Buscar

TOMADA DE DECISÃO

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO - TOMADA DE DECISÃO 
1) Conceitue decisão, problema e oportunidade.
Decisão: A decisão é uma determinação ou resolução que se toma acerca de uma determinada coisa. Regra geral, a decisão supõe iniciar ou pôr fim a uma situação; isto é, impõe uma mudança de estado.
Problema: Problema é uma determinada questão ou um determinado assunto que requer uma solução. A nível social, trata-se de um assunto particular que, uma vez resolvido, se torna benéfico para a sociedade.
Oportunidade: É a conjuntura e a conveniência temporal e espacial. O termo oportunidade serve para definir o momento ou a ocasião propícia para fazer ou aproveitar algo.
Decisão: Tomar decisão é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.
Problema: É tudo aquilo que está fora do estabelecido e que bloqueia o alcance dos resultados esperados.
Oportunidade: É uma situação que ocorre quando as circunstâncias oferecem uma chance para a organização exceder seus objetivos estabelecidos. 
2) Como é o processo de localização de problema?
A melhor técnica é o questionamento, sempre se pergunte: o que pode ser melhor do que é hoje? E para isso você pode utilizar Ferramentas da Qualidade que te ajudarão a nortear a busca por problemas (pontos de melhoria) nos seus processos.
- Ferramentas da Qualidade
- Mapeamento de processos
- Ciclo PDCA
Um problema surge quando há um estado atual de assuntos diferente do estado desejado ou quando ocorre algum desvio entre o que percebemos e as nossas expectativas.
3) Como o administrador pode ser alertado para a existência de problemas?
O administrador desatento precisa ser alertado para a existência de problemas. Existem 4 situações que alertam o administrador para a existência de possíveis problemas:
1. Um desvio da experiência passada.
2. Um desvio de um conjunto de planos.
3. Problemas trazidos por outras pessoas.
4. O desempenho dos concorrentes.
O administrador desatento precisa ser alertado para a existência de problemas. Existem 4 situações que alertam o administrador para a existência de possíveis problemas: Um desvio da experiência passada, um desvio de um conjunto de planos, Problemas trazidos por outras pessoas, O desempenho dos concorrentes.
4) Quais os elementos do processo decisório?
É o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.
Estado da natureza (São as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.)
Tomador de decisão (É o indivíduo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas.)
Objetivos (São os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações.)
Preferências (São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.)
Situação (São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.)
Estratégia (É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos.)
Resultado (É a consequência ou resultante de alguma determinada estratégia.)	
Estado de natureza: São as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.
Tomador de decisão: É o indivíduo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas. O tomador de decisão sempre é influenciado pela situação em que está envolvido, pelos seus valores pessoais e o envolvimento social, bem como pelas forças políticas e econômicas que estão presentes.
Objetivos: São os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações. Há muita variação no grau em que os objetivos organizacionais são estáveis e facilmente identificados ou mensurados.
Preferências: São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.
Situação: São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora dos eu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.
Estratégia: É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos. Depende dos recursos que pode utilizar ou dispor.
Resultado: É a consequência ou resultante de uma determinada estratégia.
5) O que é racionalidade? E racionalidade limitada?
Significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende. O tomador de decisão eficaz deve aprender a tomar decisões satisfatórias com um claro sentido dos objetivos de sua organização em mente. Para aumentar a racionalidade do processo decisório, deve-se incluir os seguintes elementos essenciais:
1. A busca de toda informação relevante para o assunto a ser decidido.
2. A capacidade de determinar preferências utilizando algum tipo de mensuração (dinheiro, por exemplo).
3. A capacidade de selecionar a alternativa que maximize a utilidade do tomador de decisão (satisfação) e minimize as consequências negativas.
Racionalidade limitada, que exprime a incapacidade do tomador de decisões de dominar a complexidade do mundo, de compreender todas as informações, de dominar o tempo, como também o lado cognitivo.
Racionalidade significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende. Para tanto, deve-se focalizar os objetivos que se tem em mente para tomar uma decisão. A racionalidade constitui a adequação dos meios aos fins que se deseja alcançar.
Racionalidade limitada é quando as pessoas tomam decisões racionais apenas em relação aos aspectos da situação que conseguem perceber e interpretar.
6) Qual a diferença entre otimização e satisfação?
Otimização= É o processo de otimizar, de tornar ótimo. É a busca da excelência. É o emprego de técnicas para seleção das melhores alternativas, com o propósito de alcançar os objetivos determinados. A otimização consiste na elaboração de um planejamento estratégico e adequado para uma gestão eficiente, visando obter um retorno dentro dos padrões de excelência. O processo de otimização busca tornar ótimo os rendimentos nos mais diversos campos de atividades.
Satisfação= A satisfação é o coroamento de todo um trabalho entre os seus colaboradores, fornecedores e todas as outras pessoas ligadas ao seu empreendimento. É preciso sempre estar atento às métricas e aos dados obtidos com os softwares de gestão, para conseguir satisfazer os seus consumidores.
Otimizar: Otimizar significa, muitas vezes, aumentar a performance e a agilidade de uma marca. As reações de um cliente no seu estabelecimento podem ser utilizadas para desenvolver estratégias com a sua equipe, na busca pela melhora no relacionamento e na fidelização dos clientes já ativos.
Satisfação: A satisfação é o coramento de todo um trabalho entre os seus colaboradores, fornecedores e todas as outras pessoas ligadas ao seu empreendimento. É preciso sempre estar atento às métricas e aos dados obtidos com os softwares de gestão, para conseguir satisfazer os seus consumidores. 
7) Explique o processo decisório.
Processo decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância. Uma organização precisa ser capaz de otimizar recursos e atividades, assim como criar um modelo competitivo que a permita superar os rivais.
É o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. Em todas as decisões, existem certos ingredientes que sempre estão presentes. Assim podemos adotar um modelo genérico e prescritivo que explica o processo decisório e que pode ser aplicável a todos os problemas dentro do domínio organizacional. 
8) Quais os elementos constitutivos de uma decisão?
A decisão de selecionar a alternativa que maximize a utilidade do tomador de decisão e minimize as consequências negativas, a decisão de determinar preferências utilizando algum tipo de mensuração, buscar de toda informação relevante para o assunto a ser decidido.
- A busca de toda informação relevante para o assunto a ser decidido.
- A decisão de determinar preferências utilizandoalgum tipo de mensuração.
- A decisão de selecionar a alternativa que maximize a utilidade do tomador de decisão e minimize as consequências negativas.
9) Quais os ambientes de decisão? Como ocorre a decisão em cada um deles?
Ambiente de certeza (Quando a informação é suficiente para predizer os resultados de cada alternativa de curso de ação. O desafio reside simplesmente em localizar a alternativa que oferece a solução ideal ou satisfatória. Este tipo de ambiente é uma exceção para o administrador, pois que ele é mais encontrado no nível operacional das organizações.)
Ambiente de risco(Quando não se pode predizer os resultados das alternativas com certeza, mas apenas com uma certa probabilidade. As probabilidades podem ser atribuídas através de procedimentos estatísticos ou de intuição administrativa. Este ambiente é comum no nível intermediário das organizações.)
Ambiente de incerteza (Quando o tomador de decisão tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação para utilizar como base de modo a atribuir probabilidades a cada estado de natureza ou a cada evento futuro. É a situação típica com que se defronta o nível institucional das organizações, exigindo um planejamento contingencial que permita alternativas variadas e flexíveis.)
Ambiente de certeza: Existe quando a informação é suficiente para predizer os resultados de cada alternativa de curso de ação. O administrador conhece seu objetivo e tem informação mensurável e confiável sobre as consequências ou resultados das várias alternativas de cursos de ação para resolver o problema.
Ambiente de risco: O risco ocorre quando não se pode predizer os resultados das alternativas com certeza, mas apenas com uma certa probabilidade. 
Ambiente de incerteza: Sob condições de incerteza, conhece-se pouco a respeito das alternativas e de seus resultados. A incerteza existe quando o tomador de decisão tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação para utilizar com base de modo a atribuir probabilidades a cada estado da natureza ou a cada evento futuro.
10) Quais os tipos de decisão do administrador?
Decisões programadas (Decisões rotineiras utilizadas para resolver problemas quotidianos e repetitivos que ocorrem regularmente e que podem receber respostas padronizadas. Apesar de envolverem condições de certeza, limitam a liberdade das pessoas, pois reduzem seu campo para decidir o que fazer. Contudo, permitem que as pessoas estejam liberadas para fazer outras coisas. Predominam no nível operacional das organizações.)
Decisões não-programadas (Decisões julgamentais, novas e não-repetitivas tomadas para solucionar problemas não-rotineiros ou excepcionais. Envolvem circunstâncias de risco e de incerteza.)
Decisão programada: São as decisões rotineiras utilizadas para resolver problemas quotidianos e repetitivos que ocorrem regularmente e que podem receber respostas padronizadas.
Decisão não-programada: São as decisões julgamentais, novas e não-repetitivas tomadas para solucionar problemas não-rotineiros ou excepcionais.
 
11) O que é heurística?
Heurística é um método de perguntas e respostas para encontrar a solução de problemas.
	
É um método de perguntas e respostas para encontrar a solução de problemas.
12) Quais os tipos básicos de decisão para Thompson?
Computação - quando há certeza em relação à causalidade e aos resultados, a estratégia computacional é indicada para a tomada de decisão . torna-se uma assunto técnico e mecânico. É a chamada decisão programada, na qual a máquina e o computador prestam excelentes resultados. 
Julgamento - quando as causas são incertas e discutíveis, mas as preferências com respeito aos resultados são claras e certas, a tomada de decisão traz dificuldades e complexidades que desafiam a análise objetiva. Trata-se de uma decisão não programável. 
Compromisso – quando há certeza quanto às causas das alternativas disponíveis, mas ambiguidade e incerteza quanto às preferencias dos resultados esperados, surge a estratégia de decisão pelo compromisso ou pela transigência. Trata-se também de uma decisão não programável.
Inspiração – é a situação em que ocorre incerteza tanto em relação às causas quanto preferências de resultado. É o caso das situações caracterizadas por uma confusão ou caos, em que as pessoas não concordam com causas ou preferências e as decisões ocorrem por inspiração e que, muitas vezes, não apresentam lógica nenhuma.
Computação: Quando há certeza em relação à causalidade e aos resultados, a estratégia computacional é a indicada para a tomada de decisão. 
Julgamento: Quando as causas são incertas e discutíveis, mas as preferências com respeito aos resultados são claras e certas, a tomada de decisão traz dificuldades e complexidades que desafiam a análise objetiva.
Compromisso: Quando há certeza quanto às causas das alternativas disponíveis, mas ambiguidade e incerteza quanto às preferências dos resultados esperados, surge a estratégia de decisão pelo compromisso ou pela transigência.
Inspiração: É a situação em que ocorre incerteza tanto em relação às causas quanto às preferencias de resultado.

Continue navegando