Buscar

Estudo de caso mercado da obra de arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Alemanha tem uma boa infraestrutura quando o assunto é o mercado da obra de arte, por causa de um sistema federalista que há no país. As ferramentas que os artistas utilizam como auxílios para divulgação de seus trabalhos são museus e associações que são importantes, pois, exerce uma função na hora da vazão do produto da arte, elas que muitas vezes ajudam nas vendas e divulgação do artista. Os números de galerias existentes no país na atividade são difíceis de ser avaliado pelo próprio, a divulgação da comercialização tem a ajuda da internet que vem contribuindo na tecnologia até mesmo na inovação do produto final. Que prioriza as diversidades regionais de cada estado /cidade, sendo assim muito á frente de outros países como Estados Unidos, França e Reino Unido.
No Brasil, há um número elevado em relação à comercialização da sua obra de arte devido à diversidade que há entre suas regiões, que vem crescendo desde os anos 90. Desde então houve um aumento devido á abertura do mercado internacional, ajudando principalmente os artistas solos que desenvolvem seus trabalhos dentro de galerias, onde o maior número de negociação é de 58% das transações. Em seguida vêm as feiras culturais com 40% das vendas. A Arte Contemporânea no Brasil ainda é muito jovem, mas vem crescendo no dinamismo e principalmente no processo expansivo internacional, a comercialização tem destaque também em leilões, marchand, feiras culturais e redes sociais, já as grandes galerias se encontram em São Paulo e Rio de Janeiro. 
 Na minha cidade Limeira/SP, Maicon Medeiros formado em Artes, professor, desenhista e ilustrador, trabalha com o realismo, arte contemporânea e mangá. Fez exposição de seus trabalhos em galerias e feiras culturais em varias cidades da região de Limeira e até em outros estados. Ele trabalha em seu Estúdio Monolito, que a grande divulgação de seus trabalhos é através de seus alunos onde atende todas as faixas etárias, as vendas são feitas pelas redes sociais, onde os pedidos são desde pinturas de desenhos realistas até ilustração de historia em quadrinhos. De acordo com Maicon ele não tem apoio algum do Poder Público e falta o incentivo aos artistas da nossa cidade.

Outros materiais