Buscar

Resumo: Metabolismo Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Emanuely Anastácio – Odontologia
Bioquímica – Aula 03/08/2020
Metabolismo Celular
· Conjunto de reações químicas de um organismo que objetivam a produção de energia para o funcionamento das células.
GLICOSE 
· Combustível mais usado pelos seres vivos.
· Sua quebra libera a energia contida em suas ligações químicas.
 (
Produção de Glicose:
 Fotossíntese e Quimiossíntese.
Quebra de Glicose: 
Respiração
 Celular e Fermentação.
)
· Glicólise: Etapa da Respiração celular, na qual ocorre a quebra da glicose e consequentemente a liberação de energia. 
tipos de Metabolismo 
Anabolismo: (Processo de síntese) também chamado de via biossintética, compreende as reações nas quais moléculas complexas são produzidas a partir de moléculas simples. Para que as reações ocorram, é necessário o consumo de energia. O anabolismo é essencial, por exemplo, para o processo de crescimento e manutenção do organismo.
Catabolismo: (processo de degradação) também chamado de via degradativa, é um processo contínuo e compreende as reações que promovem a degradação das moléculas complexas em produtos mais simples, com a liberação de energia. A energia liberada pela via catabólica é utilizada pelo organismo para a realização das mais diversas atividades.
Vias Catabólicas: As vias catabólicas podem ser classificadas como metabolismo aeróbico e metabolismo anaeróbico:
1. Metabolismo aeróbico: As reações ocorrem na presença de oxigênio, que, nas cadeias respiratórias, funciona como aceitador final de elétrons e combina-se com o hidrogênio para formar água. No metabolismo aeróbico, os produtos finais das reações são água e gás carbônico.
2. Metabolismo anaeróbico: As reações ocorrem na ausência de oxigênio. Os aceitadores finais de elétrons nesse tipo de metabolismo podem ser íons nitrato, sulfato, fumarato e também a amônia. Dentre os produtos finais dessas reações, podemos destacar o lactato (fermentação láctica) e o etanol (fermentação alcoólica).
Metabolismo energético:
O metabolismo energético compreende o conjunto de reações que envolvem trocas energéticas no organismo. Para que essas reações ocorram, são necessários substratos energéticos, que são provenientes da alimentação. As principais fontes de energia utilizadas nessas reações são os carboidratos, os lipídios e as proteínas.
No processo de digestão, os alimentos são quebrados em moléculas menores e absorvidos, indo para a corrente sanguínea.
 A partir da corrente sanguínea, são deslocados para vários tecidos e, nas células são oxidados, produzindo, assim, energia.
 Para que haja a completa degradação das moléculas obtidas por meio da alimentação em CO2 e H2O, com maior produção de energia, é necessária a presença de oxigênio.
O excesso desses substratos, quando não utilizados, pode ser armazenado nas mais diversas formas pelo organismo. Os carboidratos, por exemplo, podem ser armazenados na forma de glicogênio no fígado e serem utilizados quando o organismo não consumir uma quantidade dessa substância suficiente para a produção de energia. 
Metabolismo basal
O metabolismo basal é a quantidade de energia que o organismo necessita para realizar as mais diversas funções. Cerca de 75% da energia produzida a partir da alimentação é utilizada para a realização das funções vitais do organismo, como a respiração, atividades do sistema nervoso e circulação.