Buscar

Casos clínicos Staphylococcus aureus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte 1. As quatro primeiras perguntas correspondem ao caso clínico 1.
Caso 1. Uma mulher de 24 anos de idade perfurou a palma da mão com um objeto de metal no seu ambiente de trabalho. No dia seguinte, a paciente apresentava febre de 38.8ºC e a região do ferimento apresentava-se quente com presença de pus. Além disso, os linfonodos presentes nas axilas estavam entumecidos. Uma amostra foi retirada para avaliação microbiológica e foi detectado a presença de Staphylococcus aureus. Com relação a este episódio, responda às seguintes questões:
1. A correta identificação do micro-organismo causador de uma infecção é importante para delinear as medidas corretas para controle da mesma. Após a retirada da amostra do ferimento, várias etapas são realizadas até a completa identificação do micro-organismo. A tabela abaixo descreve de forma simplificada uma série de procedimentos usados na identificação preliminar de bactérias. A primeira coluna descreve as etapas realizadas para a identificação do micro-organismo. Complete a segunda coluna (conforme o exemplo (a) e (b)) com os resultados obtidos em cada etapa da identificação do micro-organismo descritos na primeira coluna. 
Etapas
(a) Assepsia do local
(b) Colheita da amostra
(c) Isolamento e cultivo
(d) Metodologia de coloração de gram (descrever a diferença entre bactérias gram positivas e gram negativas)
(e) Microscopia (descrever a morfologia desta bactéria e a coloração de gram quando vista ao microscópio) 
Resultado
(a) A assepsia da superfície é realizada para diminuir a contaminação por micro-organismos presentes no ambiente. 
(b) A amostra foi colida com auxílio de uma seringa esterilizada. Isto foi feito para evitar a contaminação com outros micro-organismos presentes na pele ou no ambiente. 
(c) A amostra colhida foi isolada e colocada em um meio de cultura pura para se obter colônias de uma única célula. 
(d) Foi utilizado o método de coloração de gram para identificar as bactérias gram positivas e as gram negativas. Neste método as bactérias gram positivas coram na cor vermelha e as gram negativas coram na cor roxa. A principal diferença entre as duas está na parede celular: as gram positivas apresentam uma espessa camada de peptideoglicanos na parede celular, enquanto as gram negativas uma parede celular dupla, externamente formada de carboidratos, proteínas e fosfolipídeos e, internamente, constituída de peptideoglicanos.  
(e) Observando-se no microscopio a Staphylococcus aureus é uma bactéria, gram positiva (tendo então a coloração vermelha) que cresce na forma de cachos de uva.
Caso 1. (Continuação) O médico decidiu não instituir nenhuma terapia antimicrobiana para a paciente. A mulher voltou à casa e após dois dias bateu seu braço direito em um móvel, porém, nenhuma ferida formou-se. Na semana seguinte, a paciente retornou ao hospital com um quadro de bacteremia. Responda:
2. Qual a possível fonte e o micro-organismo responsável pela bacteremia? Qual a definição de bacteremia?
Pequenos cortes e machucados, quando não tratados corretamente podem causar o desenvolvimento dessa doença, pois o contato com o sangue fica vulnerável a qualquer bactéria, que pode facilmente chegar a corrente sanguínea do paciente, como a paciente teve um corte e que durante o exame foi constada a presença da bacteria Staphylococcus aureus e não foi tratado desde o inicio, o quadro se agravou.
Basicamente a bacteremia é a presença de bactérias no sangue que pode gerar um quadro infeccioso grave chamado choque séptico.

Continue navegando