Buscar

Prova 2º bim zoonose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE ZOONOSES E SAUDE PUBLICA
1) Justificativa da questão “A bactéria Burkholderia mallei, agente etiológico do mormo, causa transtornos respiratórios e cutâneos nos equinos e é uma zoonose grave, de curso quase sempre fatal. Dentre os testes laboratoriais utilizados para o diagnóstico,a legislação brasileira, bem como o Código Zoossanitário Internacional, recomendam:
· Fixação do complemento e reação em cadeia da polimerase.
· Fixação do complemento e teste da maleína (maleinização).
· Histopatologia e isolamento do agente.
· Teste da maleína (maleinização) e isolamento do agente.
· Isolamento do agente e prova de soroaglutinação.”
 1-Esta alternativa esta correta, segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) a principal forma de diagnóstico do mormo é através da realização dos testes de fixação de complemente e maleinização, o teste de fixação do complemento deve ser realizado entre a 4º e a 12º semana pós infecção, em casos de animais reagentes porém sem sinais clínicos, negativos com sinais clínicos ou inconclusivos estes devem ser submetidos ao teste de maleinização, que consiste em um teste de hipersensibilidade do tipo IV, assim, associamos os dois testes para ter certeza do diagnóstico e eliminar falso-negativo.
2) Justificativa da questão “A hantavirose, doença aguda caracterizada por problemas renais e pulmonares, é considerada uma zoonose emergente. A respeito da doença, assinale a alternativa correta:
· Após infecção viral, o quadro renal é o mais prevalente.
· No Brasil, os indivíduos mais susceptíveis ao vírus são aqueles que vivem em condições precárias no meio rural.
· Os hantavírus são vírus não envelopados, apresentando alta taxa de resistência quando submetidos às condições ambientais.
· As espécies virais relacionadas com a doença em nosso país infectam principalmente roedores das espécies Rattus rattus e Rattus norvergicus.
· Nenhuma das alternativas está correta.”
 2- Esta alternativa esta correta, segundo pesquisas epidemiológicos, aproximadamente 75% dos indivíduos acometidos pelo vírus vive no meio rural ou silvestre, e 50% dos contaminados praticavam atividades agropecuárias e/ou pecuária, logo, este publico é mais suscetível a doença. 
3) Justificativa da questão “Em 1985, foram contabilizados 8.959 registros de leishmaniose visceral desde os primeiros casos identificados por Henrique Penna em 1932. No entanto, esse quadro se agravou. O Ministério da Saúde registrou, no período compreendido entre 1990 e 2007, 53.480 casos e 1.750 mortes. A leishmaniose visceral está mais agressiva. Matava três de cada cem pessoas que a contraíam em 2000. Hoje mata sete. Além disso, foi considerada por muito tempo um problema exclusivamente silvestre ou restrito às áreas rurais do Brasil. Não é mais. Nas últimas três décadas, desde que as autoridades da saúde começaram a identificar casos contraídos nas cidades, a leishmaniose visceral urbanizou-se e se espalhou por quase todo o território nacional. A chegada do mosquito-palha às cidades foi acompanhada de um complicador. Com a sombra e a terra fresca dos quintais, o inseto encontrou uma formidável fonte de sangue que as pessoas gostam de manter ao seu lado: o cão, que contrai a infecção facilmente e se torna tão debilitado quanto seus donos. Uma doença anunciada. In: Pesquisa Fapesp, nº 151, set./2008 (com adaptações).
A prefeitura de um município composto por uma cidade de médio porte, zona rural e áreas de mata nativa, solicitou a um biólogo que elaborasse um plano de ação para evitar o avanço da leishmaniose visceral em sua região. O plano elaborado sugeria várias ações.
Considerando o texto e a situação hipotética acima apresentados, seria inadequada a ação que propusesse:
· Adotar medidas de proteção contra as picadas do mosquito para trabalhadores que adentrem áreas de floresta próxima da cidade.
· Controlar a população de cães domésticos, incluindo a eutanásia de animais infectados em áreas com alta incidência de casos.
· Implementar sistema de coleta e tratamento de esgotos nas áreas em que houvesse alta incidência de casos.
· Controlar o desmatamento em áreas naturais próximas da área urbana da cidade em questão.
· Promover medidas educativas da população, principalmente em relação aos hábitos do mosquito transmissor.
3- A ação mais inadequada seria implementar sistema de coleta e tratamento de esgotos nas áreas em que houvesse alta incidência de casos, primeiramente devemos ressaltar que a leishmaniose visceral é transmitida através da picada do mosquito, logo, é de suma importância buscar formas de prevenção para trabalhadores florestais e moradores rurais, controlando o desmatamento, além disso, é necessário o controle de animais infectados e promover medidas educativas a população para ter mais informação sobre a doença como: transmissão e profilaxia.
4) Justificativa da questão “A esporotricose é considerada uma zoonose emergente, de etiologia fúngica, caracterizada por micose cutânea ou extracutânea, de evolução subaguda ou crônica. Assinale a alternativa correta a respeito da doença.
· A doença é causada por fungos pluricelulares (bolo) do gênero Sporothrix.
· Apenas a espécie Sporothrix schenckii é capaz de causar a doença.
· Várias espécies animais podem se infectar com o fungo, no entanto, os felinos são as principais fontes de infecção para o homem.
· O fungo infecta apenas o tecido cutâneo.
· Nenhuma das alternativas está correta.”
4-Esta alternativa esta correta, várias espécies podem se infectar com este fungo, como equídeos, cães, gatos, bovinos, suínos e roedores, porém os felinos são as principais fontes de infecção para o homem, isto se deve a vários fatores, primeiramente, por terem o hábito de vida livre e enterrar suas fezes no solo, além de arranhar madeiras e caules de árvores, felinos possuem mais chance de entrar em contato com o fungo patológico no ambiente, e como o é uma espécie domestica para os humanos, logo, transmitem a doença para o homem. 
A alternativa A está incorreta uma vez que a doença é causada por fungos dimórficos que causam a infecção unicelular (leveduras) e pluricelulares (bolores) e não somente pluricelulares como citado na alternativa. Já a alternativa B está incorreta pois 4 espécies são patogênicas (S. schenckii, S. brasiliensis, S. globosa e S. luriei). A alternativa D encontrasse incorreta uma vez que este fungo pode atingir os tecidos subcutâneos, linfáticos e até mesmo a via hematogênia. E a alternativa E encontrasse incorreta uma vez que a alternativa C encontrasse correta.
 
5) Justificativa da questão “A respeito das principais espécies de roedores que atuam como reservatórios dos hantavírus no Brasil, analise as afirmativas abaixo:
I – O gênero Oligoryzomys é composto por espécies com hábito terrestre e que constroem seus ninhos em buracos no solo ou amontoados de folhas. Tem predileção pela ingestão de frutas, sementes e grama.
II – Roedores do gênero Calomys tem hábito diurno, sendo encontrados a luz do dia ingerindo sementes e grama.
III – Roedores do gênero Akodon são encontrados durante o crepúsculo e no período noturno. Sua alimentação se basei na ingestão de sementes e insetos.
IV – A espécie Necromys lasiurus possui hábito matutino e crepuscular, podendo ser encontrada em todos os estados brasileiros.
Assinale a alternativa correta:
· As afirmativas I, II e III estão corretas.
· As afirmativas I, III e IV estão corretas.
· As afirmativas II, III e IV estão corretas.
· As afirmativas I, II e IV estão corretas.
· Todas as afirmativas estão corretas.”
5- As afirmativas I, III e IV estão corretas, apenas a alternativa II esta incorreta, isto porque os roedores do gênero Calomys são animais terrestres mas possuem hábito noturno e não diurno como indica a questão. 
1- Quais as principais formas de transmissão da esporotricose e qual o papel do gato na transmissão da doença?  (1,0 ponto)
As principais formas de transmissão da esporotricose ocorre devido contato com ciclo de vida: micelial (de filamentos) ou levedura (parasitária), em sua formamicelial, o fungo está presente na natureza, em solos ricos em material orgânico, como árvores e vegetação em estado de decomposição, em sua forma de levedura ocorre a infecção do ser humano e animais, a transmissão ocorre pelo contato do fungo pela pele ou mucosa através de traumas decorrentes de acidentes com espinhos, farpas, madeira e materiais orgânicos em decomposição, ou através de arranhadura e mordedura de animais contaminados, como é o caso mais recorrente de gatos, isto ocorre pois os felinos são animais de vida livre que possuem muito contato com o ambiente, logo eles podem adquirir a doença na rua e trazer para dentro de casa transmitindo aos seus donos
2- Explique por que a Leishmaniose é considerar uma doença infecciosa, porém, não contagiosa.  (1,0 ponto)
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, isso ocorre pois para haver a transmissão dele é necessário um vetor para a transmissão do protozoário, no caso o barbeiro, logo, mesmo que uma pessoa/ anmal esteja contaminado com a doença ela não consegue transmitir para ouro ser humano através de contato e/ou secreções, logo, ela infecta o humano mas não se espalha através deste.

Outros materiais