Buscar

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Djulie stephany da silva 
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão
Fundamentos da Inclusão e Desenvolvimento da Aprendizagem
Este artigo tem como objetivo de pesquisa a necessidade da inclusão dos alunos com necessidades especiais e a importância do processo de ensino e aprendizagem é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social. 
Pois no Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência (mental, física, surdos e cegos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altas habilidades, super dotação, desde a educação infantil até à educação superior, fazendo uso da concepção Vygostskyana principalmente, entende que a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos. 
Devem ser do estado e da própria família, utilização de métodos e técnicas que contemplam códigos e linguagens apropriadas às situações especificas da aprendizagem nas escolas suprindo essas necessidades, a Experiência de Aprendizagem Mediada na proposta por Pierre Lévy possibilita o desenvolvimento de ferramentas teórico-metodológicas capazes de produzir modificabilidade cognitiva estrutural. Para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças com deficiência é preciso que aconteça intervenção pedagógica, que atenda as necessidades individuais de cada aluno, para que aconteça de fato à melhoria e a qualidade de ensino e aprendizagem dos educandos. 
Há neles um potencial criativo que necessita ser explorado em sala, pois limitações genéticas podem ser superadas pelos estímulos do ambiente escolar. Dessa forma, cabe ao professor levar em conta os vários fatores como social, cultural .
Então, cabe ao professor trabalhar com sua turma organizando-a em grupos, porque dessa maneira estará influenciando o processo de ensino aprendizagem, porém tem que levar em conta a diversidade dos alunos. 
Então, os alunos com deficiência requer recursos pedagógicos e metodológicos específicos para ter o domínio da aprendizagem, uma vez que a inclusão escolar é a oportunidade para que de fato elas não estejam à parte, isoladas realizando atividades sem acompanhamento e sem sentido. 
De acordo com Tédde (2012), a inclusão tentando garantir uma educação de qualidade para os alunos com deficiência incluídos no ensino regular, trouxe através da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o Atendimento Educacional especializado (AEE), um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. 
Nessa perspectiva, e tendo em vista o aprendizado das crianças com deficiência que o AEE tem como missão, identificar, planejar e efetuar recursos pedagógicos e de acessibilidade que facilitem a participação dos alunos incluídos no ensino regular. 
É uma oportunidade única para quem freqüenta as escolas públicas e é excelente para poderem ter uma assistência maior dependendo da sua especificidade, ou seja, é um estimulo a mais para eles dentro da instituição de ensino, aos poucos vão conseguindo grandes avanços na aprendizagem. 
07) afirma que a educação das pessoas com deficiência física precisa ser repensada a partir dessa contextualização como uma questão histórica, buscando superar uma leitura abstrata da mesma. 
É preciso considerarmos o conjunto de características físicas ao interagirmos como indivíduo com deficiência física, que saibamos favorecer o seu desenvolvimento humano, caso contrário estaremos contribuindo para o desenvolvimento da deficiência. 
Metas para a educação, documento como Declaração Mundial de Educação para Todos em 1990, assegura o acesso e a permanência de todos na escola, com o objetivo de satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos devem estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. 
Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas), quanto os conteúdos básicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes), necessários para que os seres humanos possam sobreviver desenvolver plenamente suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar decisões fundamentadas e continuar aprendendo. 
Certamente, os alunos com deficiência necessitam ser estimulados para superarem suas dificuldades, pois existem alguns aspectos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, como: afetividade, socialização e ludicidade, linguagem e comunicação, educação psicomotora, música e arte e uma boa alimentação. 
Contudo, cabe ao professor trabalhar a afetividade destes alunos no espaço da sala de aula que aos poucos conseguirá fazer uma ponte ligando o afeto ao saber estimulando-os a aprendizagem das mesmas. 
Não seria infrequente, portanto, haver em escolas rígidas e com regras inflexíveis a incidência de bullying, pois a informalidade das brincadeiras há muito cedeu lugar à imposição do rigor excessivo (CUNHA, 2014) Entendemos então, que os professores consideram a ludicidade como um meio que leva às crianças a aprendizagem, ou seja, é através do brincar que elas vão aprendendo conteúdos, a coordenação motora, a socializar e enfim desenvolver as suas habilidades. 
Percebemos que em muitas escolas ainda continuam recebendo as crianças com deficiência, isolando-as das demais, privando-as de um verdadeiro ambiente escolar, de aprendizagem, com a prática de esporte, artes, desenhos, pintura, música, literatura, na verdade estão impedindo que haja o processo de ensino aprendizagem a todos. 
Diante disso, se vê que muito antes de um professor ensinar tem que aprender a comunicar-se com as crianças, para que possa haver de fato um aprendizado, uma compreensão no que se é ensinado e também para que o professor tenha a certeza de que as atividades realizadas estão de acordo com a turma, podendo deste modo, estimulá-los a socialização do conteúdo trabalhado e se está acontecendo uma comunicação entre todos. 
Por sua vez, pode haver casos em que a dificuldade de aprendizagem tem que ser trabalhado com mais cautela, utilizando instrumentos que facilitem a comunicação com eles, e estimulá-los sempre a comunicar-se e a organizar sua linguagem por meio de fotografias, livros etc., ajuda 
a
As variedades de propostas pedagógicas que nos são apresentadas hoje, não podem negar que a questão da educação de alunos especiais na perspectiva da educação inclusiva é uma proposta que está posta, seja pelas diretrizes e,ou documentos oficiais nacionais de educação, seja pelas próprias circunstâncias atuais da educação no Brasil. 
objetivo da educação é sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da educação básica, e os direitos da família porem devem ser do estado e da própria família, utilização de métodos e técnicas que contemplam códigos e linguagens apropriadas as situações especificas da aprendizagem. 
 De acordo com Feuerstein, para se produzir uma aprendizagem significativa torna-se imprescindível a dupla "mediador-mediado" que, ao desenvolver os critérios de mediação, possibilita a interação e a modificabilidade, já que é somente por meio da interação do sujeito com outros sujeitos capazes de mediar informações necessárias, estando estes sujeitos integrados a um meio ambiente favorável e estimulante, que o desenvolvimento cognitivoacontece. 
 Um requisito na educação especial na educação inclusiva é propiciar e aceitar exposição da nossa e a de outras culturas, para que possa se reconhecer perante aquela que ele pertence, fazendo com que crie sua própria identidade cultural e pessoal, tendo orgulho de pertencer a tal cultura e assim evitando discriminações que possam surgir, possibilitando o seu desenvolvimento. 
escola e a família são contextos do desenvolvimento dos indivíduos com papeis complementares no processo educativo cujo significado cultural, econômico e existencial (...) reside no encontro dinâmico das realidades, valores e projetos de cada uma destas unidades sociais. 
Buscou-se fundamentação teórica no levantamento das fontes de informações sobre o objeto, para definição do tema, a fim de explicar o aluno com necessidade especial e observa-se que o tópico proposto é carente de estudos, principalmente no campo educacional, sendo necessário recorrer a outras áreas para delineamento do assunto, fato que comprova a importância e a necessidade de aprofundamento sobre o tema proposto na área da educação. 
Inclusão de alunos que apresentam, necessidades educacionais especiais vêm mobilizando a sociedade e toda comunidade escolar frente a este novo modelo de escola, onde todos os alunos devem estar incluídos nas salas de aulas, do ensino regular.

Continue navegando