Buscar

Atividade 03

Prévia do material em texto

1 - O que é competência interpessoal?
A. 	É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas deforma adequada à necessidade de cada uma e às exigências da situação.
B. 	É uma análise rigorosa da forma como os indivíduos atuam em seu ambiente, identificando os estímulos que provocam o aparecimento do comportamento-alvo e as consequências que o mantém.
C. 	Procedimento ou o conjunto de atitudes e/ou reações do sujeito em face ao seu meio social, que evidência uma discordância, desacordo, discrepância ou dissensão. Ou ainda, pode ser um desvio de conduta, afastamento, evitação.
D. 	Designa a experiência vicariante dos sentimentos de outra pessoa, isto é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.
2 - O Grupo é um conjunto de pessoas cuja existência como conjunto seja compensadora para elas. Como pode ser definido o grupo formal?
A. 	É grupos de trabalho definido pela organização com a atribuição de tarefas específicas.
B. 	É aquele que surge espontaneamente graças às relações de interação entre as pessoas. Sua natureza é tipicamente social.
C. 	É o grupo temporário formalizado pelas gerências de médio porte e com o objetivo de realizar demandas emergenciais.
D. 	Nenhuma das opções anteriores.
3 - O Grupo é um conjunto de pessoas cuja existência como conjunto seja compensadora para elas. Como pode ser definido o grupo informal?
A. 	É grupos de trabalho definido pela organização com a atribuição de tarefas específicas.
B. 	É aquele que surge espontaneamente graças às relações de interação entre as pessoas. Sua natureza é tipicamente social.
C. 	É o grupo temporário formalizado pelas gerências de médio porte e com o objetivo de realizar demandas emergenciais.
D. 	Nenhuma das opções anteriores.
4 - Os grupos de trabalho se caracterizam por uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e torna possível a explicação e previsão de boa parte do comportamento dos indivíduos, bem como do desempenho do grupo em si. As principais variáveis estruturais de um grupo são: liderança formal, papéis, normas, status do grupo, tamanho, composição e seu grau de coesão. O que significa a variável "papel"?
A. 	Significa que cada grupo tem um líder que é formalmente definido pela organização e que recebe títulos variados tais como gerente, chefe, supervisor, encarregado, líder de projeto ou coordenador de comissão.
B. 	Significa um conjunto de atividades e comportamentos solicitados de uma pessoa que ocupa uma determinada posição na organização.
C. 	Significa a posição social que as pessoas atribuem a um grupo ou a membros de um grupo. Apesar de todos os esforços para torná-la igualitária e sem diferenças de classes, a sociedade atual é ainda estruturada em classes definidas e diferenciadas. Também dentro de cada grupo social cada membro tem papéis, direitos e rituais que o diferencia dos demais membros.
D. 	Nenhuma das opções anteriores.
5 - O grupo de trabalho não existe no vácuo ou no isolamento total. Ele é parte de uma organização maior. O comportamento do grupo fica mais claro quando é visualizado como um subsistema que faz parte de um sistema maior. Todo grupo é influenciado por condições externas e impostas de fora para dentro. Essas condições incluem estratégia organizacional, estrutura de autoridade, regulamentações formais, alocação de recursos, processo de seleção de pessoal, sistema de avaliação de desempenho e recompensas, cultura organizacional e condições físicas de trabalho. O que é estrutura de autoridade?
A. 	É a estrutura definida pela cúpula da organização e define quais os objetivos globais da organização e os meios para atingi-los. Pode direcionar a organização para expansão dos negócios como para a diminuição do tamanho de suas operações, o aumento da participação no mercado ou a redução de custos, a melhoria da qualidade.
B. 	É a estrutura que define quem se reporta a quem, quem toma as decisões e quais as decisões que pessoas ou grupos terão autonomia para tomar. A estrutura determina onde o grupo se localiza dentro da hierarquia da organização, quem é o seu líder formal e as relações formais com outros grupos.
C. 	Determina como o dinheiro, tempo, matéria-prima e equipamentos serão distribuídos na organização e alocados nos diversos grupos em função das decisões da organização. Algumas organizações dispõem de fartos recursos - o que significa que os grupos contarão com equipamentos modernos e instalações adequadas - enquanto outras não. Se a organização enfrenta limitações de recursos, o mesmo acontece com seus grupos de trabalho.
D. 	Determina como os membros de qualquer grupo são membros da organização, os critérios utilizados pela organização em seu processo seletivo vão determinar os tipos e características das pessoas que farão parte de seus grupos de trabalho.
6 - Marque a opção que completa corretamente a lacuna do trecho apresentado adiante. O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, ou seja a _____________. Ou então, tende a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando à desintegração de esforços e final dissolução do grupo.
A. 	Sinergia
B. 	Inveja
C. 	Qualidade de Vida no Trabalho
D. 	Gestão de conflitos
7 - Marque a opção que apresenta o gênero de comunicação passiva:
A. 	Os comunicadores passivos invadem o espaço do ouvinte, falando de modo ameaçador e sarcástico, podem arremessar objetos, entender mal ou tentar intimidar o ouvinte. Procuram com frequência acusar o ouvinte, qualquer que seja a causa da discordância.
B. 	Os comunicadores passivos evitam o cruzamento de olhares, evitam exprimir com exatidão seus sentimentos e tendem a ter baixa auto-estima. A sua raiva é dirigida antes a si mesmos do que à fonte da raiva.
C. 	Os comunicadores passivos falam com um tom racional, olhando o ouvinte nos olhos, e declaram claramente as próprias necessidades, sentimentos e objetivos. Convidam quem escuta a obter uma solução para o conflito, racionalmente satisfatória para ambos. Influenciam conscientemente quem escuta com o próprio comportamento.
D. 	Nenhuma das opções anteriores.
8 - Marque a opção que apresenta a opção do Escutar ativo:
A. 	O escutar ativo (que alimenta a empatia) é o processo de decodificação das palavras que uma pessoa usa para exprimir uma ideia ou um sentimento, e a mensagem decodificada deve ser reenviada ao emitente para ser verificada.
B. 	No escutar ativo, o receptor não envia uma mensagem sua, como avaliação, lógica, conselho, análise ou pergunta. Transmite de volta apenas aquilo que entendeu da mensagem do emitente, nada de mais nem de menos.
C. 	O escutar ativo promove relações de cordialidade entre nós e os outros. Uma pessoa que experimenta ser escutada se sente confiante conosco e, logo após, nós nos sentiremos em sintonia e confiança com a pessoa.
D. 	Todas as opções anteriores.
9 - Como a liderança pode ser entendida?
A. 	Liderança existe quando os sentimentos e emoções de uma pessoa são compreendidos e apreciados até mesmo por outra pessoa. Em uso comum, liderança é usualmente, o entendimento da infelicidade ou sofrimento de outrem, mas também pode referir-se estar consciente de outras emoções, positivas também. Num sentido mais amplo, pode referir-se à partilha de sentimentos políticos ou ideológicos.
B. 	Liderança é de certa forma, um tipo de poder pessoal. Pela liderança, uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes. A influência significa uma transação interpessoal por meio da qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de uma outra de maneira intencional.
C. 	Liderança é o poder de provocar realizações com base exclusivamente em traços de personalidades tidos como legítimos e capazes de influenciar as condutas dos colaboradores sem mesmo a utilização de coerção.
D. 	Nenhuma das opções anteriores
10 - Considerando a Ética, o que é moral?A. 	É o estado íntimo que leva uma pessoa a se comportar de maneira a assegurar o alcance de determinado objetivo ou a se engajar em uma atividade para satisfazer necessidades pessoais. Refere-se às forças dentro de cada pessoa que a conduzem a um determinado comportamento.
B. 	São os valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. Culturas e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenças muito profundas de castas ou de classes podem até mesmo possuir várias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social.
C. 	São as ideias de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes.
D. 	Nenhuma das opções anteriores

Continue navegando