Buscar

Vírus (Bactéria, vírus e clamídias)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Vírus 
	Os vírus são organismos acelulares, ou seja, que não possuem célula eles fazem reprodução no interior da célula sendo assim parasitas intercelulares obrigatórios não apresentando metabolismo próprio.
	Eles possuem uma cápsula formada de proteína que envolve o material genético (DNA ou RNA) chamado de núcleo capsídeo o conjunto da cápsula e ácido nucleico. Existe ainda vírus nomeados envelopados que possuem uma proteção lipídica externa derivada da célula hospedeira.
São organismos vivos?
	Os vírus possuem características que apontam se tratar de um ser não vivo por serem acelulares, ausência de metabolismo e o fato de não se reproduzirem fora de uma célula. Porém só não são considerados organismos vivos quando estão fora da células.
Bactéria, vírus e clamídias
	Bactéria: Membrana plasmática, fissão binária, DNA e RNA, metabolismo de geração ATP, ribossomos e são sensíveis a antibióticos.
	Vírus: Parasita intracelular, passagem para o filtro bacteriológicos, são sensíveis ao interferon.
	Clamídias (Bactérias menores): Parasita intracelular, membrana plasmática, fissão binária, passagem por filtros bacteriológicos, DNA e RNA, metabolismo de geração ATP, ribossomos e são sensíveis a antibióticos.
Multiplicação dos vírus
Adesão ou adsorção: As partículas do vírus unem-se à célula hospedeira por meio de proteínas presentes em seus capsídeos. 
Penetração: A inserção do material genético no interior da célula hospedeira. 
Remoção do capsídeo: Nessa fase a separação do ácido nucleico do vírus. 
Biossíntese: O material genético do vírus é duplicado através da transcrição e tradução pela célula infectada.
Maturação: São formados os novos vírus através da união do ácido nucleico com os polipeptídios que formam o capsídio.
Liberação: Por fim na etapa final da multiplicação dos vírus, quando as partículas virais formadas são liberadas do interior da célula.