Buscar

prova discursiva def fisica fund metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lucelena de Moraes do Carmo (1469361)
	Disciplina:
	Deficiência Física: Fundamentos e Metodologias (LEE39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512619) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19168631
	1.
	A Tecnologia Assistiva (T.A.) é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. A tecnologia assistiva propicia para a pessoa com deficiência física adaptações pedagógicas, as quais auxiliam no processo de aprendizagem. Disserte sobre a importância das adaptações pedagógicas para o aluno com deficiência física. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade. Num sentido amplo percebemos que a evolução tecnológica caminha na direção de tornar a vida mais fácil. Sem nos apercebermos utilizamos constantemente ferramentas que foram especialmente desenvolvidas para favorecer e simplificar as atividades do cotidiano. Materiais e produtos que favorecem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras ou que facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxilio, nas atividades como se alimentar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais. São exemplos os talheres modificados, suportes para utensílios domésticos, roupas desenhadas para facilitar o vestir e o despir,abotoadores,velcro, recursos para transferência, barra de apoio, etc.
Também estão incluídos nesta categoria os equipamentos que promovem a independência das pessoas com deficiência visual na realização de tarefas como: consultar o relógio, usar calculadora, verificar a temperatura do corpo, identificar se as luzes estão acesas ou apagadas, cozinhar, identificar cores do vestuário. São exemplos de dispositivos de entrada os teclados modificados, os teclados virtuais com
varredura, mouses especiais e acionadores diversos, software de reconhecimento de voz, dispositivos apontadores que valorizam movimento de cabeça, movimento de olhos, ondas cerebrais (pensamento), órteses e ponteiras para digitação, entre outros. 
	2.
	A hidrocefalia pode acarretar à criança as mesmas características de aprendizagem de uma criança com paralisia cerebral. Isto nos remete à necessidade de adaptações dos materiais pedagógicos, ao respeito ao seu ritmo de aprendizado, à valorização de suas habilidades e ao posicionamento adequado em sala de aula para a prevenção de deformidades em pernas, braços e coluna. Descreva três aspectos importantes para a aprendizagem da criança com hidrocefalia. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
As crianças com hidrocefalia têm problemas de coordenação e percepção, porque elas não são tão ativas quanto as outras crianças. Elas podem precisar de ajuda para aprender a usar os movimentos dos olhos.
Eles podem precisar de prática para aprender a dirigir seus olhos para a esquerda, direita, cima, baixo, e de um foco amplo para um foco estreito.
Jogos de estimulação são bons para desenvolver certas aptidões. Isto pode ser feito em pé quando os alunos tem que jogar uma bola na área e pegá-la, eles têm de estimar o quão rápido ele vai descer de novo.
Para ajudar com a percepção auditiva encorajar os alunos a sussurrar instruções depois de, em seguida, pedir-lhes para explicar.
As crianças com Hidrocefalia irá beneficiar de uma abordagem sistemática para algum aprendizado. Eles devem ser ensinados de forma metódica para procurar padrões, semelhanças e diferenças. Tente apresentar a mesma informação de maneiras diferentes e, se possível usar materiais concretos que os alunos podem tocar. Isso os ajuda a relacionar palavras a objetos.
Como lição de casa dar aos alunos tarefas que são praticamente baseados sempre no possível.
Tente treinar os alunos a organizarem-se por escrito, listas de verificação e procedimentos para fazer as coisas, mesmo se atentando às dificuldades encontradas na escrita pelo aluno com deficiência. Use listas de tarefas que são divididas em etapas.Os alunos com hidrocefalia, com frequência têm dificuldade para julgar o seu próprio desempenho; tornar explícito o que o critério é, e o que você quer fazer.
Estimular e melhorar as aquisições das habilidades de vida diária (hábitos de higiene, alimentação, vestuário, escrita) e de vida prática, com o objetivo de tornar o indivíduo independente no seu dia- a- dia seja na escola, no lar ou lazer.
Aprimorar a capacidade cognitiva, perceptiva, sensorial e motora através do treinamento das habilidades globais dos membros superiores e destrezas manuais grossas e finas, o desenvolvimento da coordenação viso motora, da dinâmica bi manual e uni manual, da força segmentar de membros superiores e a transferência de dominância manual.
Atenção: Avaliação já finalizada.

Mais conteúdos dessa disciplina