Buscar

GILLBERTO RESUMO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
 FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE
Curso de Medicina – Ano Propedêutico – 2020
CADEIRA DE ÉTICA FUNDAMENTAL
 ESTUDANTE: Gilberto Manuel António
DOCENTE: Pe. Adelino Fernando Correia Fernandes
TEMAS: 1. Ética e Moral.
2. O princípio da moralidade
3. O Agir humano: Actos do homem e actos humanos.
Beira ao 11 de agosto de 2020
	
TEMAS:
1. Ética e Moral.
2. O princípio da moralidade
3. O Agir humano: Actos do homem e actos humanos
 
Estudante: Gilberto Manuel António
Beira aos 11 de agosto de 2020
INDICE
INTRODUÇÃO	4
1.Ética e moraL	5
Exemplos de moral:	5
Diferenças entre Ética e Moral	5
2. O princípio da moralidade	6
3. O Agir humano: Actos do homem e actos humanos	6
Conclusão	7
INTRODUÇÃO
O presente insere-se no âmbito do cumprimento do programa curricular da universidade  Católica de Moçambique, pesquisa orientada no âmbito de construçao de conhecimento para fins avaliativos. Pretende se abordar sobre:Ética e Moral, O princípio da moralidade,
 O Agir humano: Actos do homem e actos humanos.
Ética e moral sendo que para alguns esses dois tópicos sao duas partes da mesma moeda pode-se assim dizer ou seja nao sao muito diferentes. 
Princípio ético moral ou Princípio da moralidade trata das normas que se usam como base para determinar a conduta do homen, topíco esse importante para o bom entendimento entre as pessoas na sociedade.
Agir do homen: dividido em actos do homen e actos humanos ,parecem semelhantes mas nao sao ,diferenças essas que iremos abordar neste trabalho.
1.ÉTICA E MORAL
Oque é a etica?
A ética é o conjunto de conhecimentos extraidos do comportamento do homen, afim de explicar as regras de uma forma racional e cientifica. Em resumo a ética é a reflexao da moralidade , ajuda-nos a responder questoes do tipo: eu quero? Eu posso? Eu devo?.
Ex: Se você chegou à conclusão que a violencia , discussao nao sao boas coisas e levas esse ideal para o seu cotidiano, estaras a agir de forma etica.
Exemplos de condutas éticas:
· Não prejudicar pessoas no ambiente de trabalho;
· Respeitar as leis;
· Tolerância religiosa; 
O que é moral? 
A moral São o conjunto de normas, valores, e princípios que determinam a conduta de um indivíduo. É basicamente quando eu transformo a ética numa estrutura escrita e essas normas passam a ser aplicadas e usadas por todo cidadão. Elas orientam o indivíduo, norteando suas ações, seus julgamentos sobre o que é certo e errado.
Ex: se muitas pessoas acreditam que: a violência , discussão não sao boas coisas depois de um tempo esse ideal entra num concesso e estabelece-se que discutir , fazer a violência não são boas coisas, chamaremos de actos imorais. E as proximas gerações irão crescer com esse ideal.
Exemplos de moral:
· Ajudar pessoas com necessidades;
· Influência da religião nas condutas;
· Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.
Diferenças entre Ética e Moral
Quais são as Diferenças entre Ética e Moral?
A ética e moral podem ser semelhantes mas diferem na origem etimologica , A palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa jeito de ser, modo de ser e caráter. Já a palavra moral é de origem latina e vem de “Morales”, que tem como significado tudo que é relativo aos costumes.
A finalidade da ética e da moral é muito semelhante: ambas contribuem para estabelecer as bases que guiam a conduta do homem e ensinam a melhor forma de agir e de se comportar dentro de uma sociedade.
Porém, o estudo da ética é voltado para compreender as ações do homem de acordo com os valores morais que orientam essas ações, além de buscar classificá-las como certas ou erradas, independente das práticas culturais. Já a moral são os costumes, crenças, tabus e modos de pensar construídos por uma sociedade.
Sendo assim, podemos perceber que a ética tem mais a ver com a questão individual, enquanto a moral trabalha com o processo coletivo.
2. O PRINCÍPIO DA MORALIDADE
Um princípio é começo de tudo, conceito esse que pode ser usado para referenciar uma regra ou valor para o desenvolvimento de uma acçao. Falar de princípio é mesmo que dizer norma, uma dotrina, um ideal.
O princípio ético moral ou princípio da moralidade trata-se de normas usadas como base para guiar ou nortear a conduta do homen. Existem muitos principios dependende da sociedade onde te encontras, como por exemplo: respeitar os seres humanos, evitar a violência , ser humilde, ser honesto, assumir as consequências dos seus actos .
Podemos concluir que o principio da moralidade é importate para que haja entendimento entre nós.
Para o homem determinar os princípios morais colectou tudo que era prejudicial para a sociedade e que se deveria evitar. Se a história nos ensina que as guerras são prejudicias para humanidade e o odio só gera odio, entao o não a guerra e não ão odio se torna um princípio ético moral. 
Os actos do homen e actos humanos fazem parte de um dos objectos de estudo da ética que é material. 
3. O AGIR HUMANO: ACTOS DO HOMEM E ACTOS HUMANOS
Os actos do homen e actos humanos fazem parte de um dos objectos de estudo da ética que é material. 
O actos do homem são acções feitas inconscientemente, a vontade do homem não entra em ação. Ex: respirar, pensar.
Actos humanos são acções feitas por livre vontade, a vontade humana entra em ação 
.Ex: saltar, correr, estudar, falar.
CONCLUSÃO
A ética e a moral para alguns não passa da mesma coisa, para outros como eu, elas não são totalmente iguais. Enquanto a ética tenta explicar o comportamento humano de forma racional e cientifica a moral se preucopa com as normas e valores que determinam a coduta do individuo, dizer moral é se referir de: costumes, habitos, crenças, tabus. A ética referi-se ao modo de ser, ao caracter da pessoa.
Quanto ao principio da moralidade trata-se de normas usadas como base para uma boa formação do homem na sociedade. Com ela há melhor entedimento entre nós. EX: praticar o bem e evitar o mal é um dos famosos principios morais.
O agir humano está dividido em actos do homem e actos humanos , enquanto os actos do homem trata das acçoes praticadas inconscientemente , a vontade do homem nao entra em acçao, é feita por instintos. Ex: respirar, pensar.
O acto humano é aquele que se pratica por livre e espontânea vontade. Ex: saltar, cantar, caminhar.
Ao fim deste trabalho após serem abordados temas muito importante para a boa convivência na nossa sociedade podemos concluir que praticar o bem é a melhor forma de viver e um caminho para a felicidade que todos buscamos.
2

Continue navegando