Conforme Reis (1996), os “positivistas” da Revue Historique ocuparam grandes espaços nas instituições francesas, tais como universidades, arquivos, bibliotecas e museus. Essa escola teve grande apoio do estado nacional.
Com relação à escola positivista do século XIX, analise as sentenças abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
( ) Defendia que a partir do método, a história pode chegar a uma verdade absoluta e objetiva.
( ) Postulava que o historiador, em alguma medida, sempre estará impregnado por seus condicionamentos políticos, culturais e sociais.
( ) Respondia aos fatos como passíveis de interpretações.
( ) Postulava que não cabe ao historiador julgar, mas sim narrar a história tal como ela se apresenta.
( ) Orientava que os historiadores evitassem questões filosóficas, a fim de eliminar as subjetividades.
A sequência correta é:
Questão 1
Escolha uma opção:
a.
V, V, F, V, V.
b.
F, V, F, F, V.
c.
V, F, F, V, F.
d.
V, V, F, F, F.
e.
V, F, F, V, V.
Ed
semana passada
Vamos analisar cada uma das sentenças sobre a escola positivista do século XIX: ( ) Defendia que a partir do método, a história pode chegar a uma verdade absoluta e objetiva. É verdadeira (V). O positivismo acreditava na possibilidade de se alcançar uma verdade objetiva através de métodos científicos. ( ) Postulava que o historiador, em alguma medida, sempre estará impregnado por seus condicionamentos políticos, culturais e sociais. É falsa (F). O positivismo tende a minimizar a influência dos condicionamentos subjetivos do historiador, buscando uma abordagem mais objetiva. ( ) Respondia aos fatos como passíveis de interpretações. É falsa (F). O positivismo defendia que os fatos históricos deveriam ser tratados de forma objetiva, sem muitas interpretações subjetivas. ( ) Postulava que não cabe ao historiador julgar, mas sim narrar a história tal como ela se apresenta. É verdadeira (V). O positivismo enfatizava a narração dos fatos sem julgamentos ou interpretações pessoais. ( ) Orientava que os historiadores evitassem questões filosóficas, a fim de eliminar as subjetividades. É verdadeira (V). O positivismo buscava evitar questões filosóficas que pudessem introduzir subjetividade na análise histórica. Portanto, a sequência correta é: V, F, F, V, V. A alternativa que corresponde a essa sequência é a) V, V, F, V, V.