A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 5 de 9

mudanças no âmbito nutricional dos atletas.
Questão 23/23 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
Nota: 10.0
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
Você acertou!
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 24/24 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Muitas das regras sociais, que estabeleciam o funcionamento da sociedade, não tinham mais relação com qualquer religiosidade. Por mais que as pessoas tivessem suas crenças, elas já não eram tão centrais para influenciar o dia a dia em sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.150.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, a mudança na influência da religiosidade nas práticas esportivas retratada no texto está relacionada a qual categoria sociológica?
Nota: 10.0
	
	A
	Secularização.
Você acertou!
Na secularização “muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento que as pessoas tinham do mundo estavam relacionadas à religião. [...] Porém, quando as pessoas deixaram de viver isoladas nas fazendas e começaram a viver nas cidades e regiões que posteriormente se tornaram os países (Estados nacionais), essa lógica começou a mudar.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 150-151)
	
	B
	Resistência.
	
	C
	Inclusão social.
	
	D
	Globalização.
	
	E
	Diversidade.
Questão 25/25 - Sociologia do Esporte
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Imagem 81840058. Disponivel em: www.shutterstock.com. Acesso em 17 mar. 2020.
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, são características da globalização:
Nota: 10.0
	
	A
	Estreita relação com a mídia, ou seja, com a comunicação, a informação e o entretenimento.
Você acertou!
“Outra relação relevante que se tem quando analisamos a globalização e o esporte se dá quanto a participação da mídia. Recuperando a noção de desenvolvimento tecnológico para a formação de redes de comunicação cada vez mais abrangentes e acessíveis, hoje temos um cenário em que o esporte é um tema muito relevante nos diferentes meios de comunicação, para informação e entretenimento.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 165)
	
	B
	Ações de oposição, não conformidade a atos, decisões e situações que representam disputas de poder.
	
	C
	Foco nas ações religiosas estreitamente ligadas às práticas esportivas.
	
	D
	Incentivo ao desenvolvimento da cultura local, sem a necessidade da participação de outras culturas.
	
	E
	Manutenção da tradição de um povo, sem interferência da mídia, para manter uma cultura pura, sem influências externas.
Questão 26/26 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“Quando falamos de violência, pensamos diretamente na sua manifestação física, ou seja, quando uma ou mais pessoas usam de força física, com seu corpo ou com objetos, contra uma ou mais pessoas, geralmente em resposta a alguma atitude vista com discordância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 182.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre como é vista a violência, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A violência é vista somente como forma de agressão verbal.
	
	B
	Segundo a legislação brasileira, a violência é constituída pela agressão física.
	
	C
	Em concepções gerais, a violência pode ser física, verbal ou simbólica.
Você acertou!
“A violência pode ser vista como um meio de descontrole das emoções, que socialmente tende a ser indesejável. Ela pode ser física, verbal ou simbólica.” (Livro-base, p. 188).
	
	D
	A violência é um fenômeno visto como algo natural, inevitável e pode ocorrer em qualquer ambiente.
	
	E
	Violência é o ato de controle das emoções dos indivíduos em momentos de conflitos.
Questão 27/27 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“Em geral, os comportamentos não permitem que façamos tudo aquilo que temos vontade ou da forma como gostaríamos, gerando uma série de emoções que ficam guardadas e não podem ser expostas a qualquer momento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.177.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o lazer na visão de Elias e Dunning, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Segundo os autores, o lazer é considerado um momento de diversão nos intervalos da vida social.
Você acertou!
“Elias e Dunning (1992) indicam que os momentos de lazer são intervalos no cotidiano social em que é permitido liberar algumas emoções.”. (Livro –base, p.179).
	
	B
	De acordo com os autores, o lazer é o momento em que o indivíduo faz atividades físicas e simbólicas nos intervalos do trabalho.
 
	
	C
	Os autores defendem que os momentos de lazer devem se resumir aos períodos de férias dos indivíduos.
	
	D
	Elias e Dunning destacam que os momentos de lazer dos seres humanos são restritos aos finais de semana.
	
	E
	Na concepção de Elias e Dunning, o lazer não se encaixa no século XXI porque os seres humanos não possuem mais tempo livre.
Questão 28/28 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
“[...] você provavelmente lembra: as manifestações populares que aconteceram próximas a Copa das Confederações FIFA em 2013. As insatisfações não eram só relacionadas ao esporte, mas talvez a proximidade temporal com aquele evento [possibilitasse] deixar clara a insatisfação de muitas pessoas com os recursos públicos que vinham sendo gastos, especialmente com a construção de estádios de futebol [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.141.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a resistência ao Brasil sediar a Copa do Mundo é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Provocaria muitos transtornos às cidades-sede.
	
	B
	Geraria engarrafamentos gigantescos na cidade-sede.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.