Buscar

Estudo de caso - Inteligência emocional

Prévia do material em texto

Como responsável pela clínica de estética, entendo que ambas são inteligentes e capacitadas tecnicamente para a função. Tendo em vista a diferente forma de agir e reagir de cada uma, em uma possível escolha entre as duas colaboradoras, não seria difícil optar pela Marina. Ambas podem ser inteligentes, porém Carolina por mais que seja perfeccionista , que se cobre bastante, não apresenta certas características observadas em Marina. Podemos enquadrar Marina dentro do conceito de Goleman e também ao de Gardner.
Segundo GOLEMAN (1999), a Inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Implicando e afetando diretamente diversos aspectos, tais como: autoconsciência, motivação, persistência, empatia, características sociais e liderança. 
"Esta é uma alternativa de ser esperto, não em termos de QI, mas em termos de qualidades humanas do coração". GOLEMAN (1999; p.33)
Conforme GARDNER (1994) a teoria das inteligências múltiplas está baseada na capacidade que o ser humano dispõe para resolver problemas. Além disso, são consideradas inteligências universais, que podem ser analisadas em qualquer contexto sócio-cultural.
"Uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para esse objetivo"(GARDNER, 1995; p. 21).
Por fim, podemos sim considerar semelhanças entre as duas teorias citadas, ou melhor, podemos dizer que as duas teorias se complementam.

Continue navegando