Buscar

NE - EXERCÍCIO DISCURSIVA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 – Negócios Eletrônicos
De acordo com Fernandes (2015) "a cadeia de suprimentos de uma empresa é uma rede de organizações e processos de negócios para selecionar matérias-primas, transformá-las em produtos intermediários e acabados e distribuir esses produtos acabados aos clientes". A gestão da cadeia de suprimentps é um conjunto de processos e atividades utilizados para integrar e tornar melhor o gerenciamento dos elementos desa cadeia: estoques, transporte, armazenagem. São elementos que existem nos fornecedores, na organização que vende os produtos acabados (em nosso caso, os e-commerces) e também nos clientes finais.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, descreva o porquê a Cadeia de Suprimentos deve ser gerenciada e qual o objetivo básico desse gerenciamento.
Resposta: A cadeia de suprimentos, portanto, é uma atividade que deve ser gerenciada. Este gerenciamento tem um objetivo básico: cumprir os prazos de entrega dos produtos comprados pelos clientes e que ele receba os produtos corretos e íntegros.
Questão 2/5 – Negócios Eletrônicos
Um dos efeitos mais visíveis do mercado em rede foi o surgimento da chamda economia colaborativa ou economia compartilhada. A idéia por trás da economia colaborativa é simples: pessoas comercializando produtos e serviços entre si, ao invés de comprá-los de empresas. A força que move essa economia é justamente a a tecnologia e a internet. Por isso a economia colaborativa também é uma forma de e-commerce. Tudo pode ser vendido, compartilhado ou trocado: carros, comida, ferramentas, transporte, serviços diversos. Com a popularização dos tablets e smartphones, a partir da segunda década do século atual, surgiram uma infinidade de aplicativos com a finalidade de conectar pessoas dispostas a vender produtos e serviços com outros consumidores dispostos a adquirir tais bens, e em alguns casos ofertas são gratuitas.
De acordo com os conteúdos disponibilizados e com base em seus conhecimentos, cite quais as categorias que a economia colaborativa pode se enquadrar.
Resposta: Compartilhamento de produto / serviço. Redistribuição de produtos. Estilos de vida.
Questão 3/5 – Negócios Eletrônicos
Como em toda atividade humana, os negócios eletrônicos também têm uma base, uma infraestrutura de funcionamento. Essa estrutura é formada por vários elementos que devem estar presentes de preferência em um grau mais avançado possível, para que a atividade de e-business seja realmente efetiva. Essa base estrutural compreende não apenas, como pode se imaginar inicialmente elementos tecnológicos. É evidente que a tecnologia é um dos pilares, mas não podemos esquecer que essa estrutura também é feita de pessoas, individualmente e em conjunto. Dessa forma, temos quatro elementos básicos que formam a infraestrutura para a base do e-business.
De acordo com os conteúdos disponibilizados e com base em seus conhecimentos, cite quais são os quatro elementos básicos (fatores) que formam a infraestrutura para a base do e-business.
Resposta: Os quatro elementos básicos que formam a infraestrutura para a base do e-business são: 
Fator tecnológico
Fator político
Fator social
Fator econônico
Questão 4/5 – Negócios Eletrônicos
O e-business pressupões que a transação comercial seja feito de modo virtual, em sua totalidade. Isso inclui o pagamento e a transferência de fundos, portanto o comércio eletrônico precisa de sistemas que aceitem o pagamento eletrônico. A base dos sistemas de pagamento eletrônico é o (EDI) - Intercâmbio Eletrônico de Dados. O EDI é a implantação de softwares e protocolos de comunicação que permitem sistemas de tecnologias diferentes enviar e receber dados entre si. O conceito do EDI é antigo, remonta aos anos 1960, e no e-business ele vem sendo aplicado especialmente para os pagamentos eletrônicos. A difusão do e-commerce fez com que esses sistemas tenham evoluído ao longo dos anos para facilitar e agilizar os pagamentos, além de proporcionarem segurança cada vez maior.
A partir dos conteúdos disponibilizados, cite quais são os principais meios de pagamento utilizados no comércio eletrônico.
Resposta: Principais meios de pagamentos eletrônicos são:
Boleto bancário
Cartão de débito / transferência eletrônica
Cartão de crédito
Dinheiro eletrônico (Electronic cash)
Questão 5/5 – Negócios Eletrônicos
O comércio eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econônicos. Com a crescente utilização de comércio eletrônico, inclusive Internet, ficam cada vez mais críticos os aspectos de segurança e privacidade das informações que estão sendo utilizadas. Além disto, esses aspectos interferem significativamente na adoção dessa tecnologia. A dúvida sobre a segurança do comércio virtual é freqüente. É verdade que a bem pouco tempo atrás, com o início do comércio eletrônico, os mecanismos de proteção para as transações feitas via internet eram ineficazes e não raro os sistemas de bancos de dados das lojas virtuais eram invadidos e os dados completos dos clientes eram acessados e usados para clonagem de cartões e invasão de contas bancárias. Conforme o comércio eletrônico foi se firmando como um negócio muito além de uma simples alternativa para as compras físicas, os mecanismos de proteção ás compras dos clientes foram aprimorados e segurança virou uma prioridade na construção da loja virtual. Stefano & Zattar (2016), mencionaram que existem três pontos chaves quanto à vulnerabilidade ao se lidar com o e-commerce.
A partir dos conteúdos disponibilizados e com base em seus conhecimentos, cite quais são os três pontos chave quanto à vulnerabilidade de se lidar com o e-commerce.
Resposta: O cliente, o servidor e o canal de comunicação.

Outros materiais