Buscar

Simulado de Legislacao Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado de Legislacao Ambiental
Simulado NzU2NjE1OTQyOTExNTk1MDE3NzM5Realizado em 17/07/2020 17:59
Aluno(a) ANA LEILA DA SILVA LOPES
1ª) Prova: IADES - 2011 - PG-DF - Analista Jurídico - Direito e Legislação A Administração Pública exige, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. De acordo com o art. 1º da Resolução nº 1/86 do CONAMA, assinale a alternativa que conceitua corretamente impacto ambiental.
Qualquer alteração física, química e biológica ao ser humano, causadas por qualquer forma de bactéria resultante das atividades automatizadas, que diretamente afetem a saúde e o bem-estar da população e a qualidade dos recursos ambientais.
Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afetem: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
Resulta em qualquer das condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.
Resultam na saúde, na segurança e no bem-estar da população
Variação da qualidade dos recursos ambientais, medida de acordo com os sistemas internacionais de aferição do bem-estar da população e desenvolvimento da interação da sociedade com o meio ambiente.
2ª) Prova: FUNIVERSA - 2011 - SEPLAG-DF - Auditor Fiscal de Atividades Urbanas - Controle Ambiental A respeito da previsão de proteção ao meio ambiente da Constituição Federal de 1988, Capítulo VI do Título VIII, assinale a alternativa correta.
Há previsão de dupla responsabilização da pessoa jurídica por dano ambiental.
A responsabilização ambiental só pode ser feita para as pessoas físicas.
O estudo de impacto ambiental é procedimento facultativo para as grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O meio ambiente é bem de uso especial.
A proteção ambiental é vista como um direito fundamental.
3ª) Prova: UEPA - 2013 - PC-PA - Delegado de Polícia Assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade pelo dano ambiental.
A responsabilidade civil pelo dano ambiental é sempre subjetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da culpa, conforme determina a Lei 6938/81.
A responsabilidade civil pelo dano ambiental é sempre objetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da culpa, conforme determina a Lei 6938/81.
As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos.
O Estado não pode ser responsabilizado pelo dano ambiental, porque é titular da competência para fiscalização e licenciamento ambiental.
É necessário esgotar a via administrativa para posteriormente responsabilizar civil e penalmente o autor de um dano ambiental
4ª) Prova: PUC-PR - 2010 - COPEL - Advogado Júnior Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente, incumbe ao Poder Público, EXCETO:
Definir, somente a União, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e à manipulação de material genético.
Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
5ª) Prova: UEPA - 2013 - PC-PA - Delegado de Polícia Assinale a alternativa correta sobre sistema jurídico de proteção ambiental brasileiro.
O Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA é composto exclusivamente de órgãos da União, dos Estados e do Distrito Federal, com capacidade para licenciar e fiscalizar as atividades poluidoras.
A competência legislativa em matéria ambiental é concorrente. Nesta técnica de repartição concorrente a competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados; e inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados não poderão exercer a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
O licenciamento ambiental é um instrumento da política nacional de meio ambiente e compete ao poder público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
A concessão Florestal, conforme a Lei 11.284/06, pode incluir a outorga do direito de acesso ao patrimônio genético para fins de pesquisa e desenvolvimento, bioprospecção ou constituição de coleções e a exploração dos recursos minerais.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação, criado pela Lei 9985/2000, estabelece as Unidades de Conservação de Uso Sustentável e de Proteção Integral. A Floresta Nacional é uma unidade de conservação de proteção integral.
6ª) Prova: CESPE - 2007 - TJ-PI - Juiz Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a CF estabelece
a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
a competência exclusiva da União para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para legislar sobre elas.
a competência solidária da União, dos estados, do DF e dos municípios para a exploração sustentável das florestas de preservação permanente, da fauna, da flora, dos recursos minerais, hídricos e genéticos bem como para legislar, isoladamente, sobre ela.
a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
7ª) Prova: FUNIVERSA - 2011 - SEPLAG-DF - Auditor Fiscal de Atividades Urbanas - Controle Ambiental A respeito da Lei n.º 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa que apresenta princípio nela previsto para se alcançar o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida.
ausência de zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras
manutenção de áreas degradadas
aumento de áreas ameaçadas de degradação
educação ambiental exclusiva para o ensino fundamental
planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais
8ª) CESPE – 2010 _Analista ambiental I À luz da competência legislativa ambiental prevista na CF de 1988, julgue os seguintes itens.
 I Matéria relacionada a atividade nuclear de qualquer natureza é de competência exclusiva da União. 
II Em matéria ambiental, inexiste competência legislativa privativa e suplementar de município. 
III O município possui competência legislativa concorrente para, juntamente com os estados, legislar sobre florestas, caça e pesca, independentemente de interesse local. 
IV No âmbito da legislação concorrente, os estados não podem legislar sobre matéria ainda não tratada pela União. 
V As normas gerais no âmbito da competência concorrente são atribuídas à União. Estão certos apenasos itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
9ª) Prova: FUNRIO - 2009 - ELETROBRÁS-FURNAS - Administrador Conforme NBR ISO 14001, a definição de IMPACTO AMBIENTAL está contida em qual dos enunciados abaixo?
Qualquer impacto sobre o meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.
Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades de uma organização.
Qualquer impacto do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte das atividades de uma organização.
Qualquer impacto do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte dos produtos ou serviços de uma organização.
Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.
10ª) Prova: MPE-MS - 2011 - MPE-MS - Promotor de Justiça Para os fins da Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981 – Lei da Política Nacional do Meio Ambiente é incorreto afirmar que:
a degradação da qualidade ambiental é toda alteração adversa das características do meio ambiente;
o meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;
a poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, por exemplo, afetem desfavoravelmente a biota.
a poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, por exemplo, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
o poluidor é somente a pessoa física responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
Simulado de Legislacao Ambiental
 
Simulado NzU2NjE1OTQyOTExNTk1MDE3NzM5Realizado em 17/07/2020 17:59
 
Aluno(a) ANA LEILA DA SILVA LOPES
 
1ª) Prova: IADES 
-
 
2011 
-
 
PG
-
DF 
-
 
Analista Jurídico 
-
 
Direito e Legislação A Administração Pública exige, na forma 
da 
lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio 
ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. De acordo com o art. 1º da Resolução 
nº 1/86 do CONAMA, assinale a alternativa q
ue conceitua corretamente impacto ambiental.
 
Qualquer alteração física, química e biológica ao ser humano, causadas por qualquer forma de bactéria resultante 
das atividades automatizadas, que diretamente afetem a saúde e o bem
-
estar da população e a qualid
ade dos 
recursos ambientais.
 
Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer 
forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afetem: a saúde, 
a segurança 
e o bem
-
estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e 
sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
 
Resulta em qualquer das condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.
 
Resultam na saúd
e, na segurança e no bem
-
estar da população
 
Variação da qualidade dos recursos ambientais, medida de acordo com os sistemas internacionais de aferição do 
bem
-
estar da população e desenvolvimento da interação da sociedade com o meio ambiente.
 
 
2ª) Prova: FU
NIVERSA 
-
 
2011 
-
 
SEPLAG
-
DF 
-
 
Auditor Fiscal de Atividades Urbanas 
-
 
Controle Ambiental A respeito 
da previsão de proteção ao meio ambiente da Constituição Federal de 1988, Capítulo VI do Título VIII, assinale a 
alternativa correta.
 
Há previsão de dupla res
ponsabilização da pessoa jurídica por dano ambiental.
 
A responsabilização ambiental só pode ser feita para as pessoas físicas.
 
O estudo de impacto ambiental é procedimento facultativo para as grandes obras do Programa de Aceleração do 
Crescimento (PAC).
 
O 
meio ambiente é bem de uso especial.
 
A proteção ambiental é vista como um direito fundamental.
 
 
3ª) Prova: UEPA 
-
 
2013 
-
 
PC
-
PA 
-
 
Delegado de Polícia Assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade pelo 
dano ambiental.
 
A responsabilidade civil pelo 
dano ambiental é sempre subjetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da 
culpa, conforme determina a Lei 6938/81.
 
A responsabilidade civil pelo dano ambiental é sempre objetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da 
culpa, conforme determina a Le
i 6938/81.
 
As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou 
jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos.
 
O Estado não pode ser responsabilizado
 
pelo dano ambiental, porque é titular da competência para fiscalização e 
licenciamento ambiental.
 
É necessário esgotar a via administrativa para posteriormente responsabilizar civil e penalmente o autor de um 
dano ambiental
 
 
4ª) Prova: PUC
-
PR 
-
 
2010 
-
 
COP
EL 
-
 
Advogado Júnior Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente 
equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo
-
se ao Poder Público e à 
coletividade o dever de defendê
-
lo e preservá
-
lo para as presentes e futuras g
erações. Para assegurar a 
efetividade do direito ao meio ambiente, incumbe ao Poder Público, EXCETO:
 
Definir, somente a União, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a 
alteração e a supressão permitidas somente atra
vés de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a 
integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
 
Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
 
preservar a diversidade e a in
tegridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à 
pesquisa e à manipulação de material genético.
 
Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação 
do meio 
ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
 
Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco 
para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
 
Simulado de Legislacao Ambiental 
Simulado NzU2NjE1OTQyOTExNTk1MDE3NzM5Realizado em 17/07/2020 17:59 
Aluno(a) ANA LEILA DA SILVA LOPES 
1ª) Prova: IADES - 2011 - PG-DF - Analista Jurídico - Direito e Legislação A Administração Pública exige, na forma 
da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio 
ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. De acordo com o art. 1º da Resolução 
nº 1/86 do CONAMA, assinale a alternativa que conceitua corretamente impacto ambiental. 
Qualquer alteração física, química e biológica ao ser humano, causadas por qualquer forma de bactéria resultante 
das atividades automatizadas, que diretamente afetem a saúde e o bem-estar da população e a qualidade dos 
recursos ambientais. 
Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer 
forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afetem: a saúde, 
a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e 
sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. 
Resulta em qualquer das condições estéticas e sanitárias do meio ambiente. 
Resultam na saúde, na segurança e no bem-estar da população 
Variação da qualidade dos recursos ambientais, medida de acordo com os sistemas internacionais de aferição do 
bem-estar da população e desenvolvimento da interação da sociedade com o meio ambiente. 
 
2ª) Prova: FUNIVERSA - 2011 - SEPLAG-DF - Auditor Fiscal de Atividades Urbanas - Controle Ambiental A respeitoda previsão de proteção ao meio ambiente da Constituição Federal de 1988, Capítulo VI do Título VIII, assinale a 
alternativa correta. 
Há previsão de dupla responsabilização da pessoa jurídica por dano ambiental. 
A responsabilização ambiental só pode ser feita para as pessoas físicas. 
O estudo de impacto ambiental é procedimento facultativo para as grandes obras do Programa de Aceleração do 
Crescimento (PAC). 
O meio ambiente é bem de uso especial. 
A proteção ambiental é vista como um direito fundamental. 
 
3ª) Prova: UEPA - 2013 - PC-PA - Delegado de Polícia Assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade pelo 
dano ambiental. 
A responsabilidade civil pelo dano ambiental é sempre subjetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da 
culpa, conforme determina a Lei 6938/81. 
A responsabilidade civil pelo dano ambiental é sempre objetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da 
culpa, conforme determina a Lei 6938/81. 
As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou 
jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos. 
O Estado não pode ser responsabilizado pelo dano ambiental, porque é titular da competência para fiscalização e 
licenciamento ambiental. 
É necessário esgotar a via administrativa para posteriormente responsabilizar civil e penalmente o autor de um 
dano ambiental 
 
4ª) Prova: PUC-PR - 2010 - COPEL - Advogado Júnior Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente 
equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à 
coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a 
efetividade do direito ao meio ambiente, incumbe ao Poder Público, EXCETO: 
Definir, somente a União, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a 
alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a 
integridade dos atributos que justifiquem sua proteção. 
Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas. 
preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à 
pesquisa e à manipulação de material genético. 
Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação 
do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. 
Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco 
para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

Mais conteúdos dessa disciplina