Buscar

Competência de Visão Sistêmica na Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Gestão da Sustentabilidade
As ações empresariais que visam minimizar os impactos do modelo capitalista (gestão antropocêntrica), podem implementar diretrizes de sustentabilidade empresarial como uma forma de enfrentamento aos problemas sociais e ambientais que permeiam a sociedade brasileira. Se você assumisse a liderança de uma empresa que sempre desenvolveu processos de gestão tradicional e agora, com nova determinação para implementar padrões de gestão sustentável, qual solução aplicaria como processo gerencial. 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
 Reduzir a mão de obra para aumentar a lucratividade da empresa.
	B	Reunir os profissionais e colaboradores estratégicos para definir em equipe, os processos adequados e as diretrizes socioambientais a seguir.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (B). A gestão da sustentabilidade tem a visão ecocêntrica, onde o meio ambiente e as pessoas trabalham em equipe para buscar soluções e aplicar diretrizes socioambientais.
As demais alternativas estão incorretas porque se adequam à gestão tradicional do sistema capitalista – antropocêntrica - onde o foco é a empresa e a maximização de lucros para acionistas. Rota 3 – Tema 4.
	C	Implementar da gestão por processos para alcançar maior lucratividade, exclusivamente.
	D	Investir na gestão antropocêntrica, uma vez que os resultados de sucesso são mais rápidos.
	E	Desenvolver uma gestão com foco na empresa como centro de tudo.
Questão 2/10 - Gestão da Sustentabilidade
Na segunda-feira (25/07/2018), a comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, que propõe alterações na atual legislação de agrotóxicos, aprovou texto que divide opiniões. De um lado, empresários do agronegócio comemoram sob o argumento de que moderniza a aprovação e regulação dos pesticidas. Do outro, organizações de promoção à saúde coletiva e defesa do meio ambiente afirmam que o relatório representa riscos não só aos trabalhadores do campo, mas também aos consumidores dos alimentos expostos aos agrotóxicos. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará, Integrante do Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e coordenador do Observatório da Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (OBTEIA), Fernando Carneiro refere:
“Há 60 anos, Rachel Carson, bióloga norte-americana, escreveu “A primavera silenciosa”, um clássico da literatura ambientalista. Teve uma repercussão tão grande que o governo americano criou uma comissão de cientistas comprovando tudo o que ela havia pesquisado, o que gerou, inclusive, a criação da agência de proteção ambiental nos Estados Unidos. Nós, em 2015, publicamos o dossiê Abrasco, com quase 700 páginas e mais de 60 autores colocando isso. Só que o que a gente vê hoje com esse PL é que, em vez de fazermos um movimento para cuidar da saúde da população e do meio ambiente, estamos vendo exatamente o contrário”.
( https://apublica.org/2018/07/brasil-sera-paraiso-dos-agrotoxicos-diz-pesquisador/)
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I. O pesquisador Fernando Carneiro faz uma comparação incoerente ao citar a obra de Rachel Carson.
II. As alterações na legislação de agrotóxicos no Brasil, colocam em risco os avanços alcançados até agora em relação à saúde das pessoas e do meio ambiente.
III. A obra de Rachel Carson e a mobilização da sociedade norte-americana garantiram melhorias nas leis sobre uso de pesticidas. No Brasil, nem o dossiê Abrasco nem a repercussão negativa sobre a PL, ainda não conseguem avanços positivos.
IV. A comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, não deve satisfações à opinião pública. 
É correto apenas o que se afirma em
 
 
 
Nota: 10.0
	A	Somente na sentença I.
	B	Somente nas sentenças II e III.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (B), porque ambas têm correlação com a contextualização, texto-base.
As demais alternativas estão incorretas porque o pesquisador Fernando Carneiro fez uma correlação muito adequada ao citar a obra de Rachel Carson e porque os deputados têm a responsabilidade de prestar contas à opinião pública. Rota 1 – Tema 4.
	C	Somente nas sentenças II e IV.
	D	Somente nas sentenças I e IV.
	E	Somente nas sentenças II, III e IV.
Questão 3/10 - Gestão da Sustentabilidade
Um gestor que possui a competência “visão sistêmica” e a coloca permanentemente a serviço da organização exerce um papel preponderante na gestão dos processos que envolvem sua área de responsabilidade, pois, em suas decisões estará privilegiando não só a eficiência do processo, que significa "fazer certo a coisa", mas, acima de tudo, privilegiará a eficácia, que em última instância significa "fazer a coisa certa" objetivando agregar valor aos resultados da organização.(http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/visao-sistemica-e-importante-para-todos/61043/) 
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I. A visão sistêmica é uma competência da gestão da sustentabilidade para realizar as ações de maneira metódica e individualizada.
II. O pensamento estratégico da Sustentabilidade é “Pensar no Futuro Olhando para o Todo”, como uma totalidade e no devido contexto. Esse “todo” significa ter uma visão sistêmica.
III. A visão sistêmica é uma competência da gestão da sustentabilidade que coloca as coisas dentro de um contexto, estabelece a natureza das interações e relações entre as partes.
IV. Conciliar interesses públicos e privados sobre questões ambientais, mercadológicas, políticas, econômicas não fazem parte dos desafios na gestão da sustentabilidade. 
É correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	Somente na sentença II.
	B	Somente na sentença III.
	C	Somente nas sentenças I e II.
	D	Somente nas sentenças II e III.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (D), porque se referem ao pensamento estratégico, visão e à competência para a gestão da sustentabilidade.
As demais alternativas estão incorretas porque não correspondem aos critérios relacionados aos desafios nem às competências de um gestor em sustentabilidade. Rota 1 – Tema 3.
	E	Somente nas sentenças II e IV.
Questão 4/10 - Gestão da Sustentabilidade
Na obra Ética e Meio Ambiente: Construindo as Bases para um Futuro Sustentável, Mario Alencastro (2015) refere que “a ética engloba a esfera das relações humanas, ocupando-se em fundamentar a natureza da vida correta no seio de determinada comunidade”. Esta e outras questões tornam necessário fazer uma apurada análise em torno da construção de princípios, valores e atitudes que possam mediar os atos humanos relativos ao seu relacionamento com a natureza, temática central de uma emergente visão rumo à ética ambiental.
(ALENCASTRO, Mário. “Ética e Meio Ambiente: Construindo as Bases para um Futuro Sustentável”. Curitiba: InterSaberes, 2015.p.37) 
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I. Os principais valores sustentados pelo sistema capitalista foram basicamente o crescimento econômico e o consumo.
II. O capitalismo se fundamenta em princípios de Responsabilidade Social.
III. Os princípios e valores da RSE representam atitudes compromissadas de responsabilidade refletem o “caráter ético” da organização.
IV. A relação entre o sistema capitalista e a responsabilidade social se dá porque que ambos têm como premissa as boas relações humanas e ética nos negócios.
 É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	A	Somente na sentença I.
	B	Somente na sentença II.
	C	Somente nas sentenças I e IV.
	D	Somente nas sentenças I, III e IV.
	E	Somente nas sentenças I e III.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (E), porque apresentam os valores correspondentes ao capitalismo e a Responsabilidade social. As demais alternativas estão incorretas porque a gestão de negócios do sistema capitalista não se fundamenta na responsabilidade socialnem têm as mesmas premissas de gestão. Rota 2 – Tema 3.
Questão 5/10 - Gestão da Sustentabilidade
“Fabiano, da ficção de Vidas Secas (1932), costumava sonhar de olhos abertos. Imaginava as crianças dele com outro futuro, fartando-se em água. Mas conviviam com a falta... Não só no passado. Em pleno século 21, o gesto de abrir uma torneira em casa ou acionar a irrigação no campo ainda não é diário, imediato ou real em algumas regiões no país. Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030. Isso não é ficção. Aproveitamento da água da chuva, reuso, construções sustentáveis, dessalinização e despoluição são algumas das medidas possíveis para que a falta não se torne rotina. ”
(http://www.ebc.com.br/especiais-agua/solucoes-hidricas/) 
Considerando os dados da Agência Nacional de Águas e fundamentado na importância, características e o papel que desempenham as organizações do terceiro setor no processo de gestão dos sistemas de produção e consumo, pode-se afirmar que: 
I. “O Terceiro Setor é um setor intermediário entre o Estado e o mercado, entre o setor público e o privado, que compartilha de alguns traços de cada um deles, sendo importante para processos de gestão em sustentabilidade dos recursos hídricos.
II. É responsabilidade do terceiro setor aprovar leis para o uso sustentável da água, considerada um bem público.
III. Cabe ao terceiro setor a atribuição de captar recursos e financiamento junto a investidores para projetos voltados, exclusivamente, para a filantropia e assistencialismo.
IV. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) podem atuar em parceria com o poder público para ter acesso a recursos financeiros e implementar projetos para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos. 
São corretas:
Nota: 10.0
	A	Somente a sentença I.
	B	Somente a sentença III.
	C	Somente a sentença IV.
	D	Somente as sentenças II e III.
	E	Somente as sentenças I, e IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (E), porque o 3o. Setor contribui para garantir a gestão democrática das organizações, como um todo. Atuando como fiscalizador, denunciante e agente de mobilização social para promover políticas públicas e políticas do mercado empresarial mais justas, menos discriminatórias e tendenciosas, minimizando comportamentos maniqueístas político-partidários ou exclusivos interesses mercadológicos. E porque as OSCIP’s foram instituídas pela Lei Federal 9.790-1999, para atuação conjunta com o Poder Público para acesso a recursos públicos, cabendo ao Ministério da Justiça a expedição de certificados.
As demais alternativas estão incorretas porque não se aplicam aos conceitos nem características do 3o. Setor. Rota 1 – Tema 2.
 
Questão 6/10 - Gestão da Sustentabilidade
Na primeira reunião do Fórum sobre Produção e Consumo Sustentáveis realizada em Brasília-DF, em 14/06/2018, o Governo e setores produtivos debatem sustentabilidade. Os principais temas em discussão foram: ciclo de vida dos produtos, mudança nos padrões de consumo e educação ambiental. O Ministério do Meio Ambiente focou sua intervenção no Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado em 2011, que apresenta um conjunto de diretrizes para o governo, o setor produtivo e a sociedade no sentido de adequar o Brasil a padrões mais sustentáveis de produção e consumo. E tem o objetivo de consolidar a agenda ambiental junto aos diversos setores produtivos da indústria brasileira. 
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	A	Os temas em discussão no Fórum sobre Produção e Consumo Sustentáveis não se adequam às diretrizes da sustentabilidade.
	B	O tema da produção e consumo sustentáveis ganha a cada dia maior relevância no cenário nacional e internacional.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (B), porque iniciativas consideráveis podem ser observadas nos últimos 10 anos tanto por parte do setor público quanto do setor privado que buscam praticar uma economia mais limpa e justa, observando critérios de sustentabilidade e diminuição dos Gases de Efeito Estufa. As demais alternativas estão incorretas porque os temas se adequam às diretrizes da sustentabilidade; é tarefa do governo fomentar e promover planos e ações para o desenvolvimento da sustentabilidade em conjunto com as esferas públicas, privadas e sociais. E foi baseado nas diretrizes globais propostas pela ONU (2010) que o governo brasileiro Brasil elaborou Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Rota 2 – Tema 5.
	C	Não compete ao governo intervir nas políticas de mercado nacional.
	D	O ciclo de vida dos produtos, mudança nos padrões de consumo e educação ambiental não se adequam à sustentabilidade.
	E	Baseado nas diretrizes dos governos municipais, o governo brasileiro elaborou Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS).
Questão 7/10 - Gestão da Sustentabilidade
Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos últimos anos, houve aumento significativo no número de indústrias brasileiras que utilizam tecnologias digitais, ou seja, que estão na Indústria 4.0, ainda que em estágio inicial. Entre o início de 2016 e 2018, o percentual das grandes empresas que utilizam pelo menos uma tecnologia digital, entre as opções apresentadas, passou de 63% para 73%. Por outro lado, o medo do desemprego atinge maior valor da série histórica. Em junho de 2018, o Índice de Medo do Desemprego (IMD) é o maior desde maio de 1996, empatado com os valores registrados em maio de 1999 e em junho de 2016.
(http://www.portaldaindustria.com.br/cni/estatisticas/retratos-da-sociedade-brasileira/) 
A partir do texto e relacionado ao conteúdo do material desta disciplina, analise as afirmações a seguir:
 
I. O conceito inicial do capitalismo deriva da obra “A Riqueza das Nações” (1776), de Adam Smith. Para ele, o surgimento das indústrias e novos sistemas de gestão do trabalho humano deveria ser especializado para aumentar o rendimento.
II. Está em curso a 3a. Revolução Industrial (séc. XXI), que se caracteriza pelas mudanças profundas em toda a sociedade, principalmente pela convergência entre o mundo físico e biológico.
III. O processo de desenvolvimento industrial começou nos Estados Unidos em 1990. A revolução industrial transformou a forma de trabalho e o uso de tecnologias na fabricação de bens de consumo.
IV. Na visão de Max Weber, o sistema capitalista transforma tudo em qualidade de vida, humanização da vida e oportunidade de emprego para todos. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V, F, F, F.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (A), porque foi em 1776 que Adam Smith cunhou o conceito do capitalismo no seu livro intitulado “A Riqueza das Nações”. As demais alternativas estão incorretas porque está em curso a 4a. Revolução Industrial. O processo de desenvolvimento industrial começou pelos anos de 1780, na Inglaterra, e se espalhou na Europa e Estados Unidos. E Max Weber descrevia que o espírito do capitalismo transforma tudo em mercadoria, sendo uma radical desumanização da vida.
Rota 2 – Tema 1.
	B	V, F, V, F.
	C	V, V, F, V.
	D	F, F, V, V.
	E	V, V, V, F.
Questão 8/10 - Gestão da Sustentabilidade
O sistema de avaliação de desempenho deve estar relacionado ao modelo ou diretrizes que a empresa escolhe. E conhecer a empresa é o primeiro passo. O Roteiro Básico para Diagnóstico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) proposto na obra “Ética e Responsabilidade Social nos Negócios” orienta para conhecer quatro (4) aspectos básicos: valores e princípios; impactos socioambientais; divulgação das ações; critérios de avaliação de desempenho. 
(ASHLEY, Patrícia. (org.) Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. Pg.24) 
De acordo com o Roteiro Básico para Diagnóstico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) proposto na obra “Ética e Responsabilidade Social nos Negócios”, na hipótese de você assumira gestão da empresa, assinale a alternativa que utilizaria como solução. 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Analisar exclusivamente critérios de rentabilidade e maximização de lucros.
	B	Os valores e princípios empresa nunca se adequam a valores e princípios da RSE.
	C	Analisar como a empresa se comporta em relação aos impactos socioambientais que ela provoca.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (C. O roteiro básico para diagnóstico da RSE analisa os impactos socioambientais que a empresa provoca. As demais alternativas estão incorretas porque se não se adequam à proposta de Roteiro Básico para Diagnóstico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) da obra “Ética e Responsabilidade Social nos Negócios” Rota 3 – Tema 5.
	D	Os meios que a empresa utiliza para divulgar suas atividades nunca se relacionam compromissos em relação às práticas de RSE.
	E	Analisar e definir quais os indicadores de RSE implementar na empresa, que melhor se adequam às diretrizes e ao tamanho do negócio.
Questão 9/10 - Gestão da Sustentabilidade
O portal da ONU divulgou em 20/07/2018 que apesar de uma melhora do cenário econômico, as perspectivas globais enfrentam riscos crescentes. Na opinião de Liu Zhenmin, subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, são preocupantes as medidas unilaterais que estão desafiando o sistema multilateral de comércio: “São necessários esforços para revitalizar uma parceria global para o desenvolvimento sustentável a fim de construir um sistema comercial multilateral universal, baseado em regras, aberto, não discriminatório e equitativo”.
(https://nacoesunidas.org/comercio-global-esta-ameacado-por-medidas-unilaterais-diz-oficial-da-onu/) 
A partir do texto e considerando os impactos da revolução industrial 
I. Desde a grande crise financeira mundial (2008), o sistema capitalista apresenta sintomas de esgotamento.
II. A nível mundial, vem diminuindo os rendimentos do trabalho assalariado, aumentando os níveis de desemprego e a fome impulsionada por conflitos e mudanças climáticas.
III. Faz-se necessário mudar o sistema de gestão das 200 empresas globais (transnacionais) que dominam o mercado mundial.
IV. Historicamente, o sistema de gestão das empresas transnacionais vem promovendo o equilíbrio econômico e social dos países, fortalecendo a sustentabilidade e a responsabilidade social. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V, V, F, F.
	B	V, F, V, F.
	C	V, V, F, V.
	D	F, F, V, V.
	E	V, V, V, F.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta incorreta é a (E), porque todas (I, II e III) são afirmações corretas sobre os impactos do sistema capitalista de produção e consumo. A alternativa IV é falsa porque o sistema de gestão das empresas transnacionais normalmente opera em sistema de “dumping”, e vem promovendo acelerada desigualdade e exclusão social. Rota 2 – Tema 2.
Questão 10/10 - Gestão da Sustentabilidade
Com a ideia de sustentabilidade em alta, tanto para negócios em geral, quanto para organizações sem fins lucrativos e governos, perguntas relacionadas ao assunto se tornam mais frequentes. Empresas e empreendimentos buscam tornar contemporânea sua ação no mercado e sociedade, seguindo a tendência para um futuro próximo de que o consumidor se tornará cada vez mais responsável, exigindo conhecer o impacto econômico, social e ambiental de seus padrões de consumo e dos produtos que escolhe. Organizações na Europa e Estados Unidos já têm percebido e acolhido essa tendência, buscando apresentar seus resultados em triplo critério, isto é, considerando esses três aspectos: ambiental, social e econômico. Sendo assim, desenvolver processos de gestão sustentável requer o conhecimento de conceitos, diretrizes e a visão que fundamenta a área.
(http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-que-e-triple-bottom-line/102114/)
 
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I – São aspectos do conceito de sustentabilidade: visão sistêmica, a responsabilidade nas relações e impactos provocados pelas organizações. 
II – O conceito de sustentabilidade não se aplica adequadamente no texto.
III – O texto aborda os parâmetros estabelecidos no Relatório de Brundtland Comission apresentados na Conferência em 2012.
IV – O texto fala da importância e tendência nos negócios para a adoção do tripé da sustentabilidade (Triple Bootom Line – 3P’s) proposto pelo sociólogo britânico, decano do movimento da sustentabilidade corporativa John Elkington. 
É correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	Apenas a sentença I está correta.
	B	Apenas a sentença II está correta.
	C	Apenas as sentenças I e IV estão corretas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (C), porque a gestão da sustentabilidade se ampara nesses conceitos e critérios. As demais alternativas estão incorretas porque o conceito de sustentabilidade se aplica adequadamente no texto e a data em que foi publicado o Relatório de Brundtland Comission foi em 1987, abordando as principais questões sobre desenvolvimento sustentável. Rota 1 – Temas 1.
	D	Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
	E	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.

Continue navegando