Buscar

Lipídeos Metabolismo corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Bioquímica: 
Acadêmicas: Érica Ulchak Palmieri e Thais de Souza
Lipídeos Metabolismo: 
Para recordar 
1. Como se chama a via de degradação dos ácidos graxos e onde ela ocorre? 
R: A via de degradação se chama beta- oxidase e a degradação ocorrem na matriz mitocondrial.
2. Que produtos são gerados após um ciclo de beta-oxidação?
R: Em que fragmentos de dois carbonos são removidos da terminal carboxila da acil - CoA, produzindo acetil-CoA, NADH e FADH 2.
3. Qual o destino dos produtos da beta -oxidação?
R: O acetil-CoA gerado pela beta-oxidação entra no ciclo de Krebs, onde será completamente degradado para a geração de energia. O NADH e o FADH2 irão transferir seus elétrons/hidrogênios ao O2 pelo transporte de elétrons e fosforilação oxidativa.
4. Qual ou quais as vantagens de se armazenar energia na forma de gordura? 
R: Porque quando à falta de suprimentos de glicose por longos períodos o organismo pode usar a energia armazenada em forma de gordura para produzir a glicose necessária para manter as funções metabólicas do organismo.
5. Compare os rendimentos energéticos do metabolismo oxidativo da glicose e do ácido esteárico. Calcule com base em equivalentes de ATP por carbono.
R: A oxidação completa de um ácido graxo exige a cooperação entre o ciclo de Lynen, que converte o ácido graxo a acetil-CoA, e o ciclo de Krebs, que oxida o radical acetil a CO2.
Em cada volta do ciclo de Lynen, há produção de 1 FADH2, 1 NADH, 1 acetil-CoA e 1 acil-CoA com dois átomos de carbono a menos que o ácido graxo original.
Sempre que o número de átomos de carbono do ácido graxo for par, a última volta do ciclo de oxidação inicia-se com uma acil-CoA de quatro carbonos, a butiril-CoA, e, neste caso, são produzidas 2 acetil-CoA, além de FADH2 e NADH.
O número de voltas percorridas por um ácido graxo até sua conversão total a acetil-CoA dependerá, naturalmente, do seu número de átomos de carbono. Assim sendo, para a oxidação completa de uma molécula de ácido palmítico, que tem 16 átomos de carbono, são necessárias sete voltas no ciclo, com a produção de 8 acetil-CoA. A oxidação de cada acetil-CoA no ciclo de Krebs origina 3 NADH, 1 FADH2 e 1 GTP. Pela fosforilação oxidativa completa do formam, respectivamente, 3 e 2 ATP. A produção de ATP formado (131) deve ser descontado o gasto inicial na reação de ativação do ácido graxo, onde há conversão de ATP e AMP + 2Pi e, portanto, consumo de duas ligações ricas em energia, o que equivaleria a um gasto de 2 ATP. O rendimento final da oxidação do ácido palmítico será, então, 129 ATP.
6. O glicerol é resultante de que processo? Onde e como o glicerol será metabolizado? 
R: O glicerol é resultante do processo por ação de lipases, presentes nos adipócitos, que hidrolisam os triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol, oxidados por vias diferentes O glicerol proveniente da degradação dos triglicerídeos é metabolizado no fígado, onde é convertido a diidroxiacetona fosfato, um intermediário da glicólise e da gliconeogênese; assim, dependendo do estado fisiológico do organismo, o glicerol tanto pode participar da glicólise hepática, quanto servir como substrato para a gliconeogênese do fígado. 
7. Quais são os caminhos de ácidos graxos (componentes dos lipídeos) que entram em uma célula (p. ex. células do músculo esquelético), ou seja, descreva o destino dos ácidos graxos no fígado? 
R: Eles armazenados e degradados.
8. O catabolismo de lipídeos ocorre em anaerobiose?
R: Não, os lipídeos não são degradados para fins energéticos em anaerobiose. O catabolismo de lipídeos é exclusivamente aeróbico.
9. Em que condições ocorrem a degradação dos triglicerídeos armazenados no tecido adiposo. Quais são os compostos que resultam da hidrólise dos triglicerídeos pela enzima lipase presente nos adipócitos. Qual o destino desses produtos? 
R: Os ácidos graxos, constituintes dos triacilgliceróis, podem diretamente da dieta ou serem sintetizados a partir de carboidratos, principalmente, e de proteínas. Neste último caso, os carboidratos e os aminoácidos são degradados até acetil-CoA e oxaloacetato. A síntese de ácidos graxos ocorre no citossol, para onde deve ser transportada a acetil-CoA formada em mitocôndria. Da condensação de acetil-CoA e oxaloacetato, forma-se citrato. Se a carga energética celular for alta (alta concentração de ATP), o citrato não pode ser oxidado pelo ciclo de Krebs em virtude da ambição da isocitrato desidrogenase e é transportado para a citossol, onde é cindido em oxaloacetato e acetil-CoA, à custa de ATP, numa reação catalisada pela citrato liase.
10. Qual o papel da albumina no metabolismo de lipídeos?
R: A albumina é uma proteína encontrada no plasma humano e atua no metabolismo de lipídeos transportando os ácidos graxos provenientes da degradação dos triglicerídeos do tecido adiposo através da corrente sanguínea. 
11. A carnitina tem papel ativo: 
( A ) No transporte de ácidos graxos através da membrana plasmática para o citosol . 
( B ) Na ativação dos ácidos graxos no citosol . 
( C ) Como regulador alostérico da acil CoA desidrogenase . 
( D ) No transporte de ácidos graxos através da membrana mitocondrial interna . Justificativa: Age como facilitadora no transporte de Acido graxo por difusão facilitada, criando canais.
( E ) Como um transportador de acetato durante a conversão de Acetil CoA em corpos cetônicos. 
Justifique sua resposta: 
12. Em que momentos metabólicos podem ocorrer à oxidação de ácidos graxos? Quais os hormônios que regulam este processo? Quais os locais que ocorre o processo de oxidação? 
R: A oxidação de ácidos graxos ocorre para haver produção de energia, em momentos de necessidade do organismo. Ácidos graxos são mobilizados dos adipócitos por estímulo dos hormônios glucagon e epinefrina. Estes hormônios ativam a lipase hormônio-sensível. Esse processo de oxidação acontece dentro das mitocôndrias.
13. Qual a função da carnitina-acil- transferease (CAT I e CAT II)? Resumidamente. 
R: O sistema de transporte de ácidos graxos dependente de L-carnitina é composto por três subunidades proteicas: carnitina aciltransferase I (CAT I), carnitina aciltransferase II (CAT II) e acilcarnitina translocase. A CAT I está presente no lado externo da membrana mitocondrial interna, enquanto quantidades equimolares de CAT II encontram-se no lado interno desta membrana. A acilcarnitina translocase é uma proteína transmembrana que atravessa a membrana mitocondrial interna. CAT I e CAT II catalisam a formação e hidrólise de L-acilcarnitinas.
14. Defina cetogênese.
R: Cetogênese é a via metabólica de síntese de corpos cetônicos que ocorre no interior das mitocôndrias hepáticas a partir do excesso de acetil-CoA.
15. O que são corpos cetônicos? Quem são eles? 
R: Corpos cetonicos são substancias produzidas pelo fígado, durante o jejun. São três os compostos referidos como corpos cetonicos: aceto-acetato, acetona e hidroxi-butirato.
16. Em que situações podem ocorrer a síntese de corpos cetônicos (cetogênese)?
R: A síntese ocorre quando o nível sérico de ácidos graxos esta elevado, como no jejum ou como resultado de uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos.
17. Qual local de síntese dos corpos cetônicos e partir de que composto são produzidos?
 R: As enzimas para a realização da síntese encontram se principalmente no fígado.
O fígado é inundado com ácidos graxos mobilizados do tecido adiposo. Como resultado, eleva se a produção de acetil-CoA hepática, principalmente pela degradação dos ácidos graxos, e a acetil-CoA inibe a piruvato-desidrogenase e ativa a priruvato-carboxilase. O oxelacetato produzido é usado pelo fígado na gliconeogênese, mais do que no ciclo do ácido cítrico. Assim a Acetil- CoA é canalizada para síntese de corpos cetônicos.
18. Qual o substrato para a síntese de corpos cetônicos? Onde ocorre esta síntese? 
R: O substrato para a síntese de corpos cetônicos é o ácido graxos, sua síntese ocorre na mitocôndria do fígado.
19. Qual a função dos corpos cetônicos nos tecidos extra-hepáticos?Por que o fígado não utiliza corpos cetônicos?
R: A função dos corpos cetônicos é para ser usado como energia nos outros tecidos não hepáticos como tecidos muscular esqueléticos, cardíacos e córtex renal que utilizam essa fonte como energia para as células desenvolverem suas funções. Embora o fígado produza corpos cetônicos, não possui a enzima tioforase, sendo assim incapaz de usar corpos cetônicos como combustível.

Continue navegando