Buscar

II avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Literatura Infantojuvenil (LET39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639205) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20519904
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Considere o texto que segue:
"Nunca lhe aconteceu, ao ler um livro, interromper com frequência a leitura, não por desinteresse, mas, ao contrário, por afluxo de ideias, excitações, associações? [...] Nunca lhe aconteceu 'ler levantando a cabeça?' É essa leitura, ao mesmo tempo irrespeitosa, pois que corta o texto, e apaixonada, pois que a ele volta e se nutre, que tentei escrever" (BARTHES, 2004, p. 26).
No texto precedente, Roland Barthes faz uma reflexão acerca da relação entre leitor e texto.  Com base no texto de Barthes, disserte sobre este desafio atribuído à escola.
FONTE: BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2004.
	Resposta Esperada:
A escola é capaz de estabelecer uma interação diferenciada entre os leitores e literatura, tornando os leitores mais críticos a partir do contato e do acesso socializado aos textos clássicos. A virtude maior da escola estaria em fortalecer a convivência de pontos de vista distintos entre os alunos. A escola, mesmo que inserida em um contexto de valor utilitário, possui papel de operar a passagem daquela primeira fase existencial, infantil e irregular, para a adulta, que deveria idealmente orientar e organizar a sociedade em que vivemos.
Nesse sentido e pensando nessa relação, a escola deveria aprimorar o espírito crítico da criança, ajudando-a em sua inserção no mundo e na transformação da realidade social, sem que, para isso, tenha que abandonar o espaço interior de sua infância, que atravessa toda a sua vida.
	2.
	Considere o texto que segue: 
"E aqui se situa a contradição da preocupação educativa na transmissão de normas: o objeto das tarefas pedagógicas é um sujeito ideal, membro de uma sociedade que se espera construir um dia, graças à transmissão de padrões vigentes que não conseguiram concretizar a ordem social almejada. À caça do sonho, todos os conceitos pedagógicos estão voltados para a criança no sentido de dizer no que ela deve se tornar. O objetivo da pedagogia só será atingido se ela conseguir realizar um sujeito senhor de sua própria linguagem e de seus atos, dirigido pela razão e pela lógica, sujeito do consciente e destituído de conflito" (MAGALHÃES apud ZILBERMAN, 1984, p. 43). Com base no texto, disserte sobre a relação entre o universo lógico do adulto e o da criança.
FONTE: ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984.
	Resposta Esperada:
O texto de Magalhães expõe a ideia de transmissão de normas, advindas das instituições tradicionais e do comportamento e atitudes dos adultos. Tal ideia visa transformar a criança em um indivíduo capaz de conter suas inquietações e de responder aos eventos imprevistos de uma maneira educada e lógica. Percebe-se, desse modo, uma relação assimétrica que se estabelece entre a criança e o adulto, para além da relação familiar, adentrando quase todas as esferas de convívio social, como também a primazia dos valores e os pontos de vista dos adultos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando