligada totalmente em arrecadação de fundos para os cofres públicos Municipais ou do Distrito Federal, de acordo com a receita de cada ente, bem como preservar a função social de cada imóvel para que tenham um finalidade especifica. 
Quanto a sua forma direta, significa dizer que o ônus recai imediatamente sobre a o individuo que possui o animus domini da propriedade.

Continue navegando