Buscar

Discutindo as competências e unidades temáticas da BNCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E FÍSICA – IMEF
Disciplina de Laboratório de prática de ensino-aprendizagem em Matemática I
DISCUTINDO AS COMPETÊNCIAS E AS UNIDADES TEMÁTICAS DA BNCC
Autor: Raquel Brião Oliveira – 131430
1° Parte: escolha e indique (número) uma das oito “Competências Específicas de Matemática para o Ensino Fundamental” (p. 263) e elabore uma reflexão (em torno de 10 linhas) trazendo teus argumentos do porquê da escolha, dos desafios de alcançar/trabalhar tal competência e tuas percepções.
A competência escolhida foi a número 6, porque se refere em tratar situações-problemas em múltiplos contextos reais e imaginário. Expressando as respostas e sintetizando as conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, textos, linguagens de programação para a expressão de algoritmo, fluxogramas e dados). Considerando umas das competências mais desafiadores pois, trata em trabalhar a utilização de dados interdisciplinares e apresentação em tabelas e gráficos sendo hoje uma das maiores deficientes de estudantes e profissionais em todos os setores. Assim, uma das propostas para minimizar este problema seria trabalhar com oficinas de matemática desde a educação infantil. 
2° Parte: escreva um parágrafo sobre cada uma das cinco unidades temáticas (foco nos Anos Finais) expressando seu entendimento sobre cada uma delas. 
A unidade temática Números, tem como objetivo desenvolvimento do pensamento numérico para que os alunos consigam resolver problemas com números naturais, inteiros e racionais aplicando operações fundamentais. Deve ser utilizados problemas geométricos, cálculos de porcentagem, juros, acréscimos e descontos sucessivos e a inclusão de tecnologia digital para facilitar a compreensão. Um dos destaques para essa unidade temática é a introdução do conceito de matemática financeira individual quanto para o coletivo como inflação, juros e aplicações financeiras. 
A unidade temática Álgebra, tem como objetivo o desenvolvimento do pensamento algébrico ou seja a utilização de modelos matemáticos para compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas. Portanto, nos anos finais do ensino fundamental os alunos precisam compreender diferentes variáveis numéricas em expressão algébrica e a resolução de equações e inequações com mais de uma incógnita. Além, de implementar o contato com algoritmos e fluxogramas para a determinação de um problema, para o desenvolvimento do pensamento computacional. 
	A unidade temática Geometria, envolve um amplo conjunto de conceitos e procedimentos para a resolução de problemas do mundo. Assim essa unidade estuda a posição e deslocamento no espaço, formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais. Sendo assim nos últimos anos do ensino fundamental o discente deve ser capaz de trabalhar com escalas, figuras geométricas planas desenvolvendo relações de congruências e semelhança. Entretanto, deve ser trabalhado além de mera aplicação de equações mas aplicações de problemas hipotéticos mas que retratem a realidade. 
	A unidade temática Grandezas e Medidas, propõe o estudo das medidas e das relações entre elas, ou seja o sistema métrico entre outros sistemas. Nos anos finais do ensino médio aluno deve ser capaz de transformar unidades mais usuais e identificar comprimento, área, volume como grandezas através das unidades. E deve se ainda introduzir grandezas associadas a sociedade moderna com prefixos (byte, quilo, mega, giga).
	A unidade temática Probabilidade e Estatística, tem como objetivo apresentar situações problemas da vida cotidiana, da ciência e tecnologia. Através das coletas de dados, organização, interpretação e análise de dados, de tal maneira que o aluno consiga tomar uma decisão através dos dados analisados. Nos anos finais do ensino médio, o aluno deve saber planejar, organizar e construir uma pesquisa estatística descritiva utilizando medidas de tendência central e construção de tabelas e diversos tipos de gráficos. Nesta unidade temática deve ser utilizado software, calculadoras e dados de órgãos oficiais para o auxílio da pesquisa como site do IBGE.
 
REFERÊNCIAS 
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. Disponível em:<http://www.moodle.sead.furg.br/pluginfile.php/344804/mod_resource/content/1/bncc.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2019.

Continue navegando