Buscar

Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513756) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21430214
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com o ocorrido na China, em 105 a.C., e com o uso do alfabeto latino com consoantes e vogais, originário no século VII a.C., foi possível a criação dos tipos móveis pelo alemão Johannes Gutenberg. Esse invento ocorreu no século XV. Sobre o papiro e o papel, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Usava-se o pergaminho somente para diplomas.
	 b)
	O ocorrido revolucionou a imprensa, permitindo cópias de livros em tempo menor, e propiciou a disseminação da informação e da cultura para um grande público.
	 c)
	Foi abolido o uso do pergaminho, pois foi descoberto o papel.
	 d)
	Com a descoberta do papel, foi descartado o uso do pergaminho, pois teve-se a consciência de poupar da morte os animais.
	2.
	Com o avanço exponencial do uso da tecnologia da informação, hoje, existem diversas formas que ajudam mensurar a dinâmica dos fluxos constantes de informação. Sobre as diversas formas de apoio ao fluxo de informação, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Bibliometria.
II- Cienciometria.
III- Informetria.
IV- Webometria.
(    ) Ela faz a análise de dados quantitativos para gerar informações para diversas disciplinas da ciência e atividade econômica.
(    ) Ela faz a análise de dados quantitativos dos processos produtivos, ajudando a disseminação e o uso da informação, visando desenvolver modelos matemáticos para fazer previsões de grande apoio à tomada de decisões.
(    ) Por meio dela, consegue-se abrir diversas possibilidades interessantes que vão além da análise tradicional das informações usadas na pesquisa, bastante usada nas citações acadêmicas.
(    ) Ela foca na análise de dados quantitativos para gerar informação em qualquer formato, para diversos grupos sociais e não só para a pesquisa científica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	I - II - IV - III.
	 d)
	II - I - IV - III.
	3.
	A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Referente aos dados, analise as sentenças a seguir:
I- Sobre o estado do mundo. 
II- Sem significado isoladamente.
III- Exige a mediação humana para realizar a transferência.
IV- Facilmente estruturados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	As diferenças entre dados e informação são sutis, as quais, de certa forma, dependem da forma de apreensão e interpretação por parte do indivíduo. O conhecimento também se apresentará como um componente que possui significação, que deverá ser adicionada ao repertório mental de descobertas do indivíduo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento é a coleta apropriada de informações, de modo que sua intenção é ser útil.
II- O conhecimento é um processo determinístico. 
III- Informado é quando alguém "memoriza" os dados.
IV- o conhecimento serve de subsídio para compor a informação
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Os dados são a matéria-prima para a informação. A informação é a matéria-prima para o conhecimento. O conhecimento é a coleta apropriada de informações, de modo que sua intenção é ser útil. O conhecimento é um processo determinístico. Sobre as formas e os suportes da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os documentos impressos, os meios de comunicação informal, a forma de patente, a fotografia, entre outros objetos.
	 b)
	Livros, revistas, jornais, moedas, imagens, CDs e arquivos eletrônicos.
	 c)
	As memórias de um povo e sua cultura.
	 d)
	O registro magnético das bases de dados.
	6.
	A trajetória das bibliotecas teve seu início com as ordens religiosas dos beneditinos, franciscanos e jesuítas. No entanto, a criação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro se constituiu como a gênese do movimento fundador do campo de ensino da biblioteconomia do Brasil. Quanto à trajetória das bibliotecas do Brasil e sua origem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A trajetória é oriunda da Biblioteca Real da Ajuda, criada por Dom João I, rei de Portugal, após a destruição da antiga Biblioteca Real (Lisboa), em 1755.
	 b)
	A trajetória é oriundo do Decreto nº 8.835, de 11 de julho de 1911, e obteve como base e influência a escola francesa de orientação erudita e humanística chamada "École Nacionale des Chartes".
	 c)
	A trajetória é oriunda dos pioneiros no planejamento da documentação bibliográfica e com a visão profética de Paul Otlet e Henri La Fontaine.
	 d)
	A trajetória é oriunda das bases evangélicas e das religiões de umbanda, com forte apoio dos frades franciscanos.
	7.
	A Biblioteconomia, enquanto campo do conhecimento, tem sido associada às origens da biblioteca como instituição, assim como as práticas e os fazeres realizados dentro dela. A relação entre biblioteca e biblioteconomia apresenta uma interligação que remete aos contextos econômico, político, cultural e social de momentos ao longo da história da humanidade. Quanto ao processo de desenvolvimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O processo de desenvolvimento de bibliotecas está ligado à elaboração de procedimentos e técnicas para preservação, armazenamento de acervos, a biblioteca passou a ser considerada um espaço de conhecimento.
	 b)
	O processo de desenvolvimento de bibliotecas está ligado ao aumento de registros de impressos em papel, com a imprensa de Gutenberg, com a diversificação da natureza dos impressos (livros e periódicos impressos).
	 c)
	O processo de desenvolvimento de bibliotecas, da Biblioteconomia e do bibliotecário passou por diversos episódios que os formaram, como vemos atualmente.
	 d)
	O processo de desenvolvimento de bibliotecas tem sua importância, pois foi desenvolvido por Gutenberg e está ligado às mudanças da sociedade e às necessidades de informação dos diferentes públicos.
	8.
	As definições conceituais de dados são informações e conhecimentos importantes para compreender a Ciência da Informação. Essas definições podem ser provenientes de outras áreas além da Ciência da Informação, cada qual buscando dar significado ao objeto estudado. Nessa ciência, é possível verificar a tríade, a qual compõe a área. Sobre a tríade conceitual da Ciência da Informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Guarda, disponibilização e organização.
	 b)
	Ciência, informação e conhecimento.
	 c)
	Dados, informação e conhecimento.
	 d)
	Informação, conhecimento e disseminação.
	9.
	A história da biblioteca é a história do registro da informação, que não pode ser separada da própria história do homem. A biblioteca também é um espaço de memória, fonte de inspiração e objeto de destruição dos homens em diversas civilizações e períodos. Sobre a biblioteca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui um papel fundamental dentro da nossa sociedade, a partir do momento em que se torna um local que permite interação, debates, manifestações culturais e artísticas.
(    ) As bibliotecas precisam ser inclusivas e ser espaços que supram as necessidades do usuário de maneira ágil e eficaz, disponibilizandoa informação de maneira convencional ou por meio da tecnologia.
(    ) A biblioteca pública pode ser compreendida como um centro de promoção da cultura e atuar como um veículo para o exercício e desenvolvimento da cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	10.
	Uma das bibliotecas mais famosas da Antiguidade é a Biblioteca de Alexandria, no Egito. Estima-se que ela tenha sido construída por volta do ano III a.C., a mando do rei Ptolomeu II. Ela reunia a maior coleção de manuscritos do mundo antigo, cerca de 500 mil volumes. Sobre o que ocasionou o fim dessa biblioteca, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi aberta a todos, ocasionando muitos desfalques no acervo.
	 b)
	Foi destruída por um incêndio que devastou grande parte do seu acervo.
	 c)
	Foi levada ao Vaticano e se perdeu pelo caminho, nunca mais sendo recuperado seu acervo.
	 d)
	Foi roubada por piratas e distribuída aos frades.

Continue navegando