Buscar

Prova Etnico Racial e Responsabilidae Social

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Normalmente, quando nos remetemos aos povos originários do Brasil, usamos a designação “índio”, mesmo que de norte ao sul do país, estes indivíduos se diferenciem quanto as práticas culturais, religiosas e sociais. Segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), são por volta de 220 povos, sendo 70 deles isolados, e estima-se que são faladas 180 línguas diferentes.
 
Sobre os antecedentes históricos do termo “índio”, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Quando Cristóvão Colombo chegou o que acreditava ser as índias orientais designou todos os habitantes como índios, homogeneizando uma variedade de culturas.
b. Após a ocupação do Brasil pelos portugueses, aos poucos, estes começaram a chamar todos de índios, imediatamente o próprios habitantes originários se entenderam assim.
c. Hoje é evitado o termo “índio” para se referir aos povos originários, pela carga de preconceito existente no passado. 
d. Quando os povos originários se entenderam como uma mesma categoria, passaram a se denominar índios, isso aconteceu graças a intervenção da FUNAI na designação.
e. Apesar da variedade cultural, os índios mantinham redes de comunicação, migrando de um local para o outro, e, assim se entenderam como um só grupo.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho que se segue:
 
De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõe à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o “mesmo”, à “mesmice”. [...] Reconhecer a diferença é questionar os conceitos homogêneos, estáveis e permanentes que excluem o ou a diferente. As certezas que foram socialmente construídas devem se fragilizar e desvanecer. Para tanto, é preciso desconstruir, pluralizar, ressignificar, reinventar identidades e subjetividades, saberes, valores, convicções, horizonte de sentidos. Somos obrigados a assumir o múltiplo, o plural, o diferente, o híbrido, na sociedade como um todo. (CANDAU, 2005, p.19)
 
CANDAU, Maria Vera. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In CANDAU, Maria Vera (org). Cultura(s) e educação: entre o crítico e pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
 
A partir da leitura do trecho, identifique o conceito-chave que se relaciona com o que foi apresentado:
Escolha uma:
a. Multiculturalismo. 
b. Subjetividade.
c. Padrão.
d. Igualdade.
e. Desigualdade.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Em uma pesquisa de mercado, uma empresa de cosméticos observou que boa parte de seus clientes eram mulheres, jovens, preocupadas com bem-estar sociale com o impacto ambiental dos produtos que consumiam. Na reunião de acionistas para decidir os rumos da empresa, esses dados sobre o público-alvo foram apresentados, porém, muitos se mostraram resistentes quanto à inserção de práticas visando a responsabilidade social. Um dos argumentos levantados foi de que essas ações adicionais iriam exigir muitos recursos da empresa, pois a sua única função seria de maximizar os lucros e não os comprometer com funções que deveriam ser apenas do governo.
 
A partir desta situação-problema, é possível dizer que o argumento dos acionistas:
Escolha uma:
a. Se aproxima das concepções de Milton Friedman sobre o papel da empresa no que diz respeito a responsabilidade social, na medida em que se mostram contrários a tais práticas. 
b. Dialoga com o pensamento de Keith Davis sobre as demandas do público-alvo, que acredita que uma boa imagem da empresa traz retorno financeiro, maximizando os lucros.
c. Se afasta das concepções de Milton Friedman, na medida em que defende a maximação dos lucros e se mostra resistente a adoção de novas práticas, preocupadas com o social.
d. Converge com as concepções de Howard Bowen, que entende que a empresa que melhora a comunidade em que vive contribui para seu próprio desenvolvimento, impactando positivamente nos lucros.
e. Concorda com a visão de Lundborg, pois claramente os acionistas negaram as demandas do público, tomando decisões com base em princípios, mesmo ferindo os lucros.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho que se segue:
 
As informações da PNAD de 1982 indicaram que, no que diz respeito ao acesso ao sistema escolar, uma proporção mais elevada de crianças não-brancas ingressa tardiamente na escola. Além disso, a proporção de pretos e pardos que não têm acesso de todo à escola é três vezes maior que a dos brancos. Estas desigualdades não podem ser explicadas nem por fatores regionais, nem pelas circunstâncias sócio-econômicas das famílias. Embora uma melhor situação sócio-econômica reduza a proporção de crianças que não têm acesso à escola independentemente de sua cor, ainda persiste uma diferença clara nos níveis gerais de acesso entre crianças brancas e não-brancas mesmo nos níveis mais elevados de renda familiar per capita. (HASENBALG; SILVA, 1990, p. 99 apud GUIMARÃES, 2003, p.253)
 
GUIMARÃES, Antônio S. A. Acesso de negros à universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, pp. 247-268, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6208651 Acesso em: 28/07/19.
 
Ainda que muitos jovens negros tenham ingressado nas universidades nos últimos anos, ainda há disparidade com relação à jovens brancos e isso está intimamente ligado a questões históricas. Sobre os antecedentes históricos e atualidade desta realidade, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os negros, igualmente aos brancos pobres, têm sofrido até os dias atuais com a falta de acesso ao ensino de qualidade, o que não se vê com as classes mais abastadas no Brasil. 
b. Por muito tempo os negros foram considerados incapazes de ocupar lugares de prestígio, sendo tratados como inferiores aos brancos nos espaços públicos e instituições de ensino.
c. Com transição democrática da década de 1980 e os direitos proclamados na Constituição Federal, os negros passaram ser a ter acesso as instituições de ensino superior de forma igualitária.
d. Após a abolição houve a preocupação de estabelecer uma política de reparação, por isso, no Brasil, assim o racismo é velado e atualmente pessoas negras ocupam lugares de poder.
e. As políticas para inclusão do negro no sistema de ensino, ocorreu na década de 1930, inspirada pelas contribuições de Gilberto Freyre e sua teoria explicativa: democracia racial.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Uma organização ao adquirir relevância econômica, também se obtém um poder social. Este poder conferido, tanto econômico como social, implica na responsabilidade frente às demandas do contexto em que estão inseridas, entretanto, cada organização encara em graus distintos o envolvimento com relação a estas demandas. (MONTANA; CHARNOV, 2006). Assim, as empresas podem adotar diferentes tipos de abordagens sobre os problemas sociais que as circundam, seja por obrigação social, pela responsabilidade social ou pela sensibilidade social.
 
MONTANA, P; CHARNOV, B. H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
 
Sobre a responsabilidade social, é correto dizer que:
Escolha uma:
a. A organização que deve seguir as leis e as normas que são impostas pela legislação, assimas ações sociais da empresa são guiadas mais pela obrigação.
b. É o grau máximo de envolvimento da organização nas questões sociais, indicando uma completa harmonia da empresa com a comunidade.
c. A empresa tem sensibilidade econômica, utilizando seu poder para interferir nos mais diversos ambitos da sociedade, seja econômico ou social. 
d. A organização abre as portas da empresa para as demandas sociais, se preocupando com problemas de longo prazo que podem afetar a todos.
e. A empresa tem tanto responsabilidades econômicas, quanto sociais, portanto, existe a preocupação social, desde que não afete a empresaeconomicamente. 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questãoTexto da questão
O modelo toyotista de produção, nascente no Japão na década de 1980, foi responsável por mudanças importantes nas relações de trabalho. Cabe dizer que este modelo não ficou restrito ao ambiente fabril e se expandiu para outros segmentos na sociedade capitalista.
 
Sobre o toyotismo e suas consequências para o trabalho analise as seguintes afirmativas:
 
I. Houve uma intelectualização do trabalho, que exige um funcionário ligado às novas tecnologias, mas, por outro lado levou a precarização de funções relativas ao trabalho braçal.
II. Permitiu a participação efetiva do operário braçal nas decisões, levando-o a ser valorizado mesmo sem qualificação.
III. Levou a uma fragmentação da classe trabalhadora, a tornando mais complexa e diferente do que se via no modo de produção fordista ou taylorista.
IV. Continuou as práticas do fordismo e taylorismo no que se refere a alta hierarquização e a concentração de poder e controle nas mãos do chefe.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, apenas.
c. III e IV, apenas.
d. I e III, apenas. 
e.  II e IV, apenas.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
João é um empreendedor que está estruturando seu negócio no setor imobiliário, com base em critérios de desenvolvimento sustentável. Ele tem como ideia principal a noção que seus empreendimentos não causem danos ao meio ambiente, bem como entende que a empresa deva se preocupar com questões sociais e espera, é claro, que a empresa dê lucros. Assim, João se ocupa de seu planejamento baseado nestas dimensões: ambiental, social e econômica.
 
Com base no caso de João é possível dizer que:
Escolha uma:
a. Ele se inspira no modelo Triple Bottom Line e tenta conciliar lucro, pessoas e planeta. 
b. Ele se inspira na sustentabilidade, e tenta conciliar as causas ambientais com os lucros.
c. Ele quer cumprir as obrigações do IBASE, com relação ao desenvolvimento social e ambiental.
d. Ele se inspira nas bases do empreendedorismo, que busca o desenvolvimento sustentável.
e. Ele se afasta dos indicadores do DJSI, na medida em que tenta conciliar meio ambiente com os lucros.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Leia a citação a seguir:
 
“Formada por uma estrutura tripartite, da qual fazem parte governo, trabalhadores e empregadores, visa a OIT traçar políticas que propiciem garantias mínimas favoráveis à classetrabalhadora, minimizando os efeitos e impactos dessa relação. Entretanto, não há como compatibilizar as políticas de flexibilização e desregulamentação das normas trabalhistas, e nisto enxergar algum tipo de vantagem para a classe trabalhadora, já que cada vez mais distante da compreensão de sua fundamental contribuição para a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana, assim como pelo caráter expropriatório que ganha o trabalho, na medida em que é situado enquanto mercadoria, cujo reflexo direto é a própriamercadorização da subjetividade do trabalhador.” (MARQUES, 2008, p.9)
 
MARQUES, A. M. A. Notações sobre o princípio protetor no direito do trabalho na contemporaneidade e a precarização do trabalho humano. Revista Jurídica [online]. Brasília, v. 1, n. 91, pp. 01-31, jun./set., 2008. Disponível em: https://revistajuridica.presidencia.gov.br/index.php/saj/article/view/217/206 Acesso em: 14/07/19.
 
A partir da leitura deste trecho é possível interpretar que:
Escolha uma:
a. O Estado deve estabelecer um compromisso com as empresas para evitar a apropriação da subjetividade do trabalhador, mas afasta-se da proteção dos direitos deste, que é responsabilidade de entes privados.
b. Não cabe ao Estado se envolver nas relações entre patrões e empregados, isso porque o trabalhador está livre para escolher suas oportunidades e submete-se à condições insalubres por vontade própria.
c. A flexibilização das normas trabalhistas por parte do Estado é um forma eficaz de proteger o emprego dos trabalhadores, por isso, é uma medida essencial para a proteção da dignidade da pessoa humana.
d. As políticas de Estado devem atuar como mediadores na relação patrões/empregados, ciente da posição privilegiada dos primeiros, para que o trabalho seja corresponde aos princípios de dignidade. 
e. O Estado deve se manter neutro no que se refere à relação entre patrões e empregados, pois ambos possuem recursos e possibilidades de se defender e apresentar seus pontos de vista com equidade.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
É comum hoje que se acredite que não existem diferenças de raça no Brasil, mas sim que há diferenças entre classes sociais e estas que seriam as responsáveis pela desigualdade social e pela falta de oportunidades. Além disso, tem-se a crença de que o Brasil, por ser um país miscigenado – onde seria impossível de distinguir branco, do pardo, do negro – não se veria com maus olhos as populações não-brancas. (ARAUJO, 2010). No entanto, essa visão de mundo torna-se cada vez mais frágil e dados consistentes chocam com essa crença, que foi construída historicamente com interesses específicos.
 
Assim, podemos entender que essa crença tem origem:
Escolha uma:
a. No mito da democracia racial, que esconde os conflitos raciais no país. 
b. Na pobreza da maioria da população, que não acesso à educação.
c. Na concentração de renda da população parda e negra.
d. No racismo do negros contra os próprios negros, gerando conflitos.
e. Na violência urbana, que gera episódios de racismo no país.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A articulação entre a mentalidade empresarial com as questões sociais é recente no Brasil. As primeiras associações são nascentes da década de 1960. Após um turbulento período de ditadura militar, outras formas de organização mais influentes começaram a surgir na década de 1980, como foi o caso do FIDES – Fundação Instituto Empresarial. (FILHO, 2012).
 
FILHO, C. A. et al. Ética, transparência e sustentabilidade. In: MARQUES, V. L FILHO, C. A. (Orgs). Responsabilidade social conceitos e práticas: construindo o caminho para a sustentabilidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2012, p. 18-38.
 
O FIDES tinha como meta:
Escolha uma:
a. Trazer inovação vindo de experiências em terras estrangeiras com as metas de responsabilidade social e humanização dos lucros.
b. Apresentar novas tendências de mercado à nível mundial, fazendo com que as empresas brasileiras fossem mais competitivas.
c. Trazer um novo nicho de mercado para as empresas brasileiras, após o recrudescimento do regime militar frente aos movimentos sociais.
d. Ser a primeira organização que visava a responsabilidade social, com o fim único de humanizar as empresas e cuidar das demandas econômicas.
e. Trazer um aspecto mais humano às empresas, as integrando com a sociedade, também tentava fazer balanços sociais entre as empresas. 
Questão 11
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
O termo etnicidade tem sido trabalhado muito recentemente, graças a questões levantadas na atualidade tais como imigração, racismo, violência urbana e nacionalismos. É importante compreender que, como qualquer outro conceito, etnicidade é um termo histórico, que foi entendido por pesquisadores de diversas formas no decorrer da história.
 
Tendo em vista os diferentes contextos históricos que o termo etnicidade aparece, considere as seguintes asserções:
 
I. Na década de 1920, após o fim da primeira guerra, surgem as discussões sobre grupos étnicos. A formulação do conceito se deu após anos de imperialismo nas Américas e continente Africano.
II. Em 1952, Hughes e Mac Gill Hughes, destacam a questão etnocêntrica e o poder de nomear grupo. Fazem isso, com base na pesquisa que indagava da onde vinha os ancestrais das pessoas entrevistadas.
III. Na década de 1960, Wallerstein e Gordon, usam etnicidade não para designar pertença a um determinado grupo, mas sim discutem os sentimentos, especialmente de lealdade que um povo partilha.
IV. Na década de 1990, Brass, munido da ideia que umgrupo étnico é definido pelas suas heranças culturais, entende que a etnicidade é categoria importante para entender a diferenciação cultural.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. II, III e IV, apenas. 
b. I e II, apenas.
c. IV apenas.
d. III e IV apenas.
e. II e III, apenas.
Questão 12
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Observe a imagem a seguir:
A partir da imagem, assinale a alternativa correta sobre os graus de responsabilidade social de uma organização:
Escolha uma:
a. A proação diz respeito à organização que absorve somente as demandas sociais capaz de gerar lucros para a instituição.
b.
Uma organização que nega a responsabilidade social, tem uma estratégia obstrucionista, dando prioridade às questões econômicas. 
c. Uma organização que aceita tacitamente a responsabilidade social, utiliza-se da estratégia defensiva, defendendo a igualdade social.
d.
Ao utilizar-se da estratégia da acomodação, uma organização nega as responsabilidade social e se acomoda em oferecer bons produtos.
e. Uma organização que usa da estratégia reativa, tem como critério base o atendimentos das demandas sociais, que vem antes do lucro.
Questão 13
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil constitui-se como crime inafiançável o crime de racismo, bem existem previsões legais punitivas para tratar a injúria racial. Tais medidas surgem no contexto de um país marcado pela escravidão e por todo aparato social que parecia justificar aquela instituição. O racismo, portanto, foi sendo construído historicamente e seus reflexos são explícitos, nas mais variadas formas, até os dias atuais.
 
Sobre o racismo assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Acontece na mesma medida entre brancos e negros, pois as relações de poder nos dois grupos tem a mesma relevância atualmente.
b. É verdadeiro apenas quando uma pessoa dirige-se a outra, desrespeitando-a por suas características físicas.
c. É pontual no Brasil, ou seja, acontece de modo restrito e as autoridades conseguem manter o controle sobre o ato dos racistas.
d. Representa o entendimento de que características intelectuais e morais de um grupo se dá por consequências de suas características físicas. 
e. Brancos e pardos são as principais vítimas de racismo no Brasil, isso acontece por serem grupos estatisticamente maiores.
Questão 14
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Leia a citação a seguir:
 
Tanto o conceito de raça quanto o de etnia são hoje ideologicamente manipulados. É esse duplo uso que cria confusão na mente dos jovens pesquisadores ou iniciantes. A confusão está justamente no uso não claramente definido dos conceitos de raça e etnia que se refletem bem nas expressões tais como as de “identidade racial negra”, “identidade étnica negra”, “identidade étnico-racial negra”, etc. (MUNANGA, 2012, p. 13)
 
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Inclusão Social, um debate necessário. UniversidadeFederal de Minas Gerais, 2012. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdfAcesso em: 27/07/19.
 
Sobre a relação entre os conceitos de etnia e raça, analise as seguintes afirmativas.
 
I. Raça está relacionada com questões morfológicas e biológicas, já etnia ocupa dimensões socioculturais, psicológicas e históricas.
II. É possível dizer que populações brancas, amarelas e negras são etnias em si e não raças propriamente ditas.
III. A partir da definição de etnia é possível dizer que os latino-americanos da atualidade são uma etnia.
IV. Raça e etnia são sinônimos absolutos usados para designar semelhanças físicas, psicológicas e históricas de um povo.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. I, II e III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. III e IV, apenas.
d. I, apenas. 
e. II e III, apenas.
Questão 15
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A partir da década de 1990, nos governos Collor e FHC, houve a intencionalidade de tornar a indústria brasileira mais dinâmica e competitiva frente ao mercado mundial. Por isso, ações como a privatização de setores produtivos e a modernização do parque industrial, foram elementos impactantes no mundo do emprego.
 
Uma das consequências destas mudanças foi:
Escolha uma:
a. O aumento do número de desempregados, especialmente na indústria, que foi impulsionada pela inserção de novas tecnologias e aumento das importações. 
b. Aumento da oferta de empregos, principalmente no setor de serviços, levadas a cabo graças a ascensão da classe média e diminuição da pobreza;
c. O impeachment de Fernando Collor, por não conseguir cumprir as metas relacionadas à economia brasileira e afundar o país em recessão.
d. A criação do plano real, criando uma moeda mais competitiva internacionalmente e trazendo protagonismo a indústria de automóveis e serviços.
e. Melhora da economia, impulsionada pela indústria, como não se tinha visto desde o “milagre econômico” no final da década de 1960.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Pular

Continue navegando