Buscar

Teoria Política: Capitalismo, Crise Econômica, Gramsci, Pensadores Clássicos e Marx

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Ciência Política (DIR59)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638810) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21865442
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O capitalismo é um sistema econômico no qual os meios de produção, classificação, deliberações sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em ampla parte de propriedade privada e com fins lucrativos, não sendo representados pelo governo. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas, prevalecendo o trabalho assalariado. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No comunismo, é realizada a compra da força de trabalho dos indivíduos para lançar bens ou ofícios.
	 b)
	Com o socialismo, a mão de obra começou a ficar barata para poder produzir bens ou serviços, tirando sempre vantagens sobre as vendas.
	 c)
	No sistema capitalista, ocorre a compra da força de trabalho das pessoas para produzir bens ou serviços que, após serem comercializados, permitirá recuperar o capital investido, obtendo assim acréscimos, vantagens, lucro, ou seja, aumento do capital investido originariamente.
	 d)
	O liberalismo cria vantagem referente à mão de obra barata, no sentido de comprar a força de trabalho para produzir bens ou serviços que, após serem comercializados, deixam recuperar o capital investido e obter um aumento e vantagens sobre o produto.
	2.
	A crise econômica de 1929 foi responsável por mudanças significativas no sistema capitalista. Até o fim da década de 1920 os Estados Unidos lideraram a economia mundial em um capitalismo considerado infalível. Entretanto, a crise colocou em dúvida esse pressuposto e abalou a estrutura e o sentimento de confiança no capitalismo. Sobre as medidas adotadas para equilibrar a economia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ocorreu um grande impulso na privatização de empresas estatais e nas críticas a esse modelo de empresas.
(    ) Uma das estratégias adotadas foi a intervenção estatal na econômica, visando a reduzir os riscos de uma nova crise. 
(    ) Criação de medidas de proteção à economia interna e ampliação da participação estatal nos investimentos nacionais.
(    ) As medidas de proteção ou restrições na economia interna e externa foram substituídas pelo livre mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Antonio Gramsci desenvolveu um pensamento político que aprofundou a teoria da superestrutura de Karl Marx. Na teoria elaborada por Gramsci, a sociedade política representa uma dimensão repressiva e a sociedade civil uma dimensão ideológica. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A conquista do poder político se dá na luta pela hegemonia que tem espaço na sociedade civil.
II- A dimensão ideológica se refere à sociedade política e a dimensão repressiva à sociedade civil.
III- A teoria ampliada do Estado dá conta da sociedade política e da sociedade civil.
IV- Amplia a teoria do liberalismo clássico, destacando a não intervenção do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Podemos considerar como clássicos da política, autores que apresentam uma contribuição significativa para a teoria política e a formação do Estado moderno. Nesse contexto, destacam-se Nicolau Maquiavel com a representação realista do Estado, Thomas Hobbes com a defesa do Estado como poder absoluto, John Locke com a base do pensamento liberal clássico e Jean Jacques Rousseu com a crítica às instituições civis. A partir das teorias dos principais pensadores políticos clássicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nicolau Maquiavel.
II- Thomas Hobbes.
III- John Locke.
IV- Jean Jacques Rousseau.
(    ) Os direitos naturais da propriedade e liberdade são a base do estado civil.
(    ) O medo e a consciência da necessidade da paz social levam à submissão a um poder soberano.
(    ) Através de suas análises, demonstra que o Estado é um fim em si mesmo.
(    ) A política é a esfera do poder e a atividade da consistência coletiva.
(    ) A liberdade e a igualdade são fundamentais para a existência do contrato social legítimo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - I - II.
	 b)
	IV - II - II - I - III.
	 c)
	II - III - IV - II - I.
	 d)
	III - II - I - I - IV.
	5.
	A teoria do Estado de Marx apresenta sua origem histórica resultante da divisão social em classes sociais. A relação entre as classes é conflituosa e não é diferente quando envolve o Estado: na relação entre as classes e o Estado, Marx apresenta o Estado como um comitê da burguesia. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Estado é uma superestrutura que reflete o estado das relações sociais.
(    ) O fim do Estado é a justiça, liberdade e o bem-estar da sociedade.
(    ) O bem particular, da classe dominante, prevalece sobre o bem comum.
(    ) O Estado serve a manutenção do domínio da classes trabalhadora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	Os Estados Unidos foi um grande precursor do capitalismo. Entretanto, depois de governarem a economia capitalista mundial, ficaram comovidos por uma intensa crise econômica, que, consequentemente, balançou toda a estrutura e competência do sistema. Sobre as medidas tomadas para equilibrar a economia, analise as afirmativas a seguir:
I- Como estratégia, o Estado começou a intervir na economia.
II- Não houve a criação das empresas estatais.
III- Não houve a implantação de medidas de proteção ou restrições na economia interna e externa.
IV- Ocorreu aumento na participação do comércio exterior, referente ao consumo e aos investimentos nacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	Os partidos podem ser definidos de muitas maneiras, mas é possível detectar alguns elementos comuns à maioria dessas definições. De alguma maneira geral, um partido é um grupo cujos membros, com ideias em comum expressas em um programa político, pretendem agir para obter o poder político de dada coletividade, por meios eleitorais ou não. Para isso, esse grupo formula questões amplas e apresenta candidatos a eleições ou procura mobilizar a população de alguma forma, com a finalidade de atingir seus objetivos. Na percepção corrente de parcelas significativas da população e de muitos analistas políticos, as organizações partidárias são agrupamentos das elites políticas, identificamos com um rótulo ou com algumas ideias gerais, nem sempre conectadas aos anseios da opinião pública. Partindo desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROEDER, Karolina Mattos. Partidos políticos e sistemas partidários. Curitiba: InterSaberes, 2017.
	 a)
	Nos programas políticos são expressas as ideais das lideranças dos partidos visando a eleição para o Executivo e Legislativo.
	 b)
	A principal característica de um partido político é a variedade de ideais de seus membros em relação às questões fundamentais.
	 c)
	O grupo partidário atua através da formulação de soluções para questões específicas para atingir seus propósitos.
	 d)
	Os partidos políticos podem ser entendidos como grupos ligados às elites e com objetivos distantes da realidade da população.
	8.
	Maquiavel é conhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, justamente por escrever como o Estado e o Governo realmente são. Maquiavel restringe a classificação de Aristótelesem duas formas de governo: monarquia (poder centrado em um indivíduo) e república (poder temporário em que o povo vota). Sobre as concepções de política de Maquiavel, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por fortuna compreende-se a contingência própria das coisas políticas: é a manifestação de Deus ou a Providência Divina. Podendo o homem, com seu papel na história, desafiar e mudar a fortuna.
	 b)
	Política é a forma de conciliar a natureza humana com a marcha inevitável da história: envolve fortuna e virtu.
	 c)
	Por fortuna, compreendem-se a habilidade de atuar do modo certo e tempo certo, tendo as características: força de caráter, entusiasmo militar, desenvoltura no cálculo, inteligência e rigor no trato dos adversários.
	 d)
	É um dos, se não o mais importante, pensadores do liberalismo clássico, defendendo que o Estado deve garantir o exercício e a segurança da propriedade.
	9.
	O sistema presidencialista surgiu em meados do século XVIII nos Estados Unidos da América como resultado do movimento que levou ao questionamento do poder monárquico, devido à experiência com a coroa inglesa. Baseado em ideais democráticos de liberdade, igualdade e soberania popular, adotou a separação dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) com mecanismos de controle. Sobre as características do presidencialismo, analise as sentenças a seguir:
I- O Presidente da República é Chefe de Estado e Chefe de Governo acumulando as duas atribuições.
II- O Parlamento é responsável pela escolha do Chefe de Estado e o povo pela escolha do Chefe de Governo.
III- O poder de veto é atribuído ao Presidente da República, seguindo a orientação do princípio de separação de poderes.
IV- As diretrizes do poder executivo são estabelecidas exclusivamente pelo Presidente da República, ou seja, a chefia é unipessoal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	Devido ao seu pensamento político, Rousseau é considerado um contratualista, pois afirma que a origem do Estado se deve ao estabelecimento de um contrato social, que estabelece regras de convívio social e a subordinação política. Como nos mostra Nascimento (2006), o que pretende estabelecer no contrato social são as condições de possibilidade de um pacto legítimo, por meio do qual os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural, ganhem, em troca, a liberdade civil. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os homens nascem livres e a liberdade faz parte da natureza da humanidade.
(    ) O estado de natureza era marcado pelos conflitos e pela desigualdade.
(    ) A necessidade de um contrato social se deve ao surgimento da propriedade privada.
(    ) A liberdade e a igualdade são fundamentais para a legitimidade do contrato social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, Milton Meira. Rousseau: da servidão à liberdade. In: WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
Parte inferior do formulário