Logo Passei Direto
Buscar

teoria da historia e historiografia 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Michel Foucault insere-se entre os mais influentes pensadores nas ciências humanas no presente, tendo sua obra penetrado a produção intelectual acadêmica nas disciplinas de História e Antropologia de maneira significativa e profunda. Influenciado por Marx e Nietzsche, Foucault propõe um olhar antropológico da História, realizando estudos do cotidiano, das mentalidades, sobre a dominação e o controle social, procurando ver a contingência e a subjetividade no processo histórico. Tendo lecionado na USP e proferido um ciclo de palestras na PUC, Foucault deixou uma marca profunda também na produção nacional nas áreas humanas.
Com relação ao trabalho de Foucault, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foucault percebia as esferas do saber e do poder como totalmente desvinculadas.
b) Foucault procurava ver como se constituía historicamente o sujeito no ocidente.
c) Foucault, contrapondo-se ao modelo idealista, propõe um método antropológico.
d) Foucault defendia que a História focasse na compreensão das estruturas sociais.

Charles-Victor Langlois (1863- 1929) e Charles Seignobos (1854- 1942) escreveram “A introdução aos estudos históricos” (1898), lançando as bases da Escola Metódica da História. Nesta obra, eles propunham uma história com rigor científico, dando ênfase a temas militares, políticos e cívicos, embasada em documentos oficiais que resumiram o máximo de objetividade.
Segundo os autores, o historiador deveria seguir alguns procedimentos metodológicos básicos. Sobre estes procedimentos, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao historiador juntar e classificar fontes e documentos.
II- O historiador deve fazer a crítica interna das fontes e documentos.
III- Cabe ao historiador proceder ao encadeamento dos fatos.
IV- O historiador deve organizar os fatos por meio de uma construção aleatória, para ser imparcial.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Atualmente, a produção intelectual em várias áreas do conhecimento em Humanas tem sido influenciada de maneira marcante pelas contribuições dadas pelas reflexões feitas por Foucault. Propondo-se a levar um olhar antropológico sobre a história, Foucault marca definitivamente ambos os campos do saber. Tratando de temas como o cotidiano, as mentalidades, as instituições de Estado e a dominação, a obra de Foucault tem mostrado um grande rendimento para dar conta dos problemas de nosso tempo.
Sobre a obra de Foucault, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foucault defende os modelos racionalistas no estudo da História.
( ) Foucault acreditava que a História devia focar na estrutura social.
( ) Foucault destacava a interpenetração que se dá entre poder e saber.
( ) Foucault defendia o papel humanizante que teria a literatura.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

Fernand Braudel (1902-1985), estudioso francês, que pertenceu à segunda geração do grupo dos Annales, propôs a categorização de tempo tripartida em "acontecimento", "conjuntura" e "estrutura" como meio de classificar fatos e fenômenos que ocorrem na experiência/trajetória das mais diferentes sociedades e indivíduos.
Levando em consideração as concepções e formulações de Braudel, analise as sentenças a seguir:
I- Ocorrências acidentais, como mortes, nascimentos, assaltos, greves, ataques, disparos, invasões, desembarques, entre outras, foram identificadas como acontecimentos.
II- Como fenômenos estruturais pode-se identificar desequilíbrios, oscilações, turbulências e flutuações em meio a regimes, tais como revoluções, crises, guerras.
III- Como acontecimentos é possível relacionar as comemorações que constam nos calendários de países e nações, tanto cívicas como religiosas.
IV- Pertencem à dimensão das estruturas os comportamentos e costumes de uma dada coletividade, assim como ideologias que permeiam as mentalidades e que se estendem por várias gerações.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A Micro-História é uma das tendências historiográficas que compõe o grupo da Nova História Cultural, possui como principal referência teórica e metodológica o pesquisador italiano Carlo Ginzburg e a obra Queijos e Vermes, que foi publicada em 1976.
Com relação à Micro-História, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre os principais temas de debate está o conflito que se instaurou entre erudito/popular, religioso/laico, bárbaro/civilizado, artesanal/industrial, cidade/campo, vilões/nobres.
( ) Procura defender as abordagens da Macro-História, estruturas globalizantes e generalizadoras que se encontram fundamentadas pela sociologia.
( ) Os historiadores que aderiram à Micro-História possuem fortes influências do positivismo, racionalismo e historicismo do século XIX, com orientação política à direita e apoiam amplamente o neoidealismo.
( ) Entre os princípios metodológicos encontram-se os de ler e decifrar pistas e indícios. Para tanto podem ser considerados estercos, pegadas, plumas, pelos, inscrições digitais, entre outros.
a) F - F - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

A partir da década de 1960 ficou evidente a todos e foi cada vez mais trazida ao debate a crise ecológica que nossa civilização enfrenta. Na década de 1970, os historiadores começaram a voltar sua atenção para aquilo que veio a ser chamado de História Ambiental. Poderíamos afirmar que essa tendência já estava latente na segunda geração dos Annales nos trabalhos de Braudel. Lançando mão da contribuições dadas pela geografia e a antropologia, o historiador ambiental realiza um trabalho interdisciplinar.
Sobre a História Ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A História Ambiental inclui o estudo tanto da ética quanto da estética.
( ) Trata-se de revelar como a humanidade vem percebendo a natureza.
( ) Essa corrente demonstra que alguns povos respeitam mais a natureza.
( ) Essa corrente demonstra que existiu harmonia total com a natureza no passado.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - F.

A crise do marxismo, colocada pela denúncia dos crimes de Stalin, provocou uma renovação intelectual nessa corrente de pensamento entre os historiadores ingleses, levando esses a desenvolverem, a partir do método dialético, análises inovadoras da História Social. Assim, os trabalhos desses historiadores distanciam-se da ortodoxia soviética, dando novas interpretações à realidade histórica a partir da perspectiva materialista-dialética. Muitos desses historiadores desenvolveram seus trabalhos juntos à revista de esquerda inglesa New Left Review.
Quanto à contribuição desses pensadores, analise as afirmativas a seguir:
I- Os estudiosos marxistas ampliaram nossa compreensão do Ocidente.
II- Esses pesquisadores defendiam a primazia do determinismo econômico.
III- Os estudos dessa corrente negligenciam a vida cotidiana dos indivíduos.
IV- Esses historiadores em seus estudos inovaram na percepção do tempo.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Sobre a obra de Droysen, analise as afirmativas a seguir:
Droysen foi um historiador de grande originalidade em seu tempo, tendo dado contribuições importantes à reflexão acerca da questão da objetividade e neutralidade no fazer História. No século XIX, a historiografia estava ocupada em elaborar as regras e normas necessárias a conferir cientificidade a seus trabalhos e Droysen esteve em meio a essa discussão. Tendo sido aluno de Hegel, Droysen realizou trabalhos dentro da temática importante em seu tempo, que valorizava a história das nações, mas também deixou obras acerca da teoria da História.
I- Pra Droysen, a História deveria seguir os métodos próprios das ciências exatas.
II- Para Droysen, a História deveria fornecer modelos e regras para a vida social.
III- Droysen advogava em favor de uma visão teleológica e integrada da História.
IV- Droysen em seus trabalhos mostrava-se um crítico do positivismo historiográfico.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A Inglaterra foi um dos centros mais importantes na produção de uma historiografia de inspiração marxista inovadora e produtora de análises originais a partir da aplicação do método do materialismo histórico e dialético. Ao passo em que os historiadores ingleses produziam abordagens novas com o viés marxista, os partidos comunistas do ocidente se confrontavam com uma crise advinda do processo de desestalinização da União Soviética. Se a denúncia dos crimes de Stalin fez muitos intelectuais deixarem o Partido Comunista, na Inglaterra esses ficaram divididos, mas acabaram por forjar uma reinterpretação criativa do marxismo.
Sobre a produção historiográfica inglesa de inspiração marxista e seus autores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Hobsbawm trouxe uma interpretação original acerca da temporalidade na historiografia.
( ) O trabalho de Dobb tratou do processo de transição do feudalismo para o capitalismo.
( ) Os historiadores marxistas ingleses reforçaram a ideia do determinismo econômico.
( ) Para esses historiadores ingleses, o cotidiano e as crenças individuais não importavam.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

No interior do movimento de sistematização do conhecimento, e embalada pelo mito do progresso da ciência, a História pôde ser reconhecida como disciplina científica no final do século XIX. O exercício da história é condicionado pela estrutura social. Dentro dessa perspectiva, podemos supor que em cada configuração histórico-social é diferente o registro de seu tempo e a reflexão sobre os tempos passados terão características próprias.
Com relação às características da prática da História no século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Prevaleceu uma preocupação com o registro do cotidiano.
( ) Os historiadores revisitaram a história dos impérios.
( ) Nessa época não havia interesse em relíquias históricas.
( ) A historiografia colaborou com o nacionalismo.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Michel Foucault insere-se entre os mais influentes pensadores nas ciências humanas no presente, tendo sua obra penetrado a produção intelectual acadêmica nas disciplinas de História e Antropologia de maneira significativa e profunda. Influenciado por Marx e Nietzsche, Foucault propõe um olhar antropológico da História, realizando estudos do cotidiano, das mentalidades, sobre a dominação e o controle social, procurando ver a contingência e a subjetividade no processo histórico. Tendo lecionado na USP e proferido um ciclo de palestras na PUC, Foucault deixou uma marca profunda também na produção nacional nas áreas humanas.
Com relação ao trabalho de Foucault, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foucault percebia as esferas do saber e do poder como totalmente desvinculadas.
b) Foucault procurava ver como se constituía historicamente o sujeito no ocidente.
c) Foucault, contrapondo-se ao modelo idealista, propõe um método antropológico.
d) Foucault defendia que a História focasse na compreensão das estruturas sociais.

Charles-Victor Langlois (1863- 1929) e Charles Seignobos (1854- 1942) escreveram “A introdução aos estudos históricos” (1898), lançando as bases da Escola Metódica da História. Nesta obra, eles propunham uma história com rigor científico, dando ênfase a temas militares, políticos e cívicos, embasada em documentos oficiais que resumiram o máximo de objetividade.
Segundo os autores, o historiador deveria seguir alguns procedimentos metodológicos básicos. Sobre estes procedimentos, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao historiador juntar e classificar fontes e documentos.
II- O historiador deve fazer a crítica interna das fontes e documentos.
III- Cabe ao historiador proceder ao encadeamento dos fatos.
IV- O historiador deve organizar os fatos por meio de uma construção aleatória, para ser imparcial.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Atualmente, a produção intelectual em várias áreas do conhecimento em Humanas tem sido influenciada de maneira marcante pelas contribuições dadas pelas reflexões feitas por Foucault. Propondo-se a levar um olhar antropológico sobre a história, Foucault marca definitivamente ambos os campos do saber. Tratando de temas como o cotidiano, as mentalidades, as instituições de Estado e a dominação, a obra de Foucault tem mostrado um grande rendimento para dar conta dos problemas de nosso tempo.
Sobre a obra de Foucault, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foucault defende os modelos racionalistas no estudo da História.
( ) Foucault acreditava que a História devia focar na estrutura social.
( ) Foucault destacava a interpenetração que se dá entre poder e saber.
( ) Foucault defendia o papel humanizante que teria a literatura.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

Fernand Braudel (1902-1985), estudioso francês, que pertenceu à segunda geração do grupo dos Annales, propôs a categorização de tempo tripartida em "acontecimento", "conjuntura" e "estrutura" como meio de classificar fatos e fenômenos que ocorrem na experiência/trajetória das mais diferentes sociedades e indivíduos.
Levando em consideração as concepções e formulações de Braudel, analise as sentenças a seguir:
I- Ocorrências acidentais, como mortes, nascimentos, assaltos, greves, ataques, disparos, invasões, desembarques, entre outras, foram identificadas como acontecimentos.
II- Como fenômenos estruturais pode-se identificar desequilíbrios, oscilações, turbulências e flutuações em meio a regimes, tais como revoluções, crises, guerras.
III- Como acontecimentos é possível relacionar as comemorações que constam nos calendários de países e nações, tanto cívicas como religiosas.
IV- Pertencem à dimensão das estruturas os comportamentos e costumes de uma dada coletividade, assim como ideologias que permeiam as mentalidades e que se estendem por várias gerações.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A Micro-História é uma das tendências historiográficas que compõe o grupo da Nova História Cultural, possui como principal referência teórica e metodológica o pesquisador italiano Carlo Ginzburg e a obra Queijos e Vermes, que foi publicada em 1976.
Com relação à Micro-História, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre os principais temas de debate está o conflito que se instaurou entre erudito/popular, religioso/laico, bárbaro/civilizado, artesanal/industrial, cidade/campo, vilões/nobres.
( ) Procura defender as abordagens da Macro-História, estruturas globalizantes e generalizadoras que se encontram fundamentadas pela sociologia.
( ) Os historiadores que aderiram à Micro-História possuem fortes influências do positivismo, racionalismo e historicismo do século XIX, com orientação política à direita e apoiam amplamente o neoidealismo.
( ) Entre os princípios metodológicos encontram-se os de ler e decifrar pistas e indícios. Para tanto podem ser considerados estercos, pegadas, plumas, pelos, inscrições digitais, entre outros.
a) F - F - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

A partir da década de 1960 ficou evidente a todos e foi cada vez mais trazida ao debate a crise ecológica que nossa civilização enfrenta. Na década de 1970, os historiadores começaram a voltar sua atenção para aquilo que veio a ser chamado de História Ambiental. Poderíamos afirmar que essa tendência já estava latente na segunda geração dos Annales nos trabalhos de Braudel. Lançando mão da contribuições dadas pela geografia e a antropologia, o historiador ambiental realiza um trabalho interdisciplinar.
Sobre a História Ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A História Ambiental inclui o estudo tanto da ética quanto da estética.
( ) Trata-se de revelar como a humanidade vem percebendo a natureza.
( ) Essa corrente demonstra que alguns povos respeitam mais a natureza.
( ) Essa corrente demonstra que existiu harmonia total com a natureza no passado.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - F.

A crise do marxismo, colocada pela denúncia dos crimes de Stalin, provocou uma renovação intelectual nessa corrente de pensamento entre os historiadores ingleses, levando esses a desenvolverem, a partir do método dialético, análises inovadoras da História Social. Assim, os trabalhos desses historiadores distanciam-se da ortodoxia soviética, dando novas interpretações à realidade histórica a partir da perspectiva materialista-dialética. Muitos desses historiadores desenvolveram seus trabalhos juntos à revista de esquerda inglesa New Left Review.
Quanto à contribuição desses pensadores, analise as afirmativas a seguir:
I- Os estudiosos marxistas ampliaram nossa compreensão do Ocidente.
II- Esses pesquisadores defendiam a primazia do determinismo econômico.
III- Os estudos dessa corrente negligenciam a vida cotidiana dos indivíduos.
IV- Esses historiadores em seus estudos inovaram na percepção do tempo.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Sobre a obra de Droysen, analise as afirmativas a seguir:
Droysen foi um historiador de grande originalidade em seu tempo, tendo dado contribuições importantes à reflexão acerca da questão da objetividade e neutralidade no fazer História. No século XIX, a historiografia estava ocupada em elaborar as regras e normas necessárias a conferir cientificidade a seus trabalhos e Droysen esteve em meio a essa discussão. Tendo sido aluno de Hegel, Droysen realizou trabalhos dentro da temática importante em seu tempo, que valorizava a história das nações, mas também deixou obras acerca da teoria da História.
I- Pra Droysen, a História deveria seguir os métodos próprios das ciências exatas.
II- Para Droysen, a História deveria fornecer modelos e regras para a vida social.
III- Droysen advogava em favor de uma visão teleológica e integrada da História.
IV- Droysen em seus trabalhos mostrava-se um crítico do positivismo historiográfico.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A Inglaterra foi um dos centros mais importantes na produção de uma historiografia de inspiração marxista inovadora e produtora de análises originais a partir da aplicação do método do materialismo histórico e dialético. Ao passo em que os historiadores ingleses produziam abordagens novas com o viés marxista, os partidos comunistas do ocidente se confrontavam com uma crise advinda do processo de desestalinização da União Soviética. Se a denúncia dos crimes de Stalin fez muitos intelectuais deixarem o Partido Comunista, na Inglaterra esses ficaram divididos, mas acabaram por forjar uma reinterpretação criativa do marxismo.
Sobre a produção historiográfica inglesa de inspiração marxista e seus autores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Hobsbawm trouxe uma interpretação original acerca da temporalidade na historiografia.
( ) O trabalho de Dobb tratou do processo de transição do feudalismo para o capitalismo.
( ) Os historiadores marxistas ingleses reforçaram a ideia do determinismo econômico.
( ) Para esses historiadores ingleses, o cotidiano e as crenças individuais não importavam.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

No interior do movimento de sistematização do conhecimento, e embalada pelo mito do progresso da ciência, a História pôde ser reconhecida como disciplina científica no final do século XIX. O exercício da história é condicionado pela estrutura social. Dentro dessa perspectiva, podemos supor que em cada configuração histórico-social é diferente o registro de seu tempo e a reflexão sobre os tempos passados terão características próprias.
Com relação às características da prática da História no século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Prevaleceu uma preocupação com o registro do cotidiano.
( ) Os historiadores revisitaram a história dos impérios.
( ) Nessa época não havia interesse em relíquias históricas.
( ) A historiografia colaborou com o nacionalismo.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Luciene Lima dos Santos (1654644)
	
	Disciplina:
	Teoria da História e Historiografia (HID27)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512997) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21020478
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Michel Foucault insere-se entre os mais influentes pensadores nas ciências humanas no presente, tendo sua obra penetrado a produção intelectual acadêmica nas disciplinas de História e Antropologia de maneira significativa e profunda. Influenciado por Marx e Nietzsche, Foucault propõe um olhar antropológico da História, realizando estudos do cotidiano, das mentalidades, sobre a dominação e o controle social, procurando ver a contingência e a subjetividade no processo histórico. Tendo lecionado na USP e proferido um ciclo de palestras na PUC, Foucault deixou uma marca profunda também na produção nacional nas áreas humanas. Com relação ao trabalho de Foucault, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foucault procurava ver como se constituía historicamente o sujeito no ocidente.
	 b)
	Foucault, contrapondo-se ao modelo idealista, propõe um método antropológico.
	 c)
	Foucault percebia as esferas do saber e do poder como totalmente desvinculadas.
	 d)
	Foucault defendia que a História focasse na compreensão das estruturas sociais.
	2.
	Charles-Victor Langlois (1863- 1929) e Charles Seignobos (1854- 1942) escreveram ?A introdução aos estudos históricos? (1898), lançando as bases da Escola Metódica da História. Nesta obra, eles propunham uma história com rigor científico, dando ênfase a temas militares, políticos e cívicos, embasada em documentos oficiais que resumiram o máximo de objetividade. Segundo os autores, o historiador deveria seguir alguns procedimentos metodológicos básicos. Sobre estes procedimentos, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao historiador juntar e classificar fontes e documentos.
II- O historiador deve fazer a crítica interna das fontes e documentos.
III- Cabe ao historiador proceder ao encadeamento dos fatos.
IV- O historiador deve organizar os fatos por meio de uma construção aleatória, para ser imparcial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	Atualmente, a produção intelectual em várias áreas do conhecimento em Humanas tem sido influenciada de maneira marcante pelas contribuições dadas pelas reflexões feitas por Foucault. Propondo-se a levar um olhar antropológico sobre a história, Foucault marca definitivamente ambos os campos do saber. Tratando de temas como o cotidiano, as mentalidades, as instituições de Estado e a dominação, a obra de Foucault tem mostrado um grande rendimento para dar conta dos problemas de nosso tempo. Sobre a obra de Foucault, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foucault defende os modelos racionalistas no estudo da História.
(    ) Foucault acreditava que a História devia focar na estrutura social.
(    ) Foucault destacava a interpenetração que se dá entre poder e saber.
(    ) Foucault defendia o papel humanizante que teria a literatura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Fernand Braudel (1902-1985), estudioso francês, que pertenceu à segunda geração do grupo dos Annales, propôs a categorização de tempo tripartida em "acontecimento", "conjuntura" e "estrutura" como meio de classificar fatos e fenômenos que ocorrem na experiência/trajetória das mais diferentes sociedades e indivíduos. Levando em consideração as concepções e formulações de Braudel, analise as sentenças a seguir:
I- Ocorrências acidentais, como mortes, nascimentos, assaltos, greves, ataques, disparos, invasões, desembarques, entre outras, foram identificadas como acontecimentos. 
II- Como fenômenos estruturais pode-se identificar desequilíbrios, oscilações, turbulências e flutuações em meio a regimes, tais como revoluções, crises, guerras.
III- Como acontecimentos é possível relacionar as comemorações que constam nos calendários de países e nações, tanto cívicas como religiosas. 
IV- Pertencem à dimensão das estruturas os comportamentos e costumes de uma dada coletividade, assim como ideologias que permeiam as mentalidades e que se estendem por várias gerações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	A Micro-História é uma das tendências historiográficas que compõe o grupo da Nova História Cultural, possui como principal referência teórica e metodológica o pesquisador italiano Carlo Ginzburg e a obra Queijos e Vermes, que foi publicada em 1976. Com relação à Micro-História, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre os principais temas de debate está o conflito que se instaurou entre erudito/popular, religioso/laico, bárbaro/civilizado, artesanal/industrial, cidade/campo, vilões/nobres.
(    ) Procura defender as abordagens da Macro-História, estruturas globalizantes e generalizadoras que se encontram fundamentadas pela sociologia.
(    ) Os historiadores que aderiram à Micro-História possuem fortes influências do positivismo, racionalismo e historicismo do século XIX, com orientação política à direita e apoiam amplamente o neoidealismo.
(    ) Entre os princípios metodológicos encontram-se os de ler e decifrar pistas e indícios. Para tanto podem ser considerados estercos, pegadas, plumas, pelos, inscrições digitais, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	A partir da década de 1960 ficou evidente a todos e foi cada vez mais trazida ao debate a crise ecológica que nossa civilização enfrenta. Na década de 1970, os historiadores começaram a voltar sua atenção para aquilo que veio a ser chamado de História Ambiental. Poderíamos afirmar que essa tendência já estava latente na segunda geração dos Annales nos trabalhos de Braudel. Lançando mão da contribuições dadas pela geografia e a antropologia, o historiador ambiental realiza um trabalho interdisciplinar. Sobre a História Ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A História Ambiental inclui o estudo tanto da ética quanto da estética.
(    ) Trata-se de revelar como a humanidade vem percebendo a natureza.
(    ) Essa corrente demonstra que alguns povos respeitam mais a natureza.
(    ) Essa corrente demonstra que existiu harmonia total com a natureza no passado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	A crise do marxismo, colocada pela denúncia dos crimes de Stalin, provocou uma renovação intelectual nessa corrente de pensamento entre os historiadores ingleses, levando esses a desenvolverem, a partir do método dialético, análises inovadoras da História Social. Assim, os trabalhos desses historiadores distanciam-se da ortodoxia soviética, dando novas interpretações à realidade histórica a partir da perspectiva materialista-dialética. Muitos desses historiadores desenvolveram seus trabalhos juntos à revista de esquerda inglesa New Left Review. Quanto à contribuição desses pensadores, analise as afirmativas a seguir:
I- Os estudiosos marxistas ampliaram nossa compreensão do Ocidente.
II- Esses pesquisadores defendiam a primazia do determinismo econômico.
III- Os estudos dessa corrente negligenciam a vida cotidianados indivíduos.
IV- Esses historiadores em seus estudos inovaram na percepção do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	8.
	Droysen foi um historiador de grande originalidade em seu tempo, tendo dado contribuições importantes à reflexão acerca da questão da objetividade e neutralidade no fazer História. No século XIX, a historiografia estava ocupada em elaborar as regras e normas necessárias a conferir cientificidade a seus trabalhos e Droysen esteve em meio a essa discussão. Tendo sido aluno de Hegel, Droysen realizou trabalhos dentro da temática importante em seu tempo, que valorizava a história das nações, mas também deixou obras acerca da teoria da História. Sobre a obra de Droysen, analise as afirmativas a seguir:
I- Pra Droysen, a História deveria seguir os métodos próprios das ciências exatas.
II- Para Droysen, a História deveria fornecer modelos e regras para a vida social.
III- Droysen advogava em favor de uma visão teleológica e integrada da História.
IV- Droysen em seus trabalhos mostrava-se um crítico do positivismo historiográfico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	A Inglaterra foi um dos centros mais importantes na produção de uma historiografia de inspiração marxista inovadora e produtora de análises originais a partir da aplicação do método do materialismo histórico e dialético. Ao passo em que os historiadores ingleses produziam abordagens novas com o viés marxista, os partidos comunistas do ocidente se confrontavam com uma crise advinda do processo de desestalinização da União Soviética. Se a denúncia dos crimes de Stalin fez muitos intelectuais deixarem o Partido Comunista, na Inglaterra esses ficaram divididos, mas acabaram por forjar uma reinterpretação criativa do marxismo. Sobre a produção historiográfica inglesa de inspiração marxista e seus autores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Hobsbawm trouxe uma interpretação original acerca da temporalidade na historiografia.
(    ) O trabalho de Dobb tratou do processo de transição do feudalismo para o capitalismo.
(    ) Os historiadores marxistas ingleses reforçaram a ideia do determinismo econômico.
(    ) Para esses historiadores ingleses, o cotidiano e as crenças individuais não importavam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	No interior do movimento de sistematização do conhecimento, e embalada pelo mito do progresso da ciência, a História pôde ser reconhecida como disciplina científica no final do século XIX. O  exercício da história é condicionado pela estrutura social. Dentro dessa perspectiva, podemos supor que em cada configuração histórico-social é diferente o registro de seu tempo e a reflexão sobre os tempos passados terão características próprias. Com relação às características da prática da História no século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Prevaleceu uma preocupação com o registro do cotidiano.
(    ) Os historiadores revisitaram a história dos impérios.
(    ) Nessa época não havia interesse em relíquias históricas.
(    ) A historiografia colaborou com o nacionalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
Prova finalizada com 7 acertos e 3 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina