Buscar

DROGAS LÍCITAS

Prévia do material em texto

DROGAS LÍCITAS.
Nomes: 
Karime
 Leticia 
 Neli
Introdução.
Drogas lícitas são substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o comportamento do indivíduo e cuja produção, distribuição e consumo, é permitida por lei. Apesar de ser uma droga liberada, a droga lícita é uma ameaça à saúde e causa dependência aos usuários. 
ALCOOLISMO.
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.
O consumo de álcool representa um grande desafio social, econômico e de saúde a afetar milhões de pessoas em todo o mundo. Não existe uma solução única para esse complexo problema, a que se somam as dificuldades específicas de diferentes governos em lidar com a questão do consumo do álcool e implementar as medidas necessárias para diminuí-lo entre suas populações
Principais doenças provocadas pelo álcool
Quando existe um consumo excessivo de álcool, o corpo reage com algumas consequências imediatas pouco graves como perda da coordenação para andar, falha de memória ou fala letificada, por exemplo.
Porém, o consumo prolongado deste tipo de bebidas alcoólicas pode afetar praticamente todos os órgãos do organismo de forma mais grave, provocando desde gastrite e pancreatite, até cirrose hepática, infertilidade e, até, câncer.
TABAGISMO.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. 
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína.
Principais doenças provocadas pelo Tabagismo.
O cigarro pode causar quase 50 doenças diferentes, e isso acontece devido à grande quantidade de substâncias químicas da sua composição, que têm consequências ruins para a saúde e são responsáveis por causar câncer em diversos órgãos, doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, e doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC.
25% das mortes por doença coronariana (angina e infarto do miocárdio)
45% das mortes por infarto na faixa etária abaixo de 65 anos.
85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar
25% das doenças vasculares (entre elas AVC).
90% dos casos de câncer no pulmão
30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).
TRATAMENTOS PARA O ALCOOLISMO.
Tratamentos psicológicos e com medicações (SUS)
Alcoólicos Anônimos
CAPS – AD (SUS)
Busca Clínicas de Recuperação (SUS)
Universidades 
TRATAMENTO PARA O TABAGISMO.
O tratamento completo disponível no SUS envolve métodos que vão desde o aconselhamento até o uso de medicamentos. O tabagista terá acesso a informações, reuniões de apoio, consultas para acompanhamento da saúde e acompanhamento psicológico, se necessário. Caso haja a indicação de apoio medicamentoso, está disponível a terapia de reposição de nicotina, goma de mascar, pastilha e cloridrato de bupropiona. O uso de medicamentos é um recurso adicional no tratamento e deve ser usado, se possível, juntamente com os serviços de apoio, embora eficazes se administradas separadamente. O uso desses medicamentos pode dobrar as chances de um fumante parar de fumar, mas só devem ser usados com acompanhamento profissional.
REFERÊNCIAS 
https://www.todamateria.com.br/droga-licita/
https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/ress/v25n1/2237-9622-ress-25-01-00171.pdf
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/alcoolismo
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/tabagismo
https://www.tuasaude.com/doencas-provocadas-pelo-alcool/
https://www.tuasaude.com/doencas-que-o-tabagismo-provoca/
https://ladoaladopelavida.org.br/tabagismo-doencas-causadas-pelo-cigarro-doencas-autoadquiridas
https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/saiba-onde-encontrar-tratamento-gratuito-contra-alcoolismo/
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/51047-sus-oferece-tratamento-para-quem-deseja-parar-de-fumar

Continue navegando