A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
apol 2 Serviço Social, Direito e Cidadania

Pré-visualização | Página 4 de 7

condenadas pela justiça e já terminaram de cumprir a respectiva pena.
	
	D
	A família homoafetiva é constituída por pessoas do mesmo sexo e teve seu reconhecimento, pelo direito, com fundamento no princípio da afetividade.
Resposta: D. Família Homoafetiva teve seu reconhecimento legal pelo STF com fundamento no princípio da afetividade.
Questão 5/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - Sobre o histórico dos direitos sociais em relação à saúde no Brasil assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	As primeiras escolas de medicina foram criadas por Oswaldo Cruz em 1904.
	
	B
	Foi somente com a vinda da família real portuguesa para o Brasil que começaram as primeiras medidas preventivas de garantir saneamento básico para toda população.
	
	C
	As primeiras medidas sanitaristas, em razão do alastramento de diversas doenças como a varíola, malária, febre amarela, foram a quarentena e o internamento compulsório dos doentes.
	
	D
	No Brasil Colônia os casos de enfermidade eram tratados pelos pajés com seus cantos e ervas e pelos boticários, que percorriam os mais diversos territórios brasileiros levando algum tipo de assistência.
Resposta: D. No Brasil-Colônia, não há como se falar em acesso saúde da forma como atualmente conhecemos.
Questão 6/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 - A Constituição Federal prevê a prioridade absoluta apenas para criança e adolescente, sendo que para o idoso o principio da prioridade é prevista em legislação denominada infraconstitucional (o Estatuto do Idoso), ou seja, que na ordem de hierarquia das lei, está abaixo da Constituição. Acerca do Estatuto do Idoso e do princípio da prioridade, assinale V para as assertivas que correspondem a casos em que prevalece a garantia da prioridade e F para as assertivas que não correspondem e escolha a alternativa correta.
   I - (   ) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população
 II - (   ) Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
III - (   ) Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.
IV - (   ) Garantia de recebimento do décimo quarto salário, anualmente, a partir do primeiro ano após a aposentadoria por tempo de serviço.
Nota: 0.0
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - V - V - F
Resposta: D. Previsão expressa no artigo 3º do Estatuto do Idoso.
Questão 7/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 -Sobre o conceito de trabalho e como se modificou na história assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e escolha a alternativa correta.
 
  I - (   ) Os gregos, como Platão e Aristóteles, valorizavam o trabalho e o consideravam dignificante.
 II - (   ) A primeira forma de trabalho foi a escravidão. O escravo não era considerado um ser humano, mas um objeto, propriedade de seu senhor.
III - (   ) Outro tipo de organização do trabalho era com os servos, que trabalhavam nas terras dos senhores feudais, em troca de proteção.
IV - (   ) Com a Revolução Industrial os trabalhadores concentram-se em um mesmo espaço produtivo e passam a ser denominados operários.
Nota: 10.0
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	F - F - F - V
	
	C
	F - V - V - V
Você acertou!
Resposta: C. Conforme o tópico Direitos Trabalhistas: Dimensão Histórica, da rota 6.
	
	D
	F - F - V - V
Questão 8/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - A Constituição Federal de 1988 prevê no art. 196 que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação." Sobre o direito constitucional à saúde assinale a correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A saúde se insere na Constituição Federal no rol dos direitos
	
	B
	É dever do Estado mas não tem caráter preventivo. Tem ênfase na centralização dos serviços no âmbito Federal;
	
	C
	Para sua efetivação enquanto direito se faz necessária a criação de lei regulamentadora, tendo em vista que, como direito social, é considerado norma programática.
Resposta: C. Os direitos sociais são normas programáticas e necessitam de lei que os regulamente.
	
	D
	A previsão constitucional à saúde tem aplicação imediata nas esferas Federal, Estadual e Municipal, com recursos do Fundo Previdenciário.
Questão 9/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - Sobre o princípio da dignidade humana previsto pela Constituição Federal de 1988, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
 
  I - (   ) Está previsto na Constituição de 1988 como fundamento do Estado Democrático de Direito.
 II - (   ) É um valor moral e espiritual válido para toda pessoa nascida no Brasil a partir da data em que completa 16 anos.
III - (   ) Como princípio constitucional afeta, também, toda norma do direito de família.
IV - (   ) O referido princípio se aplica a todos com exceção daqueles que foram condenados por crime e cumprem pena em regime fechado.
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	B
	As alternativas I e III são verdadeiras.
Resposta: B. É um princípio universal, previsto na Constituição de 1988 e fundamenta o Estado Democrático de Direito como prevê o artigo 1º.
	
	C
	Somente a alternativa I é verdadeira.
	
	D
	Todos as alternativas são falsas.
Questão 10/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - A primeira Constituição Brasileira que previu a Previdência Social foi a Constituição de 1891, na qual a previdência social  foi prevista em casos de calamidade pública. Sobre a Previdência Social analise as proposições e assinale a alternativa correta.
 
  I - (   ) A previdência social, assim como a saúde e a assistência social, está prevista na Constituição Federal como parte da seguridade social e na qualidade de direito social, ora direito fundamental.
 II - (   ) A previdência social tem o seu primeiro marco legal no Brasil com a Lei nº 3.397 em 1988, que autorizava o governo a ter uma “caixa de socorros” destinada àqueles trabalhadores da estrada de ferro.
III - (   ) Foi com a Constituição de 1934 que o sistema tripartite de previdência, que prepondera até hoje, foi previsto. Tripartite, pois o financiamento da previdência social envolve a empresa, o empregado e o Estado.
IV - (   ) Foi em 1960, com a Lei 3.807, considerada Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), que ocorreu a unificação de todas as legislações que tratam da matéria previdenciária, eliminando as diferenças históricas de tratamento entre os trabalhadores, unificando as alíquotas de contribuição incidentes na remuneração do trabalhador.
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas são verdadeiras.
Resposta: A. Todas verdadeiras conforme texto do tema 3, rota 5.
	
	B
	As alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	C
	Somente a alternativa IV é verdadeira.
	
	D
	Todas as alternativas são falsas.
Questão 1/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - Sobre os elementos que caracterizam a família no ordenamento jurídico brasileiro escolha a alternativa verdadeira.
Nota: 0.0
	
	A
	Alguns dos elementos que caracterizam a família são: afetividade, estabilidade, publicidade e vontade.
Resposta: A. Conceito tratado no texto do tema 2, rota 4.
	
	B
	Somente caracterizam a família: registro civil do casamento, filhos e vontade.
	
	C
	Basta a residência comum para os cônjuges e ausência de violência doméstica.
	
	D
	Somente filhos e desejo comum de busca pela felicidade.
Questão 2/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - O Código Civil de 2002 altera a denominação de pátrio poder para poder familiar para se adequar à previsão constitucional que garante que os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. Sobre o poder familiar e seus aspectos legais assinale V para