Buscar

dissertativa S A H A


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedades Ágrafas e História Antiga (HID17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513942) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20961566
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Entre as sociedades indígenas, existe uma incrível variedade de culturas, modos de vida, costumes, línguas e rituais. Esta realidade é resultado de uma série de fatores, principalmente sobre as levas de povos advindos de diferentes lugares do mundo durante as grandes migrações, bem como o seu distanciamento no estabelecimento nas terras americanas. Disserte sobre a situação das populações indígenas no Brasil atual.
	Resposta Esperada:
Atualmente, existem no Brasil cerca de 315.000 índios e a maioria deles se situa na Floresta Amazônica. Na década de 1970, mediante os muitos problemas relacionados à posse de terras, a invasão de propriedades passou a ser discutida. 
No ano de 1988, formou-se a UNI - União das Nações Indígenas -, que promove uma série de programas em benefício das sociedades indígenas. A Constituição brasileira de 1988 garante aos nativos brasileiros o reconhecimento da posse das terras onde vivem. 
Os maiores problemas sofridos pelos povos indígenas atualmente é a luta pelo seu reconhecimento social e, além disso, a luta contra os latifundiários que tentam a todo custo tomar as terras para ampliar suas rendas.
Os índios sofreram violências de toda espécie: cultural, epidemias, perseguição, escravização e morte. Do contato com os europeus resultou uma população mestiça cuja expressão cultural e participação política é normalmente silenciada.
	2.
	Os gregos adoravam ir ao teatro. As primeiras peças de teatro gregas eram apresentadas nas festas religiosas. Os três autores de teatro mais destacados foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. No mundo antigo, o teatro grego estava ligado às festividades dionisíacas. Até hoje o modelo de anfiteatro grego (concha acústica) surpreendentemente inspira projetos das engenharias. Disserte sobre a análise crítica que podemos fazer sobre a influência do teatro nos costumes morais e políticos dos gregos.
FONTE DA IMAGEM: https://www.bible-history.com/ibh/Greek+Monuments/Theaters/Miletus+Theater. Acesso em: 30 out. 2019.
	
	Resposta Esperada:
As primeiras peças de teatro homenageavam Dionísio, o deus do vinho. Os principais gêneros foram a comédia e a tragédia. O enredo das peças gregas sempre tratava de temas conhecidos por toda a plateia, ou seja, eram pertinentes ao cotidiano das pessoas.
Eram apresentadas em arenas, cuja acústica era perfeita para grandes plateias. Os atores gregos usavam máscaras feitas de tecido engomado para representar seus personagens. A tragédia se consolida no momento em que o mito passa a ser interpretado sob a ótica do exercício da cidadania.
Sófocles escreveu várias peças, dentre elas Édipo, uma das mais encenadas até hoje. A tragédia grega consistiu em uma modalidade teatral na qual a imitação de fatos e acontecimentos provocava piedade e terror, e que por sua vez ocasionava a purificação dessas emoções e desejos na consciência dos indivíduos.
Parte inferior do formulário