Buscar

Políticas Educacionais AVALIAÇÃO 2

Prévia do material em texto

DEIXE SEU LIKE, KKKKK 
	Políticas Educacionais (PED99)
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460387) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13793296
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação pré-escolar necessita ser resgatada mediante políticas públicas coerentes e diretrizes para este setor. Este é o desejo do atual Ministério da Educação. Sobre as diretrizes a serem desenvolvidas na educação pré-escolar, analise as opções a seguir:
I- Diretrizes gerais.
II- Diretrizes pedagógicas.
III- Diretrizes institucionais.
IV- Diretrizes de recursos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção II está correta.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	2.
	O Fundo Nacional de Educação foi criado com o objetivo de oferecer aos estudantes e escolas melhores condições de estrutura, de qualidade de ensino, através de programas e projetos. Dentre estes programas, encontramos alimentação escolar, livro didático, dinheiro direto na escola, entre outros. Com relação ao dinheiro direto na escola, qual a sua finalidade?
	 a)
	Enviar dinheiro às escolas públicas a partir de 20 alunos, as escolas de educação básica das redes estadual, municipal, escolas de educação especial mantidas por ONGs.
	 b)
	Enviar dinheiro às escolas religiosas e estaduais que possuam cotas para alunos afrodescendentes e de alunos vindos da Europa.
	 c)
	Enviar dinheiro às escolas municipais que tenham maior número de alunos com necessidades especiais, competindo assim com as ONGs.
	 d)
	Enviar dinheiro às escolas que tenham maior número de alunos matriculados na rede de ensino estadual e educação especial mantidas pelas ONGs.
	3.
	A organização do sistema de ensino de um país pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes curriculares, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas da sala de aula. A escola é assim, o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem (LIBÂNEO, 2012). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Na prática, significa que se não tivermos a escola e as salas de aula como referência, as análises realizadas de maneira crítica sobre as políticas educacionais e o sistema de ensino perdem forças.
PORQUE
II- Se os profissionais da educação não buscarem analisar de maneira analítica sua organização, estarão comprometendo todo um trabalho realizado, pois sem um trabalho de conjunto dos sistemas de ensino nacional e estadual, reduzirão sua eficácia.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção II é uma proposição falsa, e a I é verdadeira.
	 d)
	Tanto a asserção I como a asserção II são proposições falsas.
	4.
	Ao analisarmos a educação brasileira, nestes últimos vinte anos, observam-se avanços nas políticas públicas, mas não suficientes para dirimir as imensas lacunas existentes no sistema educacional. Sobre o motivo que leva à não ruptura deste estado de morosidade que se encontram as políticas educacionais brasileiras, analise as sentenças a seguir:
I- A ruptura não ocorre devido a má vontade dos governantes municipais e secretariado.
II- A ruptura não ocorre devido à má apresentação dos programas para os educandos e professores.
III- A ruptura não ocorre devido ao conflito entre as intenções declaradas e as medidas essenciais.
IV- A ruptura não ocorre devido à não participação da população na elaboração dos projetos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O Brasil assinou um documento na Tailândia que determinava alguns objetivos e os trouxe na mala com a responsabilidade que colocá-los em práticas. Este documento foi assinado por todos os países que se fizeram presentes e que fazem parte da organização - Banco Mundial. Frente a isso, o Brasil retirou deste documento orientações para a elaboração de um plano. Sobre este plano, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Plano Nacional de Educação Para Todos.
(    ) Plano Decenal de Educação Para Todos.
(    ) Plano Anual de Educação Para Todos.
(    ) Plano Curricular de Educação Para Todos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	A página do Ministério da Educação, relativo ao PROUNI - Programa Universidade para Todos - afirma que o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Este programa concede aos estudantes bolsas de estudo total ou parcial, de 50%, para frequentar o nível superior. Sobre o que é necessário para requisitar este programa, analise as sentenças a seguir:
I- Ter iniciado o Ensino Médio em escola pública.
II- Ter cursado o Ensino Médio em escola pública.
III- Ter cursado o Esino Médio em escola privada como bolsista integral.
IV- Ter iniciado o curso superior, estando no segundo semestre.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm>. Acesso em: 12 ago. 2018.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	No artigo 206 da Constituição Federal, encontramos os princípios que só poderão ser alcançados na educação brasileira a partir de sua efetivação. Para tanto, é necessário determinar que este artigo 206 trata dos deveres do Estado e da família na educação das crianças, jovens e adultos. Sobre os objetivos deste artigo, analise as sentenças a seguir:
I- Liberdade e igualdade de condições para acessar e permanecer na escola; pluralismo de ideias, valorização dos profissionais da educação.
II- Pagamento de mensalidade na escola pública; manutenção de conteúdos focados na crendice; planos de aula plagiados de outros anos.
III- Gestão aristocrática do ensino público; piso salarial profissional para rede particular; manutenção de concepção pedagógica unificada.
IV- Garantia da qualidade do ensino; manutenção de plano de carreira ao professor e gestão democrática conforme a lei rege.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	Nos artigos 35 e 36, encontramos a finalidade do Ensino Médio e seus objetivos. O Ensino Médio possui a duração mínima de três anos à luz das novas tecnologias e de busca de formação básica comum efetiva. Como podemos determinar a finalidade máxima dentro do Ensino Médio com os educandos?
	 a)
	Preparação do jovem aos trabalhos culinários e braçais que ocorrem em suas residências.
	 b)Preparação do jovem para atividades voltadas à cidadania, ao conhecimento técnico-científico.
	 c)
	Preparação do jovem à vida adulta, através de treinamentos com teoria e prática vinculadas.
	 d)
	Preparação do jovem para atividades voltadas à diversão, a conhecimentos desconexos.
	9.
	Dentro dos diversos documentos que o Ministério da Educação nos apresenta para a melhoria a qualidade do ensino, encontramos a Base Nacional Comum Curricular. Este documento tem objetivos e finalidades que determinarão os novos caminhos da educação. Como podemos entender a BNCC?
	 a)
	Como saberes produzidos e que buscam o desenvolvimento das linguagens, do trabalho.
	 b)
	Os conhecimento apreendidos e avaliados pela escola técnica.
	 c)
	Como saberes pré-determinados que enfatizam atividades classificatórias e deterministas.
	 d)
	Um documento voltado aos interesses de uma classe minoritária e no poder.
	10.
	No governo de Fernando Henrique Cardoso, em detrimento ao artigo 30, que trata da Educação Infantil, buscou desenvolver um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que possui três volumes, tendo neste documento objetivos, conteúdos, estratégias, formas de avaliar e os princípios relativos a este nível de ensino. Sobre os princípios que regem a Educação Infantil e que se encontram neste referencial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O respeito à dignidade e aos direitos da criança; o direito da criança em brincar, expressar seus sentimentos.
(    ) O direito de manter a criança em espaço fechado; cuidar e alimentar a criança até a chegada do responsável.
(    ) Cuidados com a criança de forma individualizada; discriminação nos momentos de socialização.
(    ) Atendimento por meio de participação e inclusão em diferentes atividades, desenvolvimento da identidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F -  F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.

Continue navegando