A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Apols_Gabarito_Padronização Qualidade e Certificação

Pré-visualização | Página 2 de 3

Dispersão, Espinha-de-Peixe, Controle.
	
	B
	Mão-de-obra, Material, Meio Ambiente, Método, Máquina, Medida. 
Você acertou!
A resposta está no tema 2 da aula 1. Para Ishikawa, embora sejam inúmeras as possíveis causas particulares do desempenho de um processo, todas elas podem ser agrupadas nestas 6 categorias, que, coincidentemente, começam todas com a letra M (daí o nome de “6Ms”).
	
	C
	Tópico, Associação, Estado, Paradigma, Tema, Conjunto.
	
	D
	Prevenção, Correção, Predileção, Precaução, Preservação, Segregação.
	
	E
	Mídia, Manutenção, Maturação, Manipulação, Manuseio, Mantimento.
Questão 1/10 - Padronização: Qualidade e Certificação
Em determinada empresa, no momento da reunião periódica de atualização do planejamento estratégico, o consultor de gestão resolveu inovar: com autorização do corpo de diretores, trouxe para participar da sessão um cliente da empresa, para participar de parte da atividade, manifestando-se diretamente sobre seus anseios e sobre suas percepções sobre a empresa que lhe fornecia os produtos consumidos. Naquela circunstância, ele substituiria, então, os gestores que usualmente são encarregados de ser o “porta-voz” do cliente: foi uma oportunidade única de ouvir, literalmente, a “voz do cliente”, sem filtros!
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, esta ocasião ilustra um importante conceito de gestão, que se reconhece por...
Nota: 10.0
	
	A
	Planejamento da qualidade. 
Você acertou!
A resposta está no tema 1 da aula 6. Planejar a qualidade é saber o que o cliente quer, suas necessidades, seus anseios (voz do cliente) e traduzir em características de especificações e conformidades mensuráveis que vão nortear o processo produtivo.
	
	B
	Desdobramento estratégico.
	
	C
	Auditoria externa.
	
	D
	Alavancagem.
	
	E
	Incubação e aceleração empresarial.
Questão 2/10 - Padronização: Qualidade e Certificação
Nos sistemas de gestão da qualidade, é essencial que se compare o planejado com o realizado, de modo a confirmar se o que se obteve corresponde à necessidade pré-determinada ou se ocorreu algum desvio ou imprevisto.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, o instrumento utilizado para essa função denomina-se...
Nota: 10.0
	
	A
	Diagrama de Pareto.
	
	B
	Gráfico de Dispersão.
	
	C
	5W2H
	
	D
	5S
	
	E
	Indicador de Desempenho. 
Você acertou!
A resposta está no tema 5 da aula 5. Os indicadores de desempenho permitem a medição (quantitativa) do comportamento dos processos.
Questão 3/10 - Padronização: Qualidade e Certificação
A inspeção da qualidade é um processo que busca verificar se uma amostra, peça ou lote está dentro de determinadas especificações de qualidade. Fundamenta-se sempre em uma característica da qualidade, e o resultado pode levar a aprovação ou rejeição da peça. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
( ) Na inspeção por variáveis, a característica da qualidade é avaliada de forma quantitativa, envolvendo medidas.
( ) Na inspeção por atributos, verifica-se a ocorrência de defeitos, sem determinação de sua intensidade. É, portanto, uma avaliação qualitativa.
( ) Nível de qualidade aceitável (NQA) é a máxima porcentagem defeituosa que, para fins de inspeção por amostragem, pode ser considerada satisfatória como média de um processo. O NQA é usado para classificar os planos de amostragem.
( ) Quando se inicia um procedimento de inspeção, deve ser empregado o regime de inspeção atenuado, salvo determinação em contrário.
Marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V, F. 
Você acertou!
A resposta está no tema 3 da aula 4. Existem três regimes de inspeção: normal, severo e atenuado. É com o regime normal que se inicial o processo, salvo determinação em contrário.
	
	B
	F, V, V, F.
	
	C
	V, V, F, V.
	
	D
	V, F, F, V.
	
	E
	F, F, V, F.
Questão 4/10 - Padronização: Qualidade e Certificação
A ilustração abaixo se refere a um fenômeno conhecido como erro de paralaxe.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, trata-se de uma preocupação pertinente nas atividades de...
Nota: 10.0
	
	A
	Metrologia. 
Você acertou!
A resposta está no tema 5 da aula 4. Afinal, a metrologia, sendo a ciência das medições, abrange todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida em processos produtivos.
	
	B
	Meteorologia.
	
	C
	Hipermetropia.
	
	D
	Morfologia.
	
	E
	Nevralgia.
Questão 5/10 - Padronização: Qualidade e Certificação
Em uma reunião de planejamento estratégico em uma empresa de médio porte no segmento industrial eletrônico, os diretores discutem a respeito dos resultados mostrados nos indicadores de desempenho do último trimestre. O diretor financeiro levanta a questão sobre o nível de endividamento, de faturamento bruto e de margem de lucro. O diretor de operações está preocupado com o prazo de entrega de fornecedores e o tempo médio de processamento das ordens de fabricação. O diretor de marketing lembra dos números referentes à participação de mercado e satisfação de clientes. Por sua vez, o consultor de gestão, assessorando a reunião, percebe que uma dimensão do BSC (balanced scorecard) estava de fora dessa discussão.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, qual aspecto essencial do BSC não foi tratado na reunião?
Nota: 10.0
	
	A
	Perspectiva de internacionalização e crescimento.
	
	B
	Perspectiva de criatividade fiscal e crescimento.
	
	C
	Perspectiva de aprendizado e crescimento. 
Você acertou!
A resposta está no tema 4 da aula 5. A perspectiva de aprendizado e crescimento diz respeito à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com grau de motivação.
	
	D
	Perspectiva de financiamento governamental e crescimento.
	
	E
	Perspectiva de mentoring gerencial e crescimento.
Questão 6/10 - Padronização: Qualidade e Certificação
Em uma determinada empresa, o inspetor responsável pelo recebimento de lotes de fornecedores percebe que, no histórico de fornecimento, determinada peça, adquirida sempre do mesmo fornecedor, teve seus últimos 10 lotes submetidos ao regime de inspeção normal, sendo que nenhum deles foi rejeitado (não foram detectadas ocorrências).
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, qual mudança de regime de inspeção o sistema de comutação irá recomendar para o próximo recebimento de lote da mesma peça do mesmo fornecedor?
Nota: 10.0
	
	A
	Normal para severo.
	
	B
	Severo para normal.
	
	C
	Normal para atenuado. 
Você acertou!
A resposta está no tema 3 da aula 4. Estando vigente a inspeção normal, a inspeção atenuada deve ser adotada quando dez lotes precedentes tenham sido submetidos à inspeção normal e nenhum tenha sido rejeitado.
	
	D
	Atenuado para normal.
	
	E
	Inspeção completa (100% do lote, triagem).
Questão 7/10 - Padronização: Qualidade e Certificação
Usualmente, as empresas que implantam um sistema de gestão da qualidade divulgam sua visão, missão e política, pois esta é uma maneira direta de dizer aos envolvidos, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros como a organização é conduzida. A este respeito, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
( ) Missão é o papel presente da organização no mundo.
( ) Visão é a ambição que se deseja realizar em determinado prazo.
( ) Política são objetivos e metas descritos para todos os níveis e funções.
Marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, F. 
Você acertou!
A resposta está no tema 2 da aula 6. Política não são objetivos e metas, mas sim um conjunto de diretrizes gerais da organização, expressa pela alta direção, relativas a qualidade, levando-se em conta a missão e visão, e sua situação estratégica aos seus concorrentes e mercado, o que servirá para a tomada de ações e decisões gerenciais futuras.
	
	B
	F, V, V.
	
	C
	V,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.