A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 2 de 9

atividade de lazer que tem como elemento predominante o esforço físico” (livro base, p. 63). “[...]Pierre Bourdieu define o esporte como um campo no qual os agentes ocupam posições e conservam interesses de diversas ordens”. “[...]Marchi Júnior aponta que, dentro da particularidade de cada campo social, há formas de disputas, lutas e competições entre aqueles que são novos nesse espaço e os que já transitam há mais tempo nessa estrutura”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 64).
	
	E
	2-1-3.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia a passagem de texto a seguir:
“Esse posicionamento [o pensamento de Bourdieu sobre a mudança do mundo social] tem valor instrutivo para pensar a atividade profissional dos agentes que figuram o campo da Educação Física e, sobretudo, a área da Sociologia do Esporte.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a ideia de mudança do mundo social segundo Bourdieu, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É necessário que o pesquisador seja um idealista.
	
	B
	É necessário que o pesquisador se desligue da política.
	
	C
	É preciso mudar as formas de encarar o mundo.
Você acertou!
“De acordo com Bourdieu (2011), para mudar o mundo social é preciso primeiro mudar as formas de se encarar esse mesmo mundo. Isso exige um grau de realismo do pesquisador diante da realidade investigada ao mesmo tempo que aponta para uma possibilidade de engajamento político produzido a posteriori em sua pesquisa.” (livro-base, p. 36).
	
	D
	É necessário ignorar as diferentes formas de encarar o mundo.
	
	E
	É preciso dar destaque à utopia em detrimento da realidade investigada.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
“A sociologia, em especial [...], se configura como forte aliada da Educação Física não só porque pode emprestar métodos e teorias [...], mas também porque permite que a confrontemos com o que ela tem sido e o que é como área.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 24.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as contribuições da Sociologia para a Educação Física, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Contribui para a inclusão dos esportes na escola.
	
	B
	Contribui para a melhoria da qualidade de vida.
	
	C
	Contribui para a melhoria de suas práticas corporais.
	
	D
	Contribui para a reflexão sobre o papel e a posição da Educação Física na sociedade.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Os conhecimentos da sociologia contribuem com a Educação Física no que se refere à melhoria de suas práticas pedagógicas e à reflexão sobre seu papel e sua posição na sociedade.” (Livro-base, p. 24).
	
	E
	Contribui para a reflexão sobre a interação entre corpo e mente.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Atente para a citação:
“[...] a pesquisa em sociologia do esporte tem uma série de preceitos que visam garantir melhor qualidade na produção científica da área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.99.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, para evitar equívocos durante a realização de uma pesquisa, o pesquisador deve:
Nota: 10.0
	
	A
	Ter uma escrita elaborada para disseminar noções do senso comum.
	
	B
	Conhecer concretamente os encaminhamentos teórico-metodológicos da pesquisa sociológica.
Você acertou!
“Nesse sentido, para não esbarrar nesses tipos de problemas apontados, ter um conhecimento concreto sobre os encaminhamentos teórico-metodológicos que orientam a pesquisa sociológica é fundamental para amenizar equívocos durante a realização de uma pesquisa...” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 102).
	
	C
	Selecionar um modelo analítico aleatoriamente ou em razão de sua visibilidade.
	
	D
	Escolher a teoria que melhor responde às generalidades do objeto de estudo da pesquisa.
	
	E
	Desconhecer os referenciais teóricos selecionados para a apreensão e análise dos objetos de pesquisa.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
“[...] não basta incluir uma escrita elaborada em noções do senso comum.  É preciso conhecer os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sociológica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 100.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, associe os elementos a seguir às suas respectivas características:
1. Teoria do processo civilizador.
2. Teoria reflexiva dos campos.
3. Pós modernidade.
(   ) Permite contemplar a heterogeneidade do tecido social sem ser subjetivo ou determinista.
(    ) Era da informação e da tecnologia.
(   ) Apresenta as mudanças comportamentais dos indivíduos.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	2-3-1.
Você acertou!
Segundo o texto base [1] “Teoria que apresenta as mudanças comportamentais dos indivíduos durante o processo de desenvolvimento das sociedades. [2] Seu quadro teórico metodológico baseia-se na estrutura de relação entre campo, habitus e capitais, evidenciando uma lógica de análise que permite contemplar a heterogeneidade do tecido social sem recair em uma explicação subjetivista ou determinista. [3] Teoria que defende que as sociedades avançaram da modernidade para a pós-modernidade, dado a transição da sociedade industrial para a sociedade da informação e tecnologia.”(Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 117/126-127)
	
	C
	3-1-2.
	
	D
	1-3-2.
	
	E
	2-1-3.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“Com o pioneirismo sistematizado no contexto social inglês, o passo seguinte foi o processo de difusão, o qual se beneficiou do fato de ser o berço da Revolução Industrial e deter o controle marítimo internacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.70.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve corretamente a disseminação do esporte proporcionada pela Inglaterra:
Nota: 10.0
	
	A
	Os ingleses foram responsáveis pela implementação dos esportes modernos na maior parte do mundo, fazendo com que as regras impostas fossem as mesmas independentemente do país.
	
	B
	Voleibol e basquetebol são exemplos de esportes que surgiram no contexto inglês, e foram repassados aos demais países.
	
	C
	Embora os ingleses tenham propagado grande parte dos esportes ao redor do mundo, as sociedades que adotaram estas práticas buscaram modificar os significados conforme o contexto local.
Você acertou!
“A disseminação dos esportes pelos ingleses ao redor do mundo passou por ressignificações, ou seja, cada sociedade adotou o esporte dando a ele novos e diferentes significados”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 71).
	
	D
	A implementação do futebol associado no Brasil veio antes mesmo da Revolução Industrial e do processo civilizador inglês.
	
	E
	Com a disseminação esportiva proporcionada pelos ingleses, a mercantilização, profissionalismo e espetacularização do esporte atual parecem ter chegado em seu estado final.
Questão 11/11 - Sociologia do Esporte
“[...] Pierre Bourdieu foi responsável por desenvolver uma teoria reflexiva da sociedade, um modelo teórico que procurava mapear

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.