Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA FINAL LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637538) ( peso.:4,00)
	Prova:
	21090808
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A tecnologia para comunicação e ensino do surdo tem sido muito utilizada em instituições especializadas na área. Essas instituições fizeram uso de muitas tecnologias antigas e tem se apoiado em novas tecnologias para auxiliar nesse processo, é o caso do INES e FENEIS. Uma dessas tecnologias que foi amplamente utilizada durante muitos anos foi o TDD (Telecomunication Device for the Deaf), sigla em inglês equivalente a aparelho de telecomunicação para surdos. Disserte sobre esse recurso e como é utilizado.
FONTE DA IMAGEM: http://jafeol.blogspot.com/2009/11/o-tdd-telefone-para-surdos.html. Acesso em: 19 nov. 2019.
	
	Resposta Esperada:
*Para as pessoas que usam aparelhos auditivos nem sempre falar ao telefone é fácil. *Embora já existem próteses muito modernas, que conseguem se sincronizar e comunicar com os celulares, o uso do aparelho TDD ainda continua em uso em algumas instituições. *Este recurso poderá ser solicitado por qualquer instituição. *O site da FENEIS nos dá a informação de como proceder para ter a instalação de Telefone para Surdos em diversos lugares, tais como: escolas de surdos; escolas públicas e particulares; faculdades públicas e particulares; shopping centers e conjuntos comerciais; hospitais públicos ou privados; postos de saúde; casas de eventos culturais; aeroportos e rodoviárias e terminais integrados; estações de metrôs; instituições ou associações; repartições públicas do Governo Federal Estadual e Municipal; restaurantes e postos de gasolinas; delegacia de polícia; empresas que possuem funcionários com surdez. *Ele funciona através da Central de Intermediação surdo/ouvinte da Brasil Telecom (142), o deficiente auditivo pode comunicar-se com pessoas ouvintes e vice-versa.
	2.
	A história e a inclusão de surdos, segundo Strobel (2009), segue várias trajetórias, com perspectivas diferentes, com representações diferentes e ideias distintas sobre os surdos. Quando falamos sobre a história de inclusão de surdos, a valorização da língua de sinais para os surdos é uma das questões essenciais, como possibilidade de igualdade na sociedade. Disserte sobre a perspectiva do historicismo e a história crítica.
FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2009.
	Resposta Esperada:
*Na perspectiva do historicismo, os sujeitos surdos são narrados como deficientes e patológicos. *São categorizados em graus de surdez. *A educação deles deve ser somente de caráter clinico terapêutico e de reabilitação. *A língua de sinais é vista como prejudicial aos surdos. *Já na perspectiva da História Critica: os surdos são narrados como "coitadinhos" que precisam de ajuda para se promoverem e se integrar à sociedade. *Os surdos têm capacidade, mas continuam dependentes. *A educação é vista como uma caridade aos surdos que precisam todo o tempo de ajuda para apoio escolar, porque têm dificuldades de acompanhar os outros. *A língua de sinais é usada somente como apoio ou recurso.
Parte inferior do formulário

Outros materiais