Buscar

Atividade 01

Prévia do material em texto

1 - Qual a função da Psicopedagogia?
A. 	buscar a reintegração dos aspectos afetivos e cognitivos da aprendizagem.
B. 	Analisar, levantar hipóteses diagnósticas sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas, verificá-las junto à família e a escola, buscando desenvolver e reduzir o bloqueio em relação à área de aprendizagem.
C. 	Fazer diagnóstico.
D. 	as alternativas A e B estão corretas.
2 - O autoconceito tem extraordinárias consequências para o desenvolvimento da pessoa, esse conceito é a causa central do que uma pessoa faz ou deixa de fazer. De acordo Herter e Calheiros (1987) o autoconceito se estabelece através de luta pela existência, conservação e realização de si mesmo, e o mundo interno é formado por eventos simbólicos que se materializam em sentimentos acerca daquilo que nós conseguimos. Logo, como elaborar estratégias de Intervenção Psicopedagógicas que potencialize o autoconceito?
A. 	Ajudar na construção autoconceito favorável e realista.
B. 	Resgatar e estimular a autoestima do cliente para fazer com que ele tenha sucesso no trabalho ou na vida pessoal.
C. 	Acreditando no aluno e tendo esperança pedagógica para saber que tudo pode modificar e se transformar para melhor.
D. 	todas as alternativas estão corretas.
3 - Relacionamentos de Ajuda impõem um sentir-pensar-agir que pode ser sinônimo de ?caminhar junto?, tal qual colocado por Bermejo (1997). Mas o educando tem que fazer o caminho com seus próprios pés e não podemos andar em seu lugar. Queiramos ou não, é andando por si mesmo que ele aprende a caminhar. Portanto, em que consiste caminhar junto?
A. 	exige compartilhar conflitos, tristezas, alegrias, esperanças, sonhos, identificar os sinais que podem modificar o ser.
B. 	dizer o que o outro deve fazer.
C. 	Forçar as mudanças de pensamentos
D. 	Impor limites
4 - Este trabalho, o de relacionar para ajudar, nos diversos contextos psicopedagógicos trata-se de uma estratégia de intervenção. Logo, qual a alternativa define melhor essa estratégia de intervenção?
A. 	se relacionar com a família.
B. 	é um recurso que ele, o educador pode utilizar, de acordo com as necessidades, estimulando o educando a fazer enfrentamentos exigidos, indicando o caminho que parece melhor, mostrando-lhe obstáculos que devem ser percebidos e vencidos, etc.
C. 	interpretar os significantes.
D. 	Nenhuma das alternativas acima
5 - O cuidado do educador ultrapassa a situação individual, da pessoa atendida, impondo uma vontade de sentido, um forte desejo de cuidar também da sociedade que colabora na produção de tantas lesões no desenvolvimento e aprendizagem. Assim, qual a função do profissional de psicopedagogia?
A. 	revelar os sintomas
B. 	Julgar ações
C. 	contribuir para que haja pessoas mais sadias e comprometer-se com a transformação social.
D. 	Nenhuma das alternativas acima.
6 - Diversos autores (Kupfer,2000;Freire,Makarenko) produziram um conjunto de conhecimento sobre o aconselhamento psicopedagógico. Seja na abordagem psicanalítica, seja na abordagem existencialista, seja na abordagem construtivista, o que há de comum entre elas?
A. 	Todas destacam a importância vital da relação educador-educando para o processo de aprendizagem.
B. 	Os fatores inconscientes são importantes para a aprendizagem.
C. 	O ser- no- mundo influencia a aprendizagem.
D. 	A aprendizagem é um processo de construção de esquemas cognitivos.
7 - No contexto psicopedagógico, não há maneiras definitivas de intervir. Entretanto, o educador já está impregnado das formas de ser cuidador. Por isso ele quer que o outro caminhe independentemente de o outro (re)conhecer e utilizar suas próprias capacidades de ser resiliente, de ser. A postura ética em psicopedagogia envolve afirmar que:
A. 	a relação com outra pessoa é um estado em que um reconhece, conhece o outro como sujeito e com ele se importa.
B. 	definir o que o outro deve fazer
C. 	falar com autoridade
D. 	todas as alternativas acima estão corretas
8 - Pinel (1989, 2000) sugere, formar e supervisionar educadores especiais como estratégia de Intervenção Psicopedagógica. Logo em que consiste a supervisionar o educador?
A. 	a supervisão e o acompanhamento profissional fornecido aos educadores especiais se destacam pelo cuidado de ser. A vida tem sentido, e cuidar da vida precisa dar sentido a vida do educador.
B. 	é vital perceber o sentido da existência para o outro ser, construir sua identidade a partir do outro que pontua. Ser compromissado politicamente se concretiza no educador cuidador: educar a dor, cuidar da dor.
C. 	ministrar palestras informativas.
D. 	as alternativas A e B estão corretas.
9 - O educador especial é, então, nesse emaranhado de ser, um sujeito no ofício de cuidador Deve ao mesmo tempo, aproximar-se do educando, no plano do relacionamento solidário, e dele e de sua circunstância ser capaz de afastar-se no plano da reflexão crítica. Tal postura não é fácil, ela exige senso prático e veia teórica, implicando no desenvolvimento de uma sensibilidade do instante de uma noção clara do processo. Ele fica compreensivelmente atento. Atento a cada detalhe. Tudo é muito precioso. Por quê a Intervenção Psicopedagógico é caracterizada como um processo de acompanhamento?
A. 	pois se arriscar no envolvimento existencial significa experenciar a postura ética do distanciamento reflexivo, momento caracterizado pela apreensão de sentidos, sem julgamento moral.
B. 	porque acompanha os sintomas
C. 	porque realiza o prognóstico
D. 	Todas as alternativas acima estão corretas
10 - Ser cuidador antecede ao ofício do profissional de psicopedagogia, pois cuidar estrutura o ser. Quando a formação e acompanhamento profissional/super-visão do educador, que também trabalha com a família do aluno, o que se apreende é o cuidado como estrutura, como destino, mas também como ofício/trabalho. Assim, o que significa ser cuidador?
A. 	ser cuidador é vivenciar o conjunto complexo de acontecimentos do ofício. Esses acontecimentos marcaram o fluxo da existência daquele que é ser de cuidado. O cuidador, portanto, apreende e integra tais experiências, redimensionando sua carga afetiva (subjetividades). Isso tem um valor de um sinal, restando encontrar sentido-existencial.
B. 	eticamente, o cuidador cuida do mundo, do outro e de si.
C. 	Curar o outro
D. 	As alternativas A e B estão corretas.

Continue navegando