Buscar

Atividade de pesquisa 01 - Avaliação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Avaliação Educacional
Aluno(a):
 
Data: 
Atividade
 de Pesquisa
 01
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta 
Avaliação 
de pesquisa 
contém 
0
8
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar 
grave o arquivo com o nome A
tividade
 de Pesquisa 
01
(nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1 - Descreva situações em que você presenciou, durante sua vida profissional ou acadêmica, a ausência de critérios específicos no processo avaliativo.
Resposta - Um professor que não defini os critérios que serão utilizados para avaliar o conhecimento do aluno, que não são pensados no momento da elaboração do plano de trabalho docente e acompanhar a prática pedagógica, sendo valorados pelo respectivo sistema de avaliação.Também, que não tenha a transparência dos critérios de avaliação realizada por meio de uma interação dialógica entre professor e aluno, desvela um exercício educacional democrático, excluindo uma prática pedagógica autoritária e monopolizadora, presente em muitos momentos durante o processo avaliativo da aprendizagem escolar. Observa-se, que professores ocultam critérios e lançam mão de instrumentos ou procedimentos assistemáticos, que nem sempre estão acessíveis ao aluno, desenvolvendo uma avaliação informal que influencia os resultados das avaliações finais. O professor que não desperta a crítica, não atuar de forma permanente, integrada e contextualizada com situações reais do cotidiano e que não atende às dimensões sociais, históricas, políticas, culturais, e específicas. Aqueles educadores que não se incomodam, não se qualificam para atuar com habilidade, competência e valores.
2 - Conceitue, com base no texto de Luckesi, o que é avaliação da aprendizagem.
Resposta - O ato de avaliar importa coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuído ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. E, o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso de ação, a partir do valor ou qualidade atribuído, conduz a uma decisão nova, a uma ação nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele. (LUCKESI, 2006 p. 96)
3 - Descreva o conceito atual de avaliação.
Resposta - Avaliação é um termo que circula entre as relações sociais em que estamos inseridos de forma contínua e freqüente, portanto, a compreensão etimológica se torna imprescindível para que possamos reverberar na concretização dos objetivos educacionais para uma boa educação.
4 - Descreva de forma sintética de que maneira os resultados do IDEB devem ser trabalhados no interior das instituições.
Resposta - O IDEB vem sendo usado entre as escolas municipais como forma de competição, desfocando seu real objetivo. As escolas utilizam o resultado para se afirmarem melhores diante das demais e acabam “fazendo marketing”, estabelecendo um ranking.
Essa visão competitiva deforma a visão da avaliação e do currículo. Não é esse o objetivo; não há razão
para existirem essas avaliações se os resultados não forem instrumentos para subsidiar o planejamento e as ações da escola. Para que esse instrumento se torne mais um indicador na formulação de um diagnóstico preciso sobre a escola, não se deve manipular os dados e muito menos realizar treinamentos com os alunos, pois essas situações acabam mascarando uma realidade e não fornecem dados que possam contribuir para uma intervenção que pense e sugira ações de superação concretas.
Também é necessário compreender que a Educação não pode se prender a poucas variáveis, por isso, o
indicador de desempenho escolar deve ser mais um aliado para a elaboração de um diagnóstico mais próximo da realidade, e não o único instrumento.
Portanto, cabe a todos os envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem repensar a prática e o
uso desse indicador para que não se prendam às análises sobre a qualidade de educação ou a falta dela com base em um único instrumento. Deve-se dar somente a atenção que é necessária; não se pode desperdiçar o trabalho com ações que não condizem com a realidade, pois, se assim for, essas ações não apresentarão os resultados esperados.
5 - Faça uma análise sobre a meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) e escreva algumas estratégias que possam contribuir para a sua efetivação.
Resposta - Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio. (BRASIL, 2014 p. 10) A grande preocupação é em garantir uma educação básica de qualidade, pois esta engloba uma complexidade de ações e de especificidades que tornam para o Poder Público um grande desafio a ser superado. Pelos indicadores de avaliação, observa-se certo avanço no acesso e melhoria da aprendizagem. Vale destacar que é preciso um esforço conjunto entre a articulação das avaliações nacionais e as iniciativas de cada local.
Dessa forma faz-se necessária uma política nacional de avaliação voltada para a democratização do
acesso, da permanência, da participação e da aprendizagem. A avaliação deve ser entendida como processo contínuo que contribua para o desenvolvimento dos sistemas de ensino.2015 2017 2019 2021
6 - Diferencie avaliação da educação infantil de avaliação na educação infantil.
Resposta - No que tange à avaliação da educação infantil, em relação à criação de uma proposta de avaliação da educação infantil, o Governo Federal,por meio do Ministério da Educação (MEC), elabora um documento norteador com a intenção de criar uma referência de qualidade em todas as regiões do Brasil. Esse documento é denominado Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e estabelece critérios de referência de qualidade que devem ser implantados em todas as instituições de educação infantil no Brasil a cada biênio, no entanto, no que se refere à avaliação na educação infantil, é importante definir que ela é realizada internamente no processo educativo, pelo professor e por outras pessoas que fazem parte do processo,e se concentra na criança e no seu desenvolvimento.
7 - Cite quais são os principais desafios frente às avaliações de larga escala na educação básica.
Resposta - pode-se dizer que o principal objetivo, diante da disseminação de avaliações em larga escala, é estabelecer uma avaliação dessas avaliações. O que compreenderia avançarmos para um código de ética das avaliações no qual deveriam estar inscritas condições, de várias ordens, sobretudo no sentido de haver um maior controle sobre tais avaliações. Atualmente, ninguém tem acesso a dados que pudessem garantir, por exemplo, a validade – a propriedade de seus resultados refletirem o que se trabalha nas escolas – e sua fidedignidade – a propriedade de seus resultados terem um erro de medida aceitável. Isso parece ser, aliás, a condição para que as avaliações em larga escala conquistem a legitimidade política diante da comunidade dos profissionais da educação, sem a qual muito dificilmente se reverterá a situação em que a sala de aula é lugar onde menos se aproveita do que poderia ser conquistas de avaliações desse feitio
8 - Defina os principais objetivos da criação do SINAES no Brasil.
Resposta - Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
 (
Atividadede Pesquisa
 01
:
Avaliação Educacional
)

Continue navegando