Buscar

PROJETO 02 - USO DAS TICS AULAS DE HISTÓRIA

Prévia do material em texto

O USO DA TICs EM AULAS DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS.
Brejão
2017
INDICE:
1- JUSTIFICATIVA;
2- OBJETIVOS:
 2.1 OBJETIVO GERAL;
 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFIICOS;
3- ATIVIDADES;
4- FONTES;
5- PÚBLICO ALVO;
6- DURAÇÃO;
7- AVALIAÇÃO:
 7.1 AVALIAÇÃO DO PROJETO;
 7.2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;
1- JUSTIFICATIVA 
É fundamental que desde o início da escolaridade os alunos possam perceber a pluralidade e a diversidade das experiências individuais e coletivas, compreendendo-as no constante processo de mudanças e permanências, adquirindo a habilidade de analisar as relações, as diferenças, as semelhanças, as desigualdades e as mudanças. Mudanças essas que podem ser atribuídas à sala de aula e a forma de como tratar os conteúdos do ensino de História baseados em novas formas e instrumentos de acesso e aprimoramento do conhecimento histórico. Sabendo das próprias dificuldades que os professores encontram para ensinar História, foram elaboradas algumas sugestões de trabalho para orientá-los nessa tarefa, baseadas é claro, no atual desenvolvimento técnico-científico, trazendo à tona, o mundo e suas diferentes relações sociais em meio à tecnologia da informação e da comunicação, vislumbrando assim, um melhor e mais proveitoso ensino de História e uma inclusão digital tão esperada e necessária em nossos dias. Esse projeto possibilita ao aluno o contato com essas variadas possibilidades de integração e envolvimento com as novas tecnologias, focalizadas na produção e edição de vídeos que expressem o conteúdo histórico abordado na sala de aula, trazendo a visão de entendimento da importante relação entre o passado e o presente para a construção de uma vida melhor e consciente. O projeto não busca a negação das tradições formais de linguagem para o conhecimento, utilizadas como sempre, nas práticas pedagógicas, mas tem por objetivo reconhecer novas formas e experiências cognitivas, deixando a escola no centro das transformações do mundo contemporâneo. É desse modo, que podemos trazer à tona acontecimentos, personagens e lugares comuns ao alunado, em conjunto com os conteúdos trabalhados em sala de aula, possibilitando assim, uma determinada aproximação com a disciplina, percebendo a relação dialética entre passado e presente, não somente vista em uma história geral, ou do Brasil, uma história mais próxima do cotidiano do aluno, baseada na produção e utilização da TIC. Esse tipo de estudo tem por objetivo buscar subsídios que auxiliem na compreensão da história das sociedades, da cultura, dos povos, unidos pelo desenvolvimento das tecnologias.
2- OBJETIVOS
 2.1 OBJETIVO GERAL:
Enfatizar os alunos a cerca do uso da TIC, sobretudo, dos vídeos e de sua importância para o desenvolvimento social, crítico e histórico e inclusão digital, envolvendo o conhecimento e a aprendizagem sobre a história e as tecnologias, desde a análise do conteúdo, da produção dos vídeos, da edição e da finalidade histórica para que foram criados.
 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer a importância do uso da TIC em seus diferentes aspectos e especificidades;
- Motivar a valorização da história baseada em uma abordagem e visão contemporânea por meio do uso de novas tecnologias;
- Despertar o gosto pela produção e edição de vídeos;
- Estudar os principais motivos que levam a utilização da TIC nas aulas de História;
- Refletir sobre as mudanças e permanências e a participação das sociedades na relação com as novas tecnologias de informação e comunicação.
3- ATIVIDADES
Atividades que possibilitem a reflexão do aluno, buscando uma real participação do mesmo, nas produções, abordagens, discussões e na edição dos vídeos a cerca do projeto, auxiliadas pelo professor.
4- FONTES
O projeto visa à utilização das seguintes fontes: textos documentais, jornais, revistas, gravações, vídeos e documentários.
5 – PÚBLICO ALVO
O projeto encontra-se voltado para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que estudam dentre outros conteúdos, a formação das civilizações, e consequentemente, das sociedades e das culturas, tornando-se cientes da importância da história em contato com as novas tecnologias de informação e comunicação, para que ocorra uma determinada adaptação a esse tipo de estudo, ou seja, o ensino de História auxiliado pela própria tecnologia. 
6- DURAÇÃO
 
O desenvolvimento do projeto visa uma duração máxima de seis aulas, suficientes para que os alunos possam refletir, produzir, apresentar e avaliar as suas aprendizagens.
7- AVALIAÇÃO
 7.1 AVALIAÇÃO DO PROJETO:
A avaliação do projeto está centrada no processo de ensino aprendizagem, que tem como objetivo diagnosticar, registrar os processos e orientar as dificuldades, adequando os alunos as necessidades que surgirem no decorrer da vivência do projeto.
 7.2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
A avaliação será através de registro em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos, frente aos relatos e as exposições dos vídeos e das orientações específicas e as atividades, sobretudo, por meio das apresentações propostas durante o desenvolvimento do projeto. A avaliação deve possibilitar aos alunos a auto-avaliação de suas aprendizagens.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas:Papirus, 2007. Disponível em: <www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/2SF/Marcelo/Educa%E7%E3o%20e%20Tecnologias.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2020.
VICENTINI, G. W.; DOMINGUES, M. J. C. S. O uso do vídeo como instrumento didático e educativo em sala de aula. XIX ENANGRAD, Curitiba, PR, 2008. 
VIVIAN, C. D.; PAULY, E. L. O uso do celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: fala sério!. Colabor@ - Revista digital da CVA – Ricesu, v. 7, n. 27, fev. 2012. Disponível em: www.semanticscholar.org/paper/O-USO-DO-CELULAR-COMO-RECURSO-PEDAG%C3%93GICO-NA-DE-UM-Vivian-Pauly/4f148794d2b2ce00823f2f764ebc9e2191e24a68.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2020.

Continue navegando