A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Antropologia Social e Cultural - TODAS AS PROVAS

Pré-visualização | Página 3 de 4

que compõe a sociedade brasileira mais discriminado e que enfrenta os maiores preconceitos por parte da população são os indígenas. Vítimas de um dos maiores genocídios da história humana, os povos nativos das Américas enfrentam grandes dificuldades para terem seus direitos reconhecidos e respeitados. Quanto à situação dos povos autóctones no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os livros didáticos reproduzem os preconceitos sociais contra os indígenas.
(    ) A LDB reconhece os saberes indígenas e o direito à especificidade cultural.
(    ) Estudar a história indígena não contribui para a discussão sobre o racismo.
(    ) As leis que defendem os índios são dádivas do Estado e não fruto de suas lutas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	
	Alfred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico", discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Como contribuição, apontou as especificidades do ser humano com relação ao mundo animal. Referente às ideias de Kroeber sobre cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ele desenvolveu a ideia do particularismo histórico, em que cada cultura segue os seus próprios caminhos, sendo a evolução multilinear.
(    ) A cultura é um processo de acumulação genética, resultante da experiência histórica das gerações anteriores.
(    ) É a cultura que determina o comportamento, pois o ser humano age de acordo com esses padrões e é afetado pela biologia.
(    ) A cultura é o resultado de evoluções biológicas, determinando o comportamento humano conforme os padrões genéticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	A Antropologia aparece no Brasil ainda no século XIX, tratando de temas clássicos. Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues, Roquete Pinto, entre outros. Com relação ao trabalho desses antropólogos pioneiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nina Rodrigues.
II- Roquete Pinto.
III- Peter Lund.
IV- Barbosa Rodrigues. 
(    ) Estudos paleoantropológicos em Lagoa Santa.
(    ) Investigações de caráter geral.
(    ) Etnologia e arqueologia.
(    ) Estudos africanistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	III - II - IV - I.
	5.
	Atualmente, temos uma perspectiva da educação que transcende a ideia tradicional do professor enquanto reprodutor de um modelo de ensino meramente transmissivo de saberes técnicos necessários à reprodução econômica da sociedade. Estão sendo adotados novos paradigmas, em que o agente da educação aparece como mediador de um processo de aprendizagem que é ele mesmo ativo, dialógico e interativo. O conhecimento antropológico nos ajuda no entendimento das diferentes contribuições aportadas no processo de ensino por aqueles que trazem bagagens culturais diversas. Sobre a diversidade cultural no processo de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola deve fundir as diferentes identidades em uma única.
II- A escola deve celebrar as diferenças e promover o respeito.
III- A escola deve atentar às singularidades e especificidades culturais.
IV- A escola não deve ter nenhum papel na promoção da inclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	6.
	As questões relativas às desigualdades étnicas e raciais e ao preconceito racial decorrem de fatores políticos, econômicos, sociais e culturais. Essas desigualdades não são resultantes da biologia, mas, sim, das configurações das relações sociais. Esse processo, por sua vez, determina a formação de alinhamentos e oposições entre diferentes grupos étnicos. Tendo como referência as relações raciais, analise as sentenças a seguir: 
I- Em países como a França e a Inglaterra, a noção de raça é utilizada até os dias de hoje, com o sentido de linhagem. 
II- A colonização tem um papel central na formação do preconceito racial ao disseminar o interesse das nações europeias na força de trabalho negro. 
III- A questão racial é um desafio para o Brasil e, por esta razão, as consequências da escravidão já foram superadas. 
IV- O conceito de raça foi elaborado na Europa para contribuir com a interpretação das novas relações sociais a partir do século XVI. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	Quando o indivíduo supervaloriza sua própria cultura em relação às outras, julgando-as a partir de suas próprias referências éticas, morais e de seus valores, ocasionando uma postura de superioridade, hostilidade, e às vezes até mesmo agressão, estamos falando de que tipo de comportamento?
	 a)
	Etnocultura.
	 b)
	Etnologia.
	 c)
	Etnografia.
	 d)
	Etnocentrismo.
	8.
	Alfred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico" discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Sua contribuição é fundamental, ao apontar as especificidades do ser humano com relação ao mundo animal. Com base nas ideias de Kroeber sobre cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ele desenvolveu a ideia do particularismo histórico, em que cada cultura segue os seus próprios caminhos, sendo a evolução multilinear.
(    ) A cultura é um processo de acumulação genética, resultante da experiência histórica das gerações anteriores. 
(    ) A cultura determina o comportamento, sendo que o ser humano age de acordo com esses padrões, mas somos afetados pela biologia.
(    ) A cultura é o resultado de evoluções biológicas, determinando o comportamento humano conforme os padrões genéticos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	O termo multiculturalismo refere-se a uma tomada de posição com relação à diversidade cultural, ou seja, refere-se a uma posição assumida sobre as relações entre as diferentes culturas. Sobre o conceito de multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O multiculturalismo representa ao mesmo tempo uma posição política de defesa aos direitos e respeito à diversidade humana.
II- O multiculturalismo representa apenas um campo de estudos sobre a defesa da diversidade cultural.
III- O multiculturalismo assegura os direitos sociais das chamadas minorias ou grupos, através de políticas públicas de ações afirmativas.
IV- O multiculturalismo é um movimento social que luta exclusivamente pelos direitos da população negra, nos diferentes países em que houver esta demanda social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	10.
	A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultural com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.