Buscar

EMAGRECIMENTO - QUAL MELHOR TREINAMENTO

Prévia do material em texto

EMAGRECIMENTO: DO ADOLESCENTE AO IDOSO
Para o emagrecimento é necessário que o treinamento promova alterações e adaptações que promovam o aumento da lipólise (quebra da gordura), mas principalmente no aumento da oxidação das gorduras (utilização das gorduras nas mitocôndrias).
Sendo assim, temos que analisar qual das 3 intervenções proporcionam essas alterações e adaptações fisiológicas: 1) o aeróbio, que pode ser feito por meio do método HIIT (necessário saber que o HIIT também é aeróbio) ou método contínuo de moderada intensidade; 2) musculação ou 3) treinamento combinado (musculação e aeróbio).
O estudo dos pesquisadores Ho et al. trouxe conhecimentos sobre esse tema. Sendo assim, eles investigaram as respostas do treinamento aeróbio, musculação ou combinado nas melhoras do perfil de risco cardiovascular e de perda de gordura em adultos com sobrepeso e obesidade.
Foram divididos os participante em quatro grupos- 1) aeróbio; 2) musculação, 3) combinado (musculação + aeróbio) ou 4) controle (sem treinamento) durante 12 semanas.
Os resultados mostraram que houve redução significativa da gordura corporal total, gordura da região abdominal, na circunferência abdominal e IMC apenas para o grupo do treinamento COMBINADO (MUSCULAÇÃO + AERÓBIO).
É importante lembrarmos que a diminuição da gordura abdominal, tem um impacto fisiológico grande, pois as citocinas inflamatórias são secretadas principalmente na gordura localizada na região ABDOMINAL.
O estudo também mostrou que houve aumento mais expressivo da aptidão cardiorrespiratória (função cardíaca e muscular-metabólica) no treinamento combinado.
TRATANDO-SE DE IDOSOS: 
O estudo de Villareal et al. (2017) que comparou a eficácia do treinamento aeróbio, musculação ou combinado em reverter a fragilidade e preservar a massa muscular e óssea durante a perda de peso em idosos obesos também apresentou resultado significativos.
Os resultados mostraram que o treinamento combinado fornece maior aumento na Qualidade de Vida e teve resultados positivos na capacidade clínica-funcional avaliada pelo Physical Performance Test e Questionário de Status Funcional.
na capacidade clínica-funcional avaliada pelo Physical Performance Test e Questionário de Status Funcional, além de maior aumento na Qualidade de Vida.
Referências:
Ho SS et al. The effect of 12 weeks of aerobic, resistance or combination exercise training on cardiovascular risk factors in the overweight and obese in a randomized trial. BMC Public Health. 2012 Aug 28;12:704.
Villareal DT et al. Aerobic or Resistance Exercise, or Both, in Dieting Obese Older Adults. N Engl J Med. 2017 May 18;376(20):1943-1955.

Continue navegando

Outros materiais