Buscar

Estudo de caso metodologia ativa

Prévia do material em texto

CENTRO INTERNACIONAL UNINTER – POLO JUIZ DE FORA
SEGUNDA LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Módulo B – Fase I – Ano 2020
TEMA Práticas para o Ensino Fundamental – Metodologias Ativas e a BNCC
Aluna: Carla Patrícia Miranda Araújo Ferreira – RU 1506178
RESPOSTAS:
1. O modelo multidisciplinar de ensino faz parte de toda a trajetória do aluno. Em uma única aula, o estudante aprende uma variedade de habilidades e conhecimentos, discutindo temas abrangentes. As disciplinas não são isoladas, soltas, mas trabalha em temas transversais. São conteúdos de conhecimento e habilidades multidisciplinares. É o que deveria acontecer no Brasil. Os alunos precisam sentir-se orientados e hábeis, com suas habilidades e competências desenvolvidas para conseguirem escolher suas futuras profissões, serem pessoas críticas. Aprender de forma interdisciplinar faz com que o indivíduo entenda o porquê da disciplina, que é ensinada de forma contextualizada com o mundo, com os fatos atuais. 
2. As metodologias ativas devem ser desenvolvidas com o objetivo de fazer que o estudante seja o centro do processo de aprendizagem. É preciso que os professores facilitem, instiguem uma aprendizagem onde o aluno adquira habilidades de autonomia, seja capaz de ser participativo, crítico, tenha condições de resolver problemas a partir de situações reais. O aluno precisa ser o foco, estar no centro do processo de aprendizagem, sendo responsável pela construção do seu conhecimento e não apenas sendo um ouvinte do que lhe é passado.
3. Classe invertida: A classe invertida como o próprio nome indica, propõe uma inversão nas aulas tradicionais. Acho interessante e vantajoso o aluno chegar na escola, em sala de aula tendo o primeiro contato com o tema em casa e aproveitar o tempo em sala de aula para potencializar seu aprendizado. Com o professor em sala de aula o tempo é dedicado a discussões e resolução de questões. A classe invertida ajuda um maior tempo em dinamizações e debates na escola, promove uma aula mais dinâmica e menos expositiva e teórica.
Aprendizagem multidisciplinar: As escolas planejam e implementam os módulos de aprendizagem multidisciplinares, e os temas e a duração podem variar de acordo com as necessidades e interesses locais. Os alunos participam no planejamento dos módulos e os professores asseguram que, ao longo deste processo, os alunos de vários níveis trabalham em conjunto. Dessa forma as disciplinas são contextualizadas com acontecimentos atuais, discutindo temas que desenvolvam a criticidade e autonomia do aluno.

Continue navegando