A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 7 de 9

texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 91.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a cultura esportiva, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Cultura esportiva é a possibilidade de reconhecer e criar gosto pelo esporte não por meio de uma modalidade, mas pelas inúmeras oportunidades de movimento, desenvolvimento de habilidades e interação.
Você acertou!
“Após serem apresentados a diferentes modalidades, os alunos podem se identificar com práticas diferentes daquelas mais tradicionais, servindo tanto para perceber habilidades que não conheciam e as desenvolverem, como também por criar gosto por uma prática que pode mantê-los fisicamente ativos no decorrer da vida." (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 191).
	
	B
	Cultura esportiva é quando um grupo de pessoas praticam as mesmas modalidades esportivas, no mesmo pais de origem.
	
	C
	Cultura esportiva são atividades esportivas ligadas a atividades de expressão corporal.
	
	D
	O indivíduo não cria uma cultura esportiva, visto que as suas experiências são restritas às modalidades praticadas na sua comunidade.
	
	E
	Cultura esportiva é  formada pelas modalidades coletivas.
Questão 34/34 - Sociologia do Esporte
Atente para o fragmento de texto:
“Considerando que o esporte é um lugar privilegiado para manifestações corporais, há diversas questões que podem ser abordadas pela categoria corporeidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 200.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Videoaula 5, Tema 4 – “Corporeidade” sobre a categoria sociológica denominada corporeidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Parte do princípio de que momentos de catarse são necessários e socialmente construídos.
	
	B
	Refere-se ao processo de construção de relacionamento e da diferenciação das pessoas no grupo de relações.
	
	C
	Busca compreender de forma conjunta a condição individual e coletiva que o ser humano tem na sociedade.
	
	D
	Representa o fenômeno de reconhecimento da natureza e a busca por reaproximação dos que vivem em meio urbano.
	
	E
	Compreende o corpo como central nas relações humanas, sendo o meio físico pelo qual percebemos e interpretamos o mundo.
Você acertou!
“Como os seres humanos se relacionam? Através do corpo. Meio físico percebe, absorve, experimenta e interpreta o mundo: sentidos, sentimentos, símbolos e significados.” (Aula 5, Vídeo 5, Tema 4 - Corporeidade – tempo:  0’15" - 1’30”).
Questão 35/35 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“No caso da violência simbólica, esse reconhecimento ainda é inicial. Em algumas circunstâncias, casos de violência simbólica também tem sido chamado de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 185.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o conceito de comportamento de bullying, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O bullying é a necessidade do indivíduo de se expressar agressivamente a ponto de cometer violência física.
	
	B
	O conceito de bullying está relacionado à necessidade de sujeitos demonstrarem dominação sobre os demais.
	
	C
	O bullying acontece apenas no ambiente de trabalho causando danos físicos e psicológicos entre os colegas.
	
	D
	O bullying é legitimado a partir das manifestações de carinho que um sujeito tem pelos demais.
	
	E
	O bullying tem uma relação mais direta com ambiente escolar, manifestado principalmente na violência verbal e simbólica dos sujeitos.
Você acertou!
“Embora seja uma relação mais direta com comportamentos de crianças nas escolas, o bullying tende a incorporar comportamentos de violência verbal e simbólica”. (Livro –base:, p. 185).
Questão 36/36 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] O termo diversidade foi adotado, ao invés de diferença, no entendimento que diferença supõe que existe um ‘padrão’, uma referência que é a principal, e qualquer coisa que não siga esse padrão é considerado diferente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.143.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas características:
1. Diversidade
2. Inclusão social 
(   ) só existe depois de um processo de exclusão social.
(   ) atua contra a dominação ideológica.
(   ) pode se referir aos traços físicos dos indivíduos.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-1-2.
	
	B
	1-2-1.
	
	C
	2-1-2.
	
	D
	1-2-2.
	
	E
	2-2-1.
Você acertou!
[1] “Diversidade se refere aos traços físicos (cor da pele, do cabelo, dos olhos, altura, biótipo, proporção de gordura e músculos no corpo, etc.), aos elementos culturais (idioma, hábitos, formas de alimentação, vestuário, etc.) e aos elementos sociais (formas de se relacionar e conviver, regras a serem seguidas, modos de comportamento, etc.). [2] [...] Nessa linha, a inclusão social vem para quebrar algumas das “certezas” do sistema capitalista, atuando contra a dominação ideológica que supõe que as coisas são como elas são e não podem ser mudadas, para dar novas experiências e oportunidades para aqueles menos favorecidos.” (Livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 144/149).
Questão 37/37 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “Há uma grande quantidade de categorias sociológicas com potencial de serem utilizadas na compreensão e interpretação do esporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.135.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
1. Dominação ideológica.
2. Diversidade
3. Secularização.
(   ) Trata de transformar o sagrado em mundano.
(    ) Considera que há diferença de características entre as pessoas.
(   ) Considera o Estado como um instrumento dos mais ricos para oprimir os mais pobres.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3-2-1.
Você acertou!
Segundo o livro-base [1] “ As categorias dominação ideológica e resistência têm origem na teoria marxista. Como vimos anteriormente, essa teoria faz uma forte crítica ao sistema capitalista, entendendo que ele está estruturado de tal forma que o Estado é um instrumento dos mais ricos (burguesia) para continuar oprimindo os mais pobres (classe operária) [2] Diversidade é um termo relativamente comum em nosso cotidiano, referindo-se a não existência de uma mesma característica para todos. Ao adotar o termo para se referir a uma categoria sociológica, apropriamos essa ideia para pensar que as pessoas não têm as mesmas características entre si.[3] Secularização é o termo que representa justamente esse processo de transformação da centralidade do religioso (divino) para coisas mais mundanas, ou seja, seculares. Nesse sentido, secularização é o oposto de sacralização, que é o processo de tornar as coisas mundanas em divinas. é o processo de transformar as justificativas antes a partir do divino ou sagrado para referências não-religiosas.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 169).
	
	B
	1-2-3.
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.