Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociologia 
	Avaliação:
	Avaliação II - 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947), analisando a época contemporânea, observou que uma modalidade específica de racionalidade atua no interior da sociedade, comprometendo negativamente as questões éticas, a dignidade humana, bem como o pensar e agir crítico diante da realidade. Como foi conceituada essa racionalidade?
	 a)
	Racionalidade funcional.
	 b)
	Racionalidade orgânica.
	 c)
	Racionalidade natural.
	 d)
	Racionalidade substantiva.
	2.
	A pós-modernidade é identificada com as graduais mudanças e transformações que ocorreram nas áreas das ciências, artes, informática e eletrônica. Além de iniciar a partir da segunda metade do século XX, como é caracterizada a pós-modernidade?
	 a)
	A junção do êxodo rural com o aparecimento das primeiras cidades fabris da Europa.
	 b)
	Fatos econômicos que marcam a passagem entre a Idade Média e a Idade Moderna.
	 c)
	Uma história ultrapassada e tradicional que se concentrou na fase inicial da Revolução Industrial.
	 d)
	Um período de constantes transformações, incertezas e ampliação das tecnologias da informação e comunicação.
	3.
	Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982) analisou que as circunstâncias sociais das sociedades industriais avançadas exigiam que o homem contemporâneo apresentasse uma postura autônoma, consciência crítica voltada ao empreendedorismo, e que reunia valores éticos, ou seja, capazes de superar os desafios postulados tanto pela sociedade industrial/racional como pela sociedade pós-industrial. Nesse sentido, qual foi a definição atribuída a esse homem?
	 a)
	Homem reativo.
	 b)
	Homem operacional.
	 c)
	Homem parentético.
	 d)
	Homem funcional.
	4.
	A "crise" da Modernidade é um processo de passagem para a Pós-modernidade, é um momento no qual a sociedade tem buscado afastar-se da racionalização e do cientificismo. Segundo Barth (2007), algumas das ideologias presentes na vida do homem pós-moderno são perfeitamente claras e observáveis. Sobre essas ideologias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Permissivismo. 
II- Hedonismo.
III- Relativismo.
(    ) O que se postula é o prazer acima de tudo, a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências.
(    ) Tudo é permitido e, neste sentido, tudo é bom, desde que você se sinta bem.
(    ) A subjetividade dita as regras, e não há nada absoluto, nada totalmente bom ou mau e as verdades são oscilantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p. 89-108, mar. 2007.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	5.
	A lógica do pensamento mecanicista reside na ideia de que as funções devem ser claras e definidas, sendo que o padrão de atuação dos envolvidos não pode ir além do estipulado, propiciando um cenário rotinizado, burocratizado e altamente planejado. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em algumas organizações, o modo mecanicista pode oferecer bases para uma operação eficaz. Em outras, porém, pode ter consequências desastrosas. Frente a isso, um dos maiores desafios com que se deparam muitas organizações é substituir esse tipo de organização e pensamento por ideias e enfoques novos.
(    ) A abordagem do homem mecanicista implica dizer que o trabalhador é livre para pensar e apontar ideias inovadoras.
(    ) Uma das críticas feitas ao modelo mecanicista pode ser observada no filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	6.
	O sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947), ao analisar a sociedade contemporânea, em especial as posturas e comportamentos do homem nos espaços produtivos e de sociabilidade, teorizou sobre dois tipos de racionalidades, sendo a ?racionalidade funcional? e a ?racionalidade substantiva?. Acerca da racionalidade funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta forma de racionalidade diz respeito ao comportamento, conduta e caráter que busca, simplesmente, atingir uma determinada meta.
(    ) Neste modo de racionalidade, a capacidade de julgamento e pensamento crítico do sujeito é comprometida diante da necessidade de produção e funcionalidade dos processos produtivos.
(    ) As diferenças de opiniões, gostos e posturas são entendidas como potencial criativo e são levadas em conta a fim de oxigenar e enriquecer os processos produtivos no interior das organizações.
(    ) No interior das organizações assim caracterizadas, os valores éticos, os direitos humanos e do trabalhador acabam sendo desprestigiados, desde os processos criativos, a produção e circulação de produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Para Morgan (1999), é necessário ler as organizações das mais variadas formas. A sua obra Imagens da Organização apresenta certas metáforas para as organizações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as metáforas postuladas por Morgan:  
FONTE: MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1999.
	 a)
	As organizações vistas como máquinas; as organizações vistas como cultura; as organizações vistas como ferramentas de manutenção da ordem.
	 b)
	As organizações vistas como organismos; as organizações vistas como instrumento de dominação; as organizações vistas como tradição.
	 c)
	As organizações vistas como máquinas; as organizações vistas como unidades apolíticas; as organizações vistas como cérebros.
	 d)
	As organizações vistas como organismos; as organizações vistas como fluxo e transformações; as organizações vistas como instrumento de dominação.
	8.
	Na atualidade, os espaços de trabalho de empresas e corporações nos ambiente produtivos são formados cada vez mais por integrantes oriundos de diferentes gerações. Nesse quadro, foram identificadas as gerações X e Y, que foram influenciadas por diferentes vivências históricas, as influências que receberam ao longo do processo de desenvolvimento e formação, bem como o acesso que tiveram com relação às ferramentas tecnológicas. Com relação à geração X, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É uma geração que está acostumada com a informação imediata e visual, com os videogames, realidades em 3D; para se expressar e comunicar com o mundo se utilizam das redes sociais, blogs e SMS.
	 b)
	Corresponde à geração que nasceu entre os anos 1960 e início dos anos 1980. Foi uma geração que conviveu com os momentos históricos da Guerra Fria; apresentam uma espécie de cinismo e desilusão com relação aos valores de sua época.
	 c)
	Esta geração costuma ser silenciosa e contundente, sabem o que querem alcançar, não são polemizadores, possuem alto nível de formação e não costumam obedecer a hierarquias.
	 d)
	Nascidos na década de 90, são fortemente estimulados pela internet e videogames, o que, conforme o entendimento de alguns especialistas, é responsável pelo desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro.
	9.
	O pensamento mecanicista influenciou, e, em certa medida, ainda influencia, o campo da educação. A educação mecanicista reproduz o receituário de aplicação de ideias prontas e previamente planejadas, estabelecendo uma ordem burocrática e igualmente rotinizada. Sobre as consequências do mecanicismo na educação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não se incentivam os alunos a pensar de forma autônoma e crítica.
	 b)
	A educação é vista como transmissão e assimilação de ideias prontas e acabadas. Não se ensinao aluno a questionar e nem a expressar pensamentos próprios.
	 c)
	O aluno é ativo na construção do conhecimento e busca transformar o meio em que vive.
	 d)
	O conteúdo das disciplinas é ensinado de forma interdisciplinar. Os professores planejam as atividades em conjunto.
	10.
	Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina rotiniza a produção. A qual autor o exposto se refere?
	 a)
	Weber.
	 b)
	Comte.
	 c)
	Guerreiro Ramos.
	 d)
	Marx.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina