Buscar

a3 Aula 3 cultura e sociedade - anotações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3
Cultura e Sociedade
Onde Chegar?
· Reconhecer os fundamentos do liberalismo político;
· Reconhecer os fundamentos do liberalismo econômico;
O que Aprender?
· Características do pensamento liberal político
· Rousseau
· Voltaire
· Montesquieu
· Características do pensamento liberal econômico.
· Smith
· Malthus
O Iluminismo e suas Promessas
Nessa aula a ideia é que você possa perceber como, a partir das “promessas” advindas do movimento Iluminista, a sociedade vai desenhando “projetos” sociais que nos orientam até a atualidade. Pressupostos como a racionalidade, a objetividade, a meritocracia (todas de base liberal) são fundadoras de práticas sociais e políticas públicas que perduram até os nossos dias. Ao final dessa unidade você será capaz de perceber a racionalidade iluminista que permeia a nossa cultura até a atualidade.
 
Vá mais longe
Capítulo Norteador: JOHN RAWLS. O LIBERALISMO POLÍTICO. SP: Editora Ática. 2000 PARTE I - O LIBERALISMO POLÍTICO: ELEMENTOS BÁSICOS CONFERÊNCIA I - IDÉIAS FUNDAMENTAIS.
 
Agora é sua vez
Leia o texto: PRZEWORKI, Adam. Nota sobre o Estado e o Mercado. In: Revista de Economia Politica, vol.16. n 3 (63) julho – setembro/96 http://www.rep.org.br/pdf/63-7.pdf (Links para um site externo.)
Leia o texto: Ferraro, Alceu Ravanello.  Neoliberalismo e políticas sociais: a naturalização da exclusão.  In: Estudos Teológicos, v. 45, n. 1, p. 99-117, 2005. http://est.com.br/periodicos/index.php/estudos_teologicos/article/view/532/493 (Links para um site externo.)
 
Referência
JOHN RAWLS. O LIBERALISMO POLÍTICO. SP: Editora Ática. 2000
COELHO, André Felipe C. O estado liberal: entre o liberalismo econômico e a necessidade de regulação jurídica. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, v. 8, n. 15, Jan./Jun. 2006. Acessado em 24/10/2015
MATOS, Sidney Tanaka de Souza. Liberalismo e Democracia. Apontamentos sobre a evolução histórica dos conceitos liberais de democracia. Mediações – Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 4, n. 2, p. 42-50, jul./dez. 1999.
ANOTAÇÕES DE AULA:
· Slide – O ILUMINISO E SUAS PROMESSAS
Nessa aula a ideia é que você possa perceber como, a partir das “promessas” advindas do movimento Iluminista, a sociedade vai desenhando “projetos” sociais que nos orientam até a atualidade. 
Pressupostos como a racionalidade, a objetividade, a meritocracia (todas de base liberal) são fundadoras de práticas sociais e políticas públicas que perduram até os nossos dias.
Ao final dessa unidade você será capaz de perceber a racionalidade
iluminista que permeia a nossa cultura até a atualidade. 
(o iluminismo está por tras de vários pressupostos, racional, objetivo, meritocracia – mérito próprio – todos pensamentos ligados ao liberal que é ligado ao iluminismo, que está presente no nosso dia a dia, a políticas públicas, que leva em consideração o mérito de cada indivíduo. Na atualidade ainda pensamos como os iluministas)
· Slide – o liberalismo e o pensamento moderno
Antecedentes – ascensão da burguesia – questionamentos aos fundamentos religiosos da organização social. 
Ideias marcantes – razão como norteadora das ações humanas – a utilização da razão levaria a humanidade maturidade, emancipação e autonomia.
Viabilidade do ser humano – “ser humano é bom por natureza” – em oposição a posturas contrárias anteriores – como, por exemplo – Hobbes
(iluminismo é um movimento filosófico que se expande por todas as áreas do conhecimento humano e orienta práticas a partir daí. O que antecedeu este movimento foi a ascensão da burguesia. Antes era o medieval e não tinha lugar social. A Burguesia mudou a sociedade com sua ascenção. Outra questão do iluminismo é a possibilidade de questionar a igreja, retirando Deus do centro (teocentrismo) e coloca o homem no centro (antropocentrismo). Iluminismo diz que o ser humano é bom por natureza. Se há algo errado é porque ainda não está iluminado. 
· Slide – ILUMINISMO
Ideia de progresso na história – a humanidade tem uma linha ascendente de progresso em seu desenvolvimento. 
Pensamento científico – ciência e tecnologia resolveriam todos os problemas que a humanidade enfrentava. 
Ruptura com os padrões de sociabilidade anterior – sociedade rural, pautada em estamentos – orientada pelo pensamento religioso.
Formulação dos liberalismos – tanto político como econômico. 
Ruptura com os entraves ao desenvolvimento do capitalismo.
(existe linha ascendente da humanidade, em evolução. Pensamento científico acha que ciência e tecnologia vão resolver tudo. Rompe-se assim com a classe que existia anteriormente)
· Slide – Liberalismo Político
Liberalismo político – rompimento com o absolutismo – poder nas mãos de um único governante. 
Pensamento filosófico : progressista, esclarecido, critico com relação a igreja e ao clero, defesa da liberdade de expressão. 
ROUSSEAU - Bondade natural do homem, todos os homens nascem livres e iguais, acredita na democracia, propõe a divisão de poderes.
MONTESQUIEU - - Poder real limitado, divisão de poderes, conjunto de leis (constituição) ao qual todos estariam submetidos. 
VOLTAIRE - Defensor das liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação), contrário a monarquia absolutista, critico da igreja e do clero, defensor do livre comércio (contrário a intervenção do estado na economia
(absolutismo – o rei tem todos os poderes. Pensamento filosófico progressista. Critica a igreja, defende a liberdade de expressão. questiona-se o poder. Rousseau, Montesquieu e Voltaire tem suas posições diferentes
· Slide - Liberalismo econômico. 
Acreditavam na não intervenção do Estado na economia (lembrar dos entraves ligadas as ligas de ofício e a administração absolutista), aposta no livre mercado, na livre iniciativa. 
Adam Smith – Mercado (sociedade civil) regido por leis próprias – mão invisível (oferta/procura), livre mercado e na sinergia causada pela procura por benefícios individuais. (deixar a vontade, que tudo se resolve)
Thomas Malthus - Preocupado com o crescimento populacional, afirmava que o Estado não deveria intervir criando legislações protetivas aos mais pobres, necessidade de deixar a natureza atuar no equilíbrio – trabalhadores deveriam receber apenas o suficiente para cobrir despesas básicas, assim diminuiriam a tendência a procriação exagerada. (deixa a natureza equilibrar as coisas. Não precisa proteger)
David Ricardo - - Incentiva a produção industrial (a verdadeira produtora de riquezas de uma nação). A agricultura já recebia incentivos ligados diretamente ao aumento da população. (mais pessoas = necessidade de mais alimentos). (se for para intervir, que ajude quem vai fazer a produção industrial)
· Slide – Finalizando - resumo
1. Iluminismo – pensamento filosófico – questionador – ligado a quebra do pensamento religioso e a ascensão da burguesia 
2. Mudanças – do teocentrismo para o antropocentrismo.
3. Uso da razão – ciência e tecnologia como solucionadoras de todos os problemas.
4. Liberalismos – político e econômico

Continue navegando