Buscar

prova metodologia da ciencias III

Prévia do material em texto

1.
	Os projetos para o ensino de ciências desenvolvidos pelo IBECC despertaram grande interesse por vários  países do mundo. Com isso, o Brasil passou a receber forte influência norte-americana. Destaque quais foram essas influências para o ensino brasileiro.
	Resposta Esperada:
No final da década de 50, a Fundação Rockefeller foi uma das instituições norte-americanas que financiou o IBECC, comprando equipamentos para laboratórios e apoiando as atividades desenvolvidas no instituto. A Fundação Ford, em 1959, foi outra instituição que investiu para a melhoria do ensino de ciências aqui no  país, enviando cientistas americanos para investigar o nível de qualidade das atividades realizadas pelo IBECC, para introduzir materiais produzidos nos Estados Unidos por meio da tradução e da adaptação desses materiais curriculares. Foram feitos altos investimentos na distribuição de kits experimentais, capacitação de professores e na produção de materiais didáticos. A aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de dezembro de 1961, possibilitou que o país introduzisse materiais adotados em outros países. O objetivo desses materiais era possibilitar que os alunos descobrissem a ciência. O currículo foi ampliado para todas as séries ginasiais, passando a ter caráter obrigatório. Um dos projetos incorporados dos Estados Unidos foi o Biological Science Curriculum Study (BSCS), que contemplavam conteúdos de Bioquímica e Biologia, para serem trabalhados em atividades práticas, seguindo etapas estabelecidas para chegarem ao Método Científico.
	2.
	A merenda que é realizada nas escolas possui um cardápio balanceado, com diversos alimentos, para que a criança comece a perceber a importância nutricional de cada um deles e inicie já nas primeiras fases de sua vida com uma alimentação saudável, pois o número de crianças com peso acima da média está cada vez maior. Disserte sobre os principais fatores que contribuem com a obesidade e qual a importância da presença do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar para a vida das crianças.
	Resposta Esperada:
A obesidade é considerada pelos médicos como uma situação gravíssima. Muitas crianças obesas continuam com peso elevado na fase adulta. A obesidade está presente em todas as camadas da sociedade, acarretadas por problemas genéticos, ambientais, intrauterino ou nutricional. O Ministério da Saúde e da Educação desenvolveu o programa PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar - para contribuir com o crescimento, o desenvolvimento das crianças na formação de hábitos alimentares saudáveis, ofertando uma alimentação escolar baseada nas orientações de nutricionistas, buscando um equilíbrio na alimentação das crianças.

Continue navegando